Olá!
Estive fazendo alguns testes, e gostaria de compartilhar com os usuários do fórum.
De fato, o KDE4 é um pouco pesado. Mas faz muito bem as tarefas. De início, quando instalei o KDE 4.5.1, percebi um aumento de desempenho, mas alguns dias depois, ao abrir um arquivo grande no BrOffice.org Writer, com muitos gráficos e fórmulas e diversas páginas, e ao mesmo tempo o firefox, senti uma queda de desempenho. O writer, embora funcione normalmente, ficou um pouco lento para responder. A operação de fazer o zoom no texto, por exemplo, demorava um pouco mais que o normal, indicando uma dificuldade do sistema de processar a informação.
As configurações do meu computador:
Pentium IV 3.2 GHz, com 2GB de memória. Placa de vídeo de 256 MB.
Para melhorar a performance, desabilitei alguns efeitos, como o "cubo do desktop" e o efeito de "borrar" (este último causa uma queda drástica de velocidade aqui na máquina). Deixei somente os efeitos que acho indispensáveis, do ponto de vista estético:
- Fade
- Desaparecimento da área de trabalho
- Início da sessão
- Transparência
- Animação de minimização
- Diálogo pai
- Apresentar janelas
- Grade da área de trabalho
- Seleção em capas
Na seção "Efeitos da área de trabalho", das configurações do sistema, utilizei as seguintes configurações:
- Modo do openGL: textura a partir do pixmap.
- Filtro de textura: "Aproximado (mais rápido)".
- Marcar "Habilitar processamento direto".
- Desmarcar "Usar VSync".
O desempenho do BrOffice e dos outros aplicativos melhorou bastante com essas configurações, ficando tudo bem mais leve. Apliquei também a dica mostrada neste tópico, para agilizar a abertura dos programas:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,68299.msg403010.html#msg403010Realmente, os programas abrem muito mais rápido. Obrigado, wagnux!
Se alguém conhece outras configurações que possam melhorar o desempenho do KDE, poderiamos colocar neste tópico, para servir de referência para todos. Que tal?
Um abraço.