Autor Tópico: Editando permissão de arquivos em massa  (Lida 3227 vezes)

Offline mhkgalvez

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Editando permissão de arquivos em massa
« Online: 18 de Setembro de 2010, 23:49 »
Olá pessoal,

Acabei de configurar uma rede interna aqui em casa, como um notebook WinVista e um Servidor Samba rodando no meu PC Ubuntu 10.04.

Já configurei no Samba quatro compartilhamentos (para os quatro usuários aqui de casa) e nas permissões da pasta de cada usuário coloquei o grupo de acesso do usuário configurado no samba com permissão de acessar e criar pastas, mas ao tentar modificar um arquivo jpg já existente (acessando do windows, claro) ele bloqueou minha tentativa e excluiu o arquivo! Queria um comando de terminal que gerasse permissão geral na pasta do usuário e em todos os arquivos e, semelhantemente em todas as pastas e arquivos em hierarquias menores.

Grato,

Matheus H. K. Galvez
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Editando permissão de arquivos em massa
« Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2010, 00:01 »
O melhor a fazer é indicar o tópico do pintinho sobre o tema: Permissões de arquivos e diretórios.

Para alterar as permissões de um diretório e seus arquivos dentro use a opção -R junto do comando chmod.

Para alterar o grupo de arquivos/diretórios use o chgrp e para alterar o dono (ou mesmo dono e grupo) use o chown. Em todos os três casos o man também é muito bom.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2010, 00:03 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline mhkgalvez

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2010, 17:07 »
Eu dei uma olhada, editei os grupos tudo direitinho, mas tem um pequeno porém:

Tem um usuário cadastrado no sistema e no samba, um usuário fantasma, por assim dizer, pois não pode fazer login nem tem pasta no diretório home. Este usuário é o único cadastrado no samba. Como sempre, ele tem um grupo com o nome dele, grupo no qual eu coloquei todos os demais usuários do sistema. Assim, todas as pastas compartilhadas ainda que pertençam à um outro usuário, pode ser acessadas e modificadas pelo usuário do samba, pois coloquei o grupo deste usuário com acesso a estas pastas.

O problema agora é: quando eu, de fora do meu PC (por exemplo, usando o notebook Vista), crio um arquivo ou pasta dentro do ambiente de compartilhamento, quando eu vou acessar este mesmo ambiente do próprio Ubuntu (o servidor de arquivos), eu vejo um cadeadinho nas pastas e arquivos, indicando impossibilidade de modificação, pois, quando criou estes arquivos, o samba os configurou como comente acesso (leitura), ainda que no grupo correto. Como eu mudo isso?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2010, 15:34 »
vc pode forçar permissão de escrita para o grupo, no samba.

As diretivas pra isso são "force directory mode = 0775" (pra diretórios) e "force create mode = 0664" (p/ arquivos).

Ambas vão direto no compartilhamento que vc quer que tenha acesso de escrita para o grupo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2010, 19:15 »
Mudei lá, vou ver os resultados e depois falo.

Offline mhkgalvez

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2010, 15:57 »
 :'( Olha isso deu um problema na minha rede. O windows não a reconhece mais.
Aí, mudei de novo os valores destes campos pro default ("00") e nada. Quando vou em redes e digito \\matheus-desktop ele dá erro dizendo que não está acessível, que talvez eu não tenha permissão de acessar e que o domínio especificado não existe ou não pôde ser encontrado.

Nota: isso foi depois que fiz suas mudanças. :-\

Offline zekkerj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2010, 17:23 »
Essas mudanças não interfeririam na localização... os daemons continuam rodando? Confirme que os processos "smbd" e "nmbd" existem.

Confirme também que não ficou nenhum erro de sintaxe no arquivo de configuração, com o comando "testparm".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:45 »
Os processos estavam rodando normalmente! Era estranho. Deve ter sido algum erro do Ubunt, vai entender. Voltou a funcionar direito. Vou restabelecer as diretivas de escrita que você disse.
 ;)