Autor Tópico: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual  (Lida 6858 vezes)

Offline taunus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Online: 15 de Setembro de 2010, 08:57 »
Bom dia
Gostava que me elucidassem. Vou intalar o Ubuntu numa máquina com 7 anos, na qual acabei de repor uma instalação do XP. Gostaria de saber os inconvenientes e vantagens em fazê-lo por partição, Wubi ou máquina virtual. O único método que conheço é a instalação por partição. No entanto há por aí pessoal a dizer que funciona lindamente por Wubi, mas será que por este método os recursos não serão escassos? Pois o Windows continua a correr em segundo plano, certo? E qual é a diferença entre este e a máquina virtual? A máquina virtual é instalada em windows também, certo? Isto quer dizer que os recursos disponíveis não são exclusivamento destinados ao linux. Ajudem-me por favor nesta questão.

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:01 »
Ola Taunus ,
Eu lhe aconselho para testar o Ubuntu instalar em uma máquina virtual . Baixe um programa chamado Sun Virtualbox , pegue algum tutorial na internet de como instalar o Ubuntu na máquina virtual , é algo muito simples não se preocupe.

Eu lhe aconselho máquina virtual pois vc vai poder instalar , testar sem ter que particionar ou formatar o seu HD.

Quanto ao Wubi , vejo pessoas dizendo que fica mais lento e vejo pessoas dizendo que fica normal , sinceramente não sei te dizer.

Espero ter ajudado , qualquer duvida manda ai de novo ;D

Ate mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2010, 09:20 »
dos e modos, o único que eu ñ recomendo é o wubi, dá problema
se vc quiser o virtual-box - http://www.virtualbox.org/
tem esse video tutorial - http://www.youtube.com/watch?v=KtSfJLqwdug
no dual-boot, te aconselho ver o link apostilas na minha assinatura p/ te ajudar
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline taunus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:10 »
Obrigado, já estou a começar a formar ideias. Mas agora resta uma dúvida, não creio ter problemas na instalação em partição do Ubuntu pois já o fiz no passado com o HardyHeron.
No entanto, gostaria de saber se o facto de operar em linux com uma máquina virtual não me vai absorver mais recursos, ou seja, como funciona a máquina virtual? Esta é carregada no windows e depois emula o linux? Ou a máquina virtual arranca automaticamente em dos?

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2010, 10:27 »
O programa que lhe indiquei o Sun VirtualBox é um programa que rodará no seu windows (pq vc usa windows) , ele não faz nada mais que simular um HD virtual , e nesse HD vc pode instalar SO como faz num HD físico. Quanto a absorver recursos certamente irá absorver , mas é algo na minha opinião não muito significativo.

Instale o VirtualBox e teste acho que vc vai gostar ,  é um programa muito bom , e senão gostar desinstale ;D

Ate mais.
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline taunus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2010, 11:36 »
Tudo aquilo que eu fizer no linux, em VirtualBox, ficará devidamente guardado, sem risco de ser comprometido? Ou seja, pelo que entendi linux em máquina virtual é só para testar, correcto? Por exemplo um vírus no windows pode comprometer a nossa instalação de linux.

Se linux em VirtualBox funciona como instalação virtual, quais são as vantagens efectivas em relação ao Wubi?

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2010, 13:12 »
Se você não tem restrição em instalar em dual-boot com o windows, prefira sempre esta opção, pois é a que menos recursos irá pedir do seu sistema. As outras duas opções requerem mais do sistema (processador, memória ram...), pois essas opções tratam-se da instalação de um SO dentro de outro.

Acho que a diferença ente o wubi e o virtualbox seria por que o wubi instala o grub e no boot vc entra ou no windows ou no Ubuntu, mas tudo que você gravar no Ubuntu será gravado na partição do windows que é de onde ele roda. Já o virtualbox literalmente você usa um SO dentro do outro, ou seja, para usar o SO virtualizado você tem que entrar primeiro no windows e só então usar o SO virtualizado, então o wubi "rouba" menos recurso do sistema ao invés do virtualbox, pois este último roda num SO já carregado e o wubi, pelo que entendo, não é necessário carregar o windows, agora não tenho certeza de ser assim por que nunca usei o wubi.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2010, 19:16 »
taunus, o linuser104, falou muito bem, aplique o dual boot no teu caso, e fuja dessa praga de wubi, sei o que estou falando, nunca usei e nem recomendo essa bomba, pois vejo muita reclamação aqui no fórum, e veja que participo do fórum desde de que qdo começei a usar o ubuntu, em 2006.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline taunus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2010, 06:43 »
Se ontem tinha dúvidas, agora deixei de as ter.

Depois de ter lido as vossas opiniões decidi testar o wubi, mais por curiosidade que outra coisa, visto ter consciência que a melhor instalação é para ser feita em partição.

Pois bem, esta experiência que fiz saiu furada. Tenho uma instalação completamente virgem do XP Sp3, instalei o Wubi e... quando reinicio o portátil no Ubuntu simplesmente acontece... nada. Fico com uma bela tela negra e a ventoínha do pc a bufar a fundo. Para 1ª experiência foi bastante mau. Já não quero experimentar mais. Vou tratar de gravar o iso para logo instalar definitivamente...

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, 10:16 por cadubts »

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: Ubuntu por partição, Wubi ou máquina virtual
« Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2010, 10:10 »
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."