Autor Tópico: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4  (Lida 5006 vezes)

Offline sjrdiniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Online: 09 de Setembro de 2010, 22:06 »
Prezados,

estou no segundo notebook com o ubuntu 10.4 Netbook Edition  e ainda não consegui colocar o modem 3g Sony MD300 para funcionar neste sistema, tentei todas as configurações para as versões anteriores e nada. Caso alguém saiba como fazer a conexão eu agradeço, caso já tenha alguma solução para esse problema por favor me apontem.

Atenciosamente,

Junior

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2010, 00:50 »
Procure por "Sony MD300" nas minhas mensagens, eu já expliquei aqui como fazer um desses funcionar no (K)Ubuntu.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sjrdiniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #2 Online: 13 de Setembro de 2010, 20:30 »
zekkerj,

fiz o que você indica, mas infelizmente ainda não reconheceu o modem, mais alguma sugestão?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2010, 22:30 »
Viu inclusive aqui?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,64677.msg362831.html#msg362831

Não esqueça de reiniciar sua máquina após criar o arquivo "/etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules".

Veja também que eu estou assumindo que vc já tentou instalar o pacote usb-modeswitch, e que este não funcionou...
http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/#download
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline aniceto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 108
    • Ver perfil
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:01 »
Olá,
estranho, eu tenho esse modem e nunca fiquei sem internet.
É só colocar esse arquivo :file:///etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules, com esse conteudo
ACTION!="add", GOTO="3G_End"

SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", NAME="%k", RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
#SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/bin/sh -c 'echo 2 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
#SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/usr/sbin/usb_modeswitch --default-vendor 0x0fce --default-product 0xd0cf"
LABEL="3G_End"
e pronto meu amigo.
O network vai abrir um assistente para criar uma conexão. Se for no kubuntu, é só ir lá no knetwork e criar uma nova conexão.


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #5 Online: 15 de Setembro de 2010, 21:03 »
É exatamente o mesmo conteúdo que uso, só é preciso ter cuidado redobrado com as aspas do arquivo, às vezes elas são alteradas pelo site (tipo, `` e ´´ em vez de ")
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sjrdiniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2010, 22:14 »
prezados,

agradeço a todos, pois finalmente consegui colocar um dos meus netbooks com o linux 10.4 usando o MD300 da Claro, agraeço a todos que contribuíram com o post. Agora no aguardo do retorno do outro net para configurá-lo também.

Offline sjrdiniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2010, 23:40 »
Olá,
estranho, eu tenho esse modem e nunca fiquei sem internet.
É só colocar esse arquivo :file:///etc/udev/rules.d/50-md300modem.rules, com esse conteudo
ACTION!="add", GOTO="3G_End"

SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", NAME="%k", RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
#SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/bin/sh -c 'echo 2 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
#SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/usr/sbin/usb_modeswitch --default-vendor 0x0fce --default-product 0xd0cf"
LABEL="3G_End"
e pronto meu amigo.
O network vai abrir um assistente para criar uma conexão. Se for no kubuntu, é só ir lá no knetwork e criar uma nova conexão.



gente, eu de novo,

fiz o que o niceto falou acima, pegou a net, mas só em 2G, tentei configurar o wvdial, mas nada de pegar 3G, vocês sabem como posso fazer pra pegar em 3g?

valeuz

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: configurar o MD300 da Sony no ubuntu 10.4
« Resposta #8 Online: 13 de Outubro de 2010, 11:27 »
O Gerenciador de redes do Kubuntu tem uma opção pra selecionar o tipo de rede. Já tinham perguntado isso em outro tópico, eu resolvi testar forçando a conexão em 3G, e o resultado foi que minha navegação melhorou muito, muito. Peguei conexão 3G até onde a própria operadora disse que não haveria... :D

O Gerenciador de Redes do Ubuntu também tem essa opção, mas é um campo de texto, em vez de um campo de seleção, e não consegui descobrir qual o valor a ser colocado pra forçar a rede 3G.

No wvdial, teoricamente, seria adicionar uma string "InitX=AT +CFUN=6", onde X é um número único, mas os testes que eu fiz não deram muito resultado... quer tentar?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D