Boot demorado por culpa das partições FAT32 ?

Iniciado por julianodorneles, 14 de Junho de 2006, 10:29

tópico anterior - próximo tópico

julianodorneles

Amigos, sempre quando ligo a minha máquina, o sistema para um tempo tentando verificar as partições FAT32, conforme mostrado abaixo .... mas eu passo scandisk pelo Windows e o "problema" continua. Tem como desabilitar essa checagem ?

[color=gray]AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.[/color]

Marcelo_walmart

OI pode ser q vc tenha algum problema na MBR do hd
ai pode acontecer varias coisas
inicie sua maquina com um disquete de boot do win 98 ou com algum cd do 98 com boot
passe o scandisk em modo Dos completo e quando ele for fazer a verificação de superficie deixe ir até o final para ver se não tem BADBLOK q pode estar causando a lentidão
se tiver vc tera q usar alguma ferramenta pra tirar os BADBLOKS ok

julianodorneles

Valeu pela ajuda amigo, mas o problema vai ser reconhecer meu HD SATA por disquete ou CD de boot  :?

Vou limpar a MBR e regravar o GRUB para ver se resolve ... reporto os resultados ...

[ ]'s
[color=gray]AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.[/color]

Marcelo_walmart

hum não avia reparado no roda pé ai
faz assim vai no google pesquise pelo DM da quantum q é uma ferramenta para hds
dai la tem estas opções q te falei e até umas a mais

Enumerador

O sistema identificou divergências no setor boot, entre os dados atuais e o backup,
entre no shell execute o seguinte comando:

#dosfsck -r /dev/sda1
-r => Requisita a intervenção do usuário, escolha a opção 1 e confirme para o sistema copiar o original para o backup.
-a => Faz o reparo automático na partição.

Reinicie seu micro e agora estará tudo ok,
com um boot rápido dessa vez.

PS: Para uso geral, se o Windows estiver instalado em outra partição
tenha o cuidado de indicá-la corretamente, substituindo o sda1 pela correta, por ex. sda2, hda1, etc..

Brunno

Eu não sei explicar o que isso faz, mas resolveu aqui:

Editar o arquivo /etc/fstab:

sudo gedit /etc/fstab

Na linha das partições fat32 troque o parâmetro <pass> de 1 para 0,

o que era assim:

/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

vai ficar assim:

/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       0

Pronto. Agora ele não faz mais nenhuma verificação no boot. Achei estranho essa verificação já que minhas partições fat32 estão todas funcionando muito bem e eu não habilitei nada do tipo.
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...

Éderson

Citação de: "Brunno"Eu não sei explicar o que isso faz, mas resolveu aqui:

Editar o arquivo /etc/fstab:

sudo gedit /etc/fstab

Na linha das partições fat32 troque o parâmetro <pass> de 1 para 0,

o que era assim:

/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

vai ficar assim:

/dev/hda1       /media/hda1     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       0

Pronto. Agora ele não faz mais nenhuma verificação no boot. Achei estranho essa verificação já que minhas partições fat32 estão todas funcionando muito bem e eu não habilitei nada do tipo.

O mesmo funcionou pra mim aqui em casa. Valeu pela dica!

felipefoz

ai pessoal, essa pergunta jah foi respondida no fórum, vamos pesquisar e evitar tópicos repetidos! :P