Perda de efeitos visuais após desligar Ubuntu 10.04

Iniciado por isabelgobbo, 05 de Setembro de 2010, 08:14

tópico anterior - próximo tópico

isabelgobbo

Oi pessoal.

Não sei o que aconteceu mas esta semana após ligar o Ubuntu 10.04 o cursor aparece como um x e eu tenho que reconfigurar aparência toda vez que torno a ligar o computador e entro no Ubuntu.

Eu vou na administração e instalo novamente e driver de vídeo para reativar efeitos visuais, geralmente deixo em extra personalizado pois detesto janelas gelatinosas. Minha placa de vídeo é ruim mas não estava dando problemas antes (GeForce 7300 LE).

Agora só estou usando efeitos visuais na configuração normal e mesmo assim toda vez que ligo o PC, o Ubuntu 10.04 volta sem efeitos e reinstala o driver de vídeo.

No arquivo xorg.conf está assim:

Section "Screen"
   Identifier   "Default Screen"
   DefaultDepth   24
EndSection

Section "Module"
   Load   "glx"
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Default Device"
   Driver   "nvidia"
   Option   "NoLogo"   "True"
EndSection

Uso uma área de trabalho. Resolução 1152 x 864 - 75 Hz o driver da nvidia que está no monitor é o: 195.35.24. O do sistema que reinstala e no momento está em uso é o 173.

Eu salvei as configurações do monitor pelo nvidia x server settings assim:

:# nvidia-settings: X configuration file generated by nvidia-settings
# nvidia-settings:  version 1.0  (buildd@palmer)  Fri Apr  9 10:35:18 UTC 2010

Section "ServerLayout"
   Identifier     "Layout0"
   Screen      0  "Screen0" 0 0
   InputDevice    "Keyboard0" "CoreKeyboard"
   InputDevice    "Mouse0" "CorePointer"
   Option         "Xinerama" "0"
EndSection

Section "Files"
EndSection

Section "InputDevice"
   # generated from default
   Identifier     "Mouse0"
   Driver         "mouse"
   Option         "Protocol" "auto"
   Option         "Device" "/dev/psaux"
   Option         "Emulate3Buttons" "no"
   Option         "ZAxisMapping" "4 5"
EndSection

Section "InputDevice"
   # generated from default
   Identifier     "Keyboard0"
   Driver         "kbd"
EndSection

Section "Monitor"
   # HorizSync source: edid, VertRefresh source: edid
   Identifier     "Monitor0"
   VendorName     "Unknown"
   ModelName      "Samsung SyncMaster"
   HorizSync       30.0 - 71.0
   VertRefresh     50.0 - 160.0
   Option         "DPMS"
EndSection

Section "Device"
   Identifier     "Device0"
   Driver         "nvidia"
   VendorName     "NVIDIA Corporation"
   BoardName      "GeForce 7300 LE"
EndSection

Section "Screen"
   Identifier     "Screen0"
   Device         "Device0"
   Monitor        "Monitor0"
   DefaultDepth    24
   Option         "TwinView" "0"
   Option         "TwinViewXineramaInfoOrder" "CRT-0"
   Option         "metamodes" "1152x864 +0+0"
   SubSection     "Display"
       Depth       24
   EndSubSection
EndSection

Alguém tem como me ajudar e que outras informações eu preciso fornecer.

No fórum em inglês e no google achei respostas que me indicavam instalar o driver da  nvidia manualmente e eu baixei a versão NVIDIA-Linux-x86-256.53.run que pode ser incompatível com o Kernel atual e eu também não sei como instalar manualmente pois tem de desinstalar todos os drivers , rebootar e iniciar na interface texto dando comandos sem a interface gráfica ou qualquer ajuda, seguindo uma série de passos que podem dar errado e aí vou ter de instalar o Ubuntu de novo.

Não sei mais o que fazer, já desinstalei e instalei os drivers que tem no synaptic e deixei com a versão 185... mas parece estar dando problemas pois a versão do fabricante que  parece ser 195....(a que está escrita para o monitor).

Alguma resposta? :'( :'( :'(
Obrigada.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

isabelgobbo

Consegui achar a solução nesse link:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=9202600#post9202600

"Assuming compiz is installed, add /usr/bin/compiz --replace as a startup application."

Com o compiz instalado adicionar em Sistema>Preferências>Aplicativos de Sessão> Adicionar> navegar até o diretório /usr/bin/ e selecionar compiz.

Não fiquei satisfeita com esta maneira e ainda estou procurando achar a causa do problema que causou a perda dos efeitos visuais cada vez que reiniciava o Ubuntu 10.04.
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

cesargcomp

Citação de: isabelgobbo online 11 de Setembro de 2010, 18:17
Consegui achar a solução nesse link:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=9202600#post9202600

"Assuming compiz is installed, add /usr/bin/compiz --replace as a startup application."

Com o compiz instalado adicionar em Sistema>Preferências>Aplicativos de Sessão> Adicionar> navegar até o diretório /usr/bin/ e selecionar compiz.

Não fiquei satisfeita com esta maneira e ainda estou procurando achar a causa do problema que causou a perda dos efeitos visuais cada vez que reiniciava o Ubuntu 10.04.

Vou fazer o procedimento todo para instalar o compiz. Também tenho uma placa GeForce mas é mais antiga (FX 5200). Você poderia instalar os drivers mais atuais via linha de comando. Vou te colocar um link abaixo. Se um dia desejar instalar avisa que tentamos ajudar. Aqui tem um link de instalação da minha GeForce FX 5200 (adapte a sua placa que dá certinho):
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,70928.msg394725.html#msg394725

No caso do compiz, tente instalar os pacotes a seguir:
Gestor Simples de Configuração do Compiz
$ sudo apt-get install -y simple-ccsm
Gestor de configurações do Compiz
$ sudo apt-get install -y compizconfig-settings-manager
Plugins Extras do Compiz
$ sudo apt-get install -y compiz-fusion-plugins-extra
Fusion-icon - configura Metacity/Compiz entre outras coisas
$ sudo apt-get install -y fusion-icon

Vá até Sistema > Preferências > Gestor de configurações do Compiz.
Em filtro digite "Decoração da Janela".
Clique em "Decoração da Janela".
No campo "Comando" da aba "Geral" (única aba- hehehhehe) digite "gtk-window-decorator --replace" (sem aspas).

OBS: Confira se "Decoração da Janela" está marcado.

Espero ter ajudado!
Qualquer dúvida posta ai.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

isabelgobbo

Eu segui essa dica do teu tópico que o auimaue deu:
"     
Re: instalar geforce fx 5200
« Responder #5 em: 16-08-2010, 21:16:49 »
    Responder com citaçãoCitar
Galera, estou aqui pra dizer que lendo aqui e ali acabei realizando um procedimento que resolveu.
.
1 - abri um terminal e fiz um backup do xorg.conf (na verdade já tava feito!)
sudo mv /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf.bak
depois abri a pasta e copiei o .bak pra um pasta pessoal
2 - apaguei o xorg.conf
sudo rm /etc/X11/xorg.conf
3 - abri o NVIDIA X sever settings
sudo nvidia-settings
coloquei na resolução que queria e na hora de salvar, cliquei no botão preview, copiei as informações e colei no .bak que separei na minha pasta pessoal, salvei ele e devolvi o mesmo para a pasta /etc/X11
4 - mudei o nome do .bak
sudo mv /etc/X11xorg.conf.bak /etc/X11xorg.conf "

O problema para reinstalar manualmente o driver da Nvidia é que o que eu fiz download é a versão NVIDIA-Linux-x86-256.53.run. É mais nova que a 195 e eu me preocupo se não vai dar problemas com o Kernel.

Outra coisa é que eu morro de medo de ficar só na interface texto e me perder nos comandos.

Como o problema não esta mais incomodando, acho que preciso de mais experiência para fazer a instalação manual do driver mais novo.

Quanto ao compiz, eu já tinha olhado o teu tópico e já estava tudo certo no meu Ubuntu.

Obriga pela ajuda.