Caro César,
Cansei de ter problemas como este! Agora o meu computador usa ATI Radeon, o que não fez melhorar a minha vida! Mas vamos ao seu problema. Você já tentou o dpkg-reconfigure?
Na tela de boot, escolha entrar pelo recovery-mode, que basicamente fará de sua tela um grande terminal, quando terminar o boot, é claro. Neste momento, digite o comando sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg.
Pronto, o dpkg abrirá um configurador que lhe permitirá reconfigurar o seu vídeo. Dê um Enter quando não souber o que responder: prevalecerão as configurações padronizadas. Quando chegar o momento de escolher as configurações do monitor, cuide para que sejam indicadas as configurações corretas, se possível, consultando o manual ou disco do seu monitor.
Comigo, o dpkg-reconfigure xserver-xorg sempre foi uma mãe. Espero que ele não seja madrasta para você...
Oi, já fiz isso sim.... mas cansei, foram umas 3 vezes... as 3 vezes nada resolvia...
então, sempre acabava editando o xorg.conf no nano q dava mais certo.
Mas um dia não deu, ao entar no x dava uma mensagem q um arquivo havia sido corrompido... pena q não me lembro mais o nome do arquivo..
mas, por causa disso desinstalei o ubuntu e instalei o mandriva (linux tem q testar até se achar) bem, sinto falta do ubuntu.
Os arquivos do realplayer não rodam aqui mesmo depois de ter instalado os codecs. Axei mto trabalhoso mexer com o gerenciamento de repositórios...
vc tem q unserir um a um pelo comando urpmi, aqui sempre foi lento pra baixar os repositórios ( ao inserir cada linha de comando dos repositórios ele baixa alguma coisa) e em alguns chega a ser 60 Mb não sei do q!
O xgl aqui não funciona, mas o 3d está melhor em jogos.
Axo q depois de um tempo, qdo estragar aqui eu vou voltar pro Ubuntu... mas tbm estou pensando em antes pegar o Debian pra ver!
rsrsrs
Tem q testar!
huahuahuahau...