Autor Tópico: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04 (Solucionado)  (Lida 1944 vezes)

Offline erickff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
2 HD's idênticos no ubuntu 10.04 (Solucionado)
« Online: 29 de Agosto de 2010, 19:43 »
e ai, pessoas
como é o meu primeiro post/tópico aqui, vou tentar resumir o meu problema de uma maneira mais direta e objetiva.
depois de tantas pesquisas e depois de tanto bater cabeça, resolvi recorrer a este fórum aqui.
então vamos lá:
minha placa mãe tem o chipset (north Brigde) AMD SB600 no qual fica a controladora RAID. por questões de desempenho eu parei de usar esta tecnologia e passei a usar os dois hd independentes no windows, ambos formatados em NTFS.
eis que surgiu a vontade maior de voltar a usar linux por causa das atuais distros do ubuntu e é ai que surge o problema.
o Ubuntu 10.04 e o ubuntu 9 não enxergam os dois hd's como independentes e sim como "componentes de sistema RAID".
já pesquisei e já tentei de QUASE tudo pra solucionar isso mas todas as tentativas foram em vão.

até consegui instalar o ubuntu (com o windows 7 no Grub) no HD que uso como primário DESCONECTANDO o segundo HD.
só que ao conectar o segunto HD após a instalação, o ubuntu estranhamente o reconhece como "componente de RAID" mesmo já estando instalado no HD primario.

seguem algumas imagens:
http://a.imageshack.us/img576/4271/capturadetela1d.png
http://a.imageshack.us/img825/6739/capturadetela2g.png

Obs.: no Windows 7, as partições em NTFS são reconhecidas sem problemas.
Obs².: já tentei variados tipos de chkdsk (windows) na unidade não reconhecida no ubuntu e nada mudou.
Ps.: sou iniciante no linux apesar de já ter tentado me aventurar algumas vezes.


enfim... alguma luz? rs  ???
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 01:11 por erickff »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2010, 21:18 »
Olá,

Tente iniciar pelo Live-CD e desinstale o pacote dmraid (sudo apt-get remove dmraid). Entre no instalador novamente e verifique se ele abre a opção de selecionar o disco que deseja.

Espero que dê certo.

Junior

Offline erickff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2010, 23:12 »
Realmente resolve amigo... antes de dar esse comando, fica como se tivesse um raid armado e após, ficam 2 unidades separadas...
o meu problema mesmo é com o segundo HD (sdb)... o linux não o enxerga como NTFS de jeito nenhum! nem deixando ele sozinho (sda)...
 vou leva-lo pro trabalho amanhã pra fazer Backup e vou excluir essa partição e formatar de novo... vou manter em NTFS porque quero que os dois sistemas enxerguem essa unidade que é onde guardo os arquivos mais importantes(ou mais usados)...

obrigado pela ajuda! até!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2010, 13:13 »
Outra opção é mandar rodar o checkdsk através do windows que possui nesta máquina...

Há diversos relatos de sucesso.

Boa sorte.

Junior

Offline erickff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2010, 01:10 »
opa Junior! beleza?
fiz o que havia falado no meu post anterior e ao conectar aqui na minha maquina, percebi a diferença (pra melhor)... e ai, com o programa 'MountManager' resolvi o problema de vez! =)
To satisfeito agora...
Adeus Windows! rsrs  ;D
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 01:12 por erickff »

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: 2 HD's idênticos no ubuntu 10.04 (Solucionado)
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2010, 13:49 »
Olá Eric

Que bom que funcionou... qualquer coisa estamos por aí.

Junior