Autor Tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!  (Lida 150497 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #60 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:07 »
Gostei das dicas, muito interessantes (quero ver fazer isso com ntfs  :P)
.
Teria como usar a mesma partição para journal de duas ou mais partições? Tipo, sda1, sda2, uma é raiz e outra é minha home, e crio uma sda3 para ser a partição de journal das duas (sda1 e sda2), da certo isso? E qual o tamanho mínimo dessa partição journal ? E outra, o sistema de arquivos da partição de journal tem que ser no mesmo sistema de arquivo? Tipo assim, tenho uma sda1 e sda2, sda2 vai ser a partição com o journal, sda1 é minha raiz formatada em ext4, a partição sda2 de journal tem que ser em ext4 tbm?
.
Grato.

Infelizmente o Linux não suporta o compartilhamento do journal entre suas partições! Me parece que o Unix pode!

O sistema de arquivos da partição journal é o ext2! Isso é padrão do comando dado para criação da partição journal em separado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #61 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:40 »
Então se eu tiver uma raiz, home e mais um swap, vou precisar de mais 2 partições de 1 GB para o journal que serão formatadas (pelo comando) em ext2, certo?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #62 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:42 »
Então se eu tiver uma raiz, home e mais um swap, vou precisar de mais 2 partições de 1 GB para o journal que serão formatadas (pelo comando) em ext2, certo?

Exato! Mas não vejo necessidade de criar a raiz e o home em separado se o motivo for desempenho com o journal externo em outro HD!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #63 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:44 »
Na verdade faço por segurança e posso instalar outra distro se quiser, sem perder meus dados. E queria saber de alguma maneira de esconder essas partições do gnome ou do sistema. Sei de uma opção (flag) chama hide no gparted (deve ter no cfdisk tbm), mas não sei vai ficar "hide" pro sistema tbm, impossibilitando de ser usado como journal.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 19:05 por worm83 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #64 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:25 »
Na verdade faço por segurança e posso instalar outra distro se quiser, sem perder meus dados. E queria saber de alguma maneira de esconder essas partições do gnome ou do sistema. Sei de uma opção (flag) chama hide no gparted (deve ter no cfdisk tbm), mas não sei vai ficar "hide" pro sistema tbm, impossibilitando de ser usado como journal.

Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #65 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:28 »
Citar
Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!

Esconder as partições em que estão o journal.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #66 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:39 »
Citar
Agora fiquei confuso!

Esconder quem? O journal? Ou o raiz e o home?

O journal não aparece para o nautilus!

Esconder as partições em que estão o journal.

Mas foi o que eu disse! As partições Journal não aparecem no navegador de arquivos! Só se você usar o fdisk -l como root ou o gparted como root também! Então é só não passar a senha de root do seu sistema!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline worm83

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Vinyl Audio.
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #67 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:44 »
Poxa, incrível. Por que para quem compartilha o pc, poderia ser um problema. Outros usuários salvando seus arquivos nessas partições, bagunçando tudo.
Interessante, mas acabei de instalar meu debian aqui, não queria formatar o sistema de novo [:p]

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #68 Online: 23 de Outubro de 2010, 12:10 »
@Galactus

Da para usar essa opção mesmo depois do sistema já instalado e rodando??
Citar
#mke2fs -t ext4 -J size=400 -O dir_index,extent /dev/sda1

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #69 Online: 23 de Outubro de 2010, 13:28 »
@Galactus

Da para usar essa opção mesmo depois do sistema já instalado e rodando??
Citar
#mke2fs -t ext4 -J size=400 -O dir_index,extent /dev/sda1

NÃO!

Só se você quiser que seus dados passem desta para melhor!  ;D

O comando mke2fs FORMATARÁ sua partição!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #70 Online: 06 de Novembro de 2010, 18:27 »
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #71 Online: 07 de Novembro de 2010, 13:36 »
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.

Se o Journal ficar fora do seu sistema de arquivos, esta partição do Journal deverá ser primária!

Se o Journal ficar dentro do seu próprio sistema de arquivos, esta partição poderá ser estendida!


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline hiltongil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #72 Online: 10 de Novembro de 2010, 21:17 »
Comprei um note novo tô aqui arrancando o "janelas" e me veio uma dúvida na cabeça. A partição que eu for fazer o journal não pode ser dentro de uma partição estendida? E ela precisa obrigatoriamente não estar formatada? Porque notei que a partição criada dentro da estendida se não é formatada não aparece com /dev/sda(x) mas quando é criada como primaria sim.

Se o Journal ficar fora do seu sistema de arquivos, esta partição do Journal deverá ser primária!

Se o Journal ficar dentro do seu próprio sistema de arquivos, esta partição poderá ser estendida!

valeu...

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #73 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:17 »
@galactus

Eu consigo mudar para journal_data_writeback minha partição ext4, sem ter q formata-la?

usando o tun2fs.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #74 Online: 03 de Janeiro de 2011, 23:26 »
@galactus

Eu consigo mudar para journal_data_writeback minha partição ext4, sem ter q formata-la?

usando o tun2fs.

Sim pode, tá no tutorial, na parte das alterações após instalação! Faça backup dos dados importantes antes de alterar qualquer coisa!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2