Autor Tópico: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!  (Lida 151591 vezes)

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #75 Online: 04 de Janeiro de 2011, 10:01 »
Sim pode, tá no tutorial, na parte das alterações após instalação! Faça backup dos dados importantes antes de alterar qualquer coisa!

Massa... Então vou mudar. Vou fazer um bkp da minha /home e vou fazer o tuning pós instalação. Acho q já vai melhorar.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline mkleber

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #76 Online: 05 de Janeiro de 2011, 00:33 »
Parabéns ! já linkei seu tópico no tutorial de instalação...

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=77271.msg429788#msg429788

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #77 Online: 05 de Janeiro de 2011, 00:48 »
Senti uma diferenca de uns 10mb/s na hora de transferir. Otimo..
so notei uma coisa... Quando transfiro de uma particao pra outra do mesmo HD, o uso dsa CPU fica em 100%
Quando transfere do pendrive - HD, HD - pendrive, nao aumenta.
Achei estranho, mas a diferenca aqui ta bem grande. (Y)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #78 Online: 05 de Janeiro de 2011, 02:12 »
Senti uma diferenca de uns 10mb/s na hora de transferir. Otimo..
so notei uma coisa... Quando transfiro de uma particao pra outra do mesmo HD, o uso dsa CPU fica em 100%
Quando transfere do pendrive - HD, HD - pendrive, nao aumenta.
Achei estranho, mas a diferenca aqui ta bem grande. (Y)

Qual o kernel você está utilizando? Configuração da CPU?
Usar partições diferentes para transferir dados dentro do mesmo HD realmente usa muita CPU! Afinal você está fazendo ações de leitura e escrita dentro do mesmo HD! As entradas e saídas do disco são exigidas duplamente, sem falar no journal, ele tem que usar o journal pra tudo, seja em leitura ou na escrita! Passou o cartão? Se um HD só lê e você tem outro só gravando é bem mais fácil! Você está lendo e gravando ao mesmo tempo com o mesmo HD!
Quanto ao Pendrive não pode mudar muito mesmo, pois é o Pendrive que vai limitar tudo!  Mesmo que você use um Pendrive rápido, vamos dizer que você use um Kingston Data Traveler que consegue fácil 20-21MB/s, qualquer disco rígido moderno, mesmo os de 5400rpm, conseguem taxas muito mais altas que isso, seja em leitura ou escrita! Então o gargalo aqui é o Pendrive e não o HD!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #79 Online: 05 de Janeiro de 2011, 16:45 »
To usando o 2.6.32 do 10.04 com drivers especificos pra minha configuracao (o instalador minimal me deu essa opcao e usei).
Meu processador e um Turion x2 p520 (2.3ghz).

Eu nao experimentei transferir pra outro HD, mas o problema deve ser esse que voce falou, de ler e gravar no mesmo disco..
Eu nao faco muitas transferencias de um HD pro outro, foi so pra restaurar uns backups, pensei em mudar o journal que eu passei pra 256 de novo pra 128, mas como quase nao transfiro, vou deixar assim mesmo, senti muito o desempenho.

Offline brottor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #80 Online: 05 de Janeiro de 2011, 22:26 »
Fiz a parte que dá pra fazer depois de tá instalado.

Bom eu senti uma melhora, também troquei o metacity pelo open-box... mas ainda falta o kernel melhor, mas principalmente na hora de abrir o home...  vc sente a diferença após indexar os arquivos a primeira vez.
Linux Professional Institute Certificated Level 2.
LPI000220827

Offline Ricardo_Branco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #81 Online: 26 de Junho de 2011, 20:30 »
Pessoal, Galactus... podem me ajudar? Se o post nao for indicado me avisa que deleto na hora...

Chegou meu note novo e finalmente vou poder usar EXT4!!!

Seguinte, o note veio com Windows 7 e nao vou abrir mao dele... Primeiro motivo, eu paguei por ele e veio com oficce 2010 que eu uso para fazer graficos bonitinhos para usar na escola. Segundo, compraria briga com a esposa por fazer isso, e nao quero brigar com ela...

O note veio com 3 particoes primarias, jah redimensionei o hd e ficou assim:
SDA1 hidden NTFS - PQSERVICE
SDA2 NTFS - SYSTEM RESERVED
SDA3 NTFS - Windows7
Quero criar
SDA4 - NTFS BKP
SDA5 - EXT4 para sistema principal
SDA6 - EXT4 para teste
SDA7 - EXT4 para BKP (nao vou fazer home separada)

Mas o Gparted avisa que nao posso ter mais que 4 particoes primarias... Como devo proceder?

Obrigado.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #82 Online: 28 de Junho de 2011, 04:45 »
Pessoal, Galactus... podem me ajudar? Se o post nao for indicado me avisa que deleto na hora...

Chegou meu note novo e finalmente vou poder usar EXT4!!!

Seguinte, o note veio com Windows 7 e nao vou abrir mao dele... Primeiro motivo, eu paguei por ele e veio com oficce 2010 que eu uso para fazer graficos bonitinhos para usar na escola. Segundo, compraria briga com a esposa por fazer isso, e nao quero brigar com ela...

O note veio com 3 particoes primarias, jah redimensionei o hd e ficou assim:
SDA1 hidden NTFS - PQSERVICE
SDA2 NTFS - SYSTEM RESERVED
SDA3 NTFS - Windows7
Quero criar
SDA4 - NTFS BKP
SDA5 - EXT4 para sistema principal
SDA6 - EXT4 para teste
SDA7 - EXT4 para BKP (nao vou fazer home separada)

Mas o Gparted avisa que nao posso ter mais que 4 particoes primarias... Como devo proceder?

Obrigado.

Você deve criar uma grande partição extendida e colocar todas as partições do Ubuntu dentro dela!  No linux é permitido instalar todo o sistema dentro de partição extendida!

Agora, eu to achando partições demais dentro desse HD!  Mas tudo bem....
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #83 Online: 21 de Agosto de 2011, 10:08 »
To com duvida numa coisa...
Se eu desativar o journal ele fica com o mesmo desempenho do data-writeback? ;s

Pretendo desativar devido ao SSD...
Ou eu devo deixar ativado e com write back? (visto que eu quero desempenho)

Edit:
De acordo com esse carinha pode dar um melhor desempenho sim...
http://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/torvalds/linux-2.6.git;a=commit;h=0390131ba84fd3f726f9e24fc4553828125700bb

Edit 2:
Vou usar ext4 sem journal e comparar a performance então.
Uso em notebook, perder dados não é problema.

Vou fazer meus testes, qualquer coisa volto pro data-writeback
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, 10:24 por Stivekx »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #84 Online: 26 de Agosto de 2011, 00:56 »
Ao desativar o Journal você terá máximo desempenho!

Mas a segurança dos seus dados será praticamente nula!

Se for pra usar um sistema sem Journal, você pode usar o ext2!

Eu não recomendo de forma alguma usar um sistema sem journal!

O que o data write back faz é atrasar a gravação do Journal! O Journal não é eliminado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Paulo Correa

  • Visitante
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #85 Online: 26 de Agosto de 2011, 07:45 »
Não me confundam com orkuteiro (kakak) com o passar do tempo aqui no fórum vamos achando certos materiais que posso dizer melhor que muito curso pago por ai.

Parabéns Marcelo!

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #86 Online: 26 de Agosto de 2011, 09:08 »
Não me confundam com orkuteiro (kakak) com o passar do tempo aqui no fórum vamos achando certos materiais que posso dizer melhor que muito curso pago por ai.

Parabéns Marcelo!

Obrigado!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #87 Online: 30 de Agosto de 2011, 01:54 »
Quero usar o ext4 devido ao suporte ao TRIM
http://en.wikipedia.org/wiki/TRIM

Sem journal nao tem problema, já que uso em notebook.

Só to esperando chegar meu ssd que já instalo e testo o desempenho.

Edit:
Chegou o SSD, instalei.
Realmente a performance fica melhor sem journal e pelo que eu li aumenta a vida do SSD.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2011, 17:46 por Stivekx »

Offline Stivekx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #88 Online: 26 de Setembro de 2011, 08:41 »
Atualizando minha resposta anterior...

Não foi uma boa experiencia usar ext4 sem journal.
Toda vez que eu ligava o fsck rodava e pedia pra consertar os erros do disco, depois reiniciava (isso ficava chato até).
Bom, com isso tudo bem, até que comecei a perder dados.
Perdi minhas senhas salvas do google chrome (fiquei meia hora pra achar a senha e entrar no gmail e aqui no fórum), e perdi outros dados também, mas não era nada importante.

Vou usar ext4 com writeback e journal externo.

Só acho que vá ficar mais lento pois o journal vai ficar no hd com 5400 rpm e rodando com usb...
----

Pode ser que não tenha sido culpa do ext4, usei também o noop ao invés do cfq, discard e outras opções no fstab, isso pode ter ajudado também a perder os dados.

Offline Cybereu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Tunando o ext4 para Desempenho! Revisto, ampliado e ainda mais rápido e seguro!
« Resposta #89 Online: 08 de MAR?O de 2012, 00:50 »
O cara -> aqui <- diz que não vale a pena tirar o journal em SSD, vou instalar com journal mesmo.

Outro link interessante é:how to tweak your ssd in ubuntu for better performance o qual apresenta alguns tweaks para SSD, observação para "Switching IO Schedulers", em alguns testes houve 200% de aumento de perfomance.



Desculpe ressucitar o tópico, mas achei relevante.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2012, 01:01 por Cybereu »