Após atualizar fiquei sem a resolução de tela 1024X768

Iniciado por haltom, 27 de Agosto de 2010, 16:35

tópico anterior - próximo tópico

haltom

Galera! Sou novato no forum e novato com linux(Ubuntu).
Meu problema e o seguinte:
instalei o Ubuntu 10.04, reiniciei o computador e comecei a usar o sistema, nisso ele informou que tinha atualizações para serem feitas, ai fiz atualização quando terminou ele me pediu para reiniciar o computador, reiniciei quando loguei no sistema ele estava com a resolução 800X600, tentei mudar a resolução mas a maior que tinha era a 800X600.
ai fui pesquisar na selva(internet), como mudar a resolução da tela, muitos tópicos informava para alterar o arquivo xorg.com, no caminho /home/etc/X11/, só no diretório em questão não tem esse arquivo, então vim aqui para pedir a ajuda.
Pessoal dês de já muito obrigado!!

Tota

As extensões de arquivos => .com, .exe, .bat, .dll e outras são exclusivas do sistema operacional Microsoft Windows.

O que existe no GNU/Linux é o arquivo xorg.conf

Como é um arquivo global do sistema, nunca estará na pasta /home, pois esta é uma pasta destinada a arquivos de usuarios do sistema.

xorg.conf fica residente na pasta /etc/X11

Só pode ser editado e manipulado pelo administrador do sistema, o popular root, ou superusuario.

Veja qual sua placa de video e use a pesquisa do forum para encontrar a solução em editar o xorg.conf

[]'s

haltom

Ok!
o com foi falha de digitação a extensão do arquivo e .conf, e com disse o arquivo no diretório /etc/X11, não foi encontrado.

Tota

O diretório tem que existir, senão voce estaria sem sinal de video.

Lembre que no Linux tudo é case sensitive, ou seja x é diferente de X

Espaços também têm importância, /etc é uma coisa, / etc é outra.

Entre em terminal e digite
Citarsudo su

depois cd /etc

depois cd /X11 Xis uno uno ou xis onze com xis maiusculo.

depois
Citargedit xorg.conf

Se ele não existir realmente, crie um novo na pasta /etc/X11

[]'s

haltom