Autor Tópico: Quais as diferenças entre update, upgrade e dist upgrade?  (Lida 26411 vezes)

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Quais as diferenças entre update, upgrade e dist upgrade?
« Resposta #15 Online: 27 de Agosto de 2010, 16:06 »
Deixando de lado questões filosóficas/religiosas quanto ao uso do apt-get/aptitude, vou ficar com a questão prática mesmo!

O que eu noto com o uso dos dois é que o aptitude é melhor mesmo no controle das dependências, principalmente na hora de remover os pacotes. O apt-get deixa mais "sujeira" para trás! E se você for fazer uma instalação básica em modo texto, o aptitude é melhor também! Ele acaba instalando mais pacotes que deixam o sistema "redondo". Exemplo, ao fazer uma instalação básica do Debian em modo texto, fui instalar o XFCE. Ao usar o apt-get, eu fiquei sem a motagem dos pen drives! Ao usar o aptitude, dica do fórum do XFCE, os pen drives eram montados automaticamente!
No controle das dependências, o apt-get não instalava os pacotes responsáveis pela montagem automática de dispositivos! Você acabava tendo que saber os nomes deles para instalar!

Então como o Ubuntu vem praticamente pronto para uso final, agora temos até assistentes para instalar os codecs, fica meio sem sentido mesmo usar o apitude nele! Mas ele ainda vai ficar nos repositórios! Eu só uso o aptitude quando faço instalações em modo texto!

E vou ser sincero com vocês, eu nuca fiz um "dist-upgrade" de uma versão para outra! Sempre fiz instalações novas!
Concordo com tudo que você disse!
Mas a minha pergunta lá em cima não têm nada a ver com aptitude X apt-get, era só pra saber se são comando equivalentes. Desde o 9.04 eu só utilizo o aptitude pra atualizar o sistema.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Quais as diferenças entre update, upgrade e dist upgrade?
« Resposta #16 Online: 27 de Agosto de 2010, 17:17 »
Citar
Exemplo, ao fazer uma instalação básica do Debian em modo texto, fui instalar o XFCE. Ao usar o apt-get, eu fiquei sem a motagem dos pen drives! Ao usar o aptitude, dica do fórum do XFCE, os pen drives eram montados automaticamente!
No controle das dependências, o apt-get não instalava os pacotes responsáveis pela montagem automática de dispositivos! Você acabava tendo que saber os nomes deles para instalar!

... coisa que vc resolveria com um "apt-get --install-recommends".

Não tem jeito, quando a pessoa toma gosto por um dos sistemas, dificilmente a opinião será totalmente imparcial.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Quais as diferenças entre update, upgrade e dist upgrade?
« Resposta #17 Online: 27 de Agosto de 2010, 17:25 »
O apt-get nunca me deixou na mão, além disso ele tem os poderes de vaca.
Código: [Selecionar]
apt-get moolinuxhelp.net:~# apt-get --help
Commands:
update - Retrieve new lists of packages (Procura nova lista de pacotes)
upgrade - Perform an upgrade              (Realiza uma atualização)
install - Install new packages               (Instala novos pacotes)
remove - Remove packages                 (Remove pacotes)
source - Download source archives       (baixa arquivos fonte)
build-dep Configure build-dependencies source packages(Configura compila dependências de arquivos fontes)
dist-upgrade - Distribution upgrade, see apt-get(8) (Atualiza Distribuição, veja apt-get(8))
dselect-upgrade - Follow dselect selections  
clean - Erase downloaded archive files                       (Apaga arquivos baixados)
autoclean - Erase old downloaded archive files         (Apaga arquivos baixados antigos)
check - Verify that there are no broken dependencies(Verificar se não há dependências quebradas)

Options:
  -h  This help text.                                                  
  -q  Loggable output - no progress indicator
  -qq No output except for errors
  -d  Download only - do NOT install or unpack archives
  -s  No-act. Perform ordering simulation
  -y  Assume Yes to all queries and do not prompt
  -f  Attempt to continue if the integrity check fails
  -m  Attempt to continue if archives are unlocatable
  -u  Show a list of upgraded packages as well
  -b  Build the source package after fetching it
  -V  Show verbose version numbers
  -c=? Read this configuration file
  -o=? Set an arbitary configuration option, eg -o dir::cache=/tmp


Agora com respeita a versão nova sempre faço a instalação limpa assim como o Galactus.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2010, 17:29 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Quais as diferenças entre update, upgrade e dist upgrade?
« Resposta #18 Online: 27 de Agosto de 2010, 17:47 »
O apt-get nunca me deixou na mão, além disso ele tem os poderes de vaca.
Código: [Selecionar]
apt-get moo

Só para agregar, os poderes são de super vaca, super cow

cow => Computer On Wheels. Ou seja computação veloz, agil, rápida, super cow mais rápido ainda.

Pouca gente sabe isto. É a mais pura Cultura Inútil, mas é historia....

[]'s