Autor Tópico: Visual mais leve - Ajuda  (Lida 37730 vezes)

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #15 Online: 25 de Julho de 2006, 23:48 »
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2006, 10:34 »
Interessante... será que não tem como eu deixei meu xubuntu "apt-getado" mais parecido com um xubuntu puro? Alguém saberia que serviços desabilitar e coisas do gênero? Por exemplo, se eu desinstalar o gnome meu xubuntu já vai dar uma melhorada?

Reiraindo o Gnome o xubuntu deve melhorar em desempenho, mas você vai perder facilidades do Gnome que estarão presentes no XFCE, como o acesso fácil ao Disquete para começar!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #17 Online: 27 de Julho de 2006, 10:12 »
Valeu a resposta, Galactus. Decidi fazer o teste e reinstalar o dapper.

Tenho a partição home separada, então não foi nada muito traumático. Cara... que diferença! Deixa eu compartilhar minha experiência.

Como meu Dapper estava muito lento, instalei o xubuntu via apt-get. A coisa melhorou bastante, mas eu senti que podia ficar melhor. Então decidi baixar a imagem do Xubuntu e instalar do zero para ver se o xubuntu "puro" era melhor do que o instalado via apt-get.

Pois bem: o sistema está MUITO mais rápido. Só tenho 256 de RAM, e mesmo fazendo aqueles ajustes de memória o openoffice levava quase um minuto para abrir. Eu nem usava o Firefox, tinha partido para o Epiphany, pois até o swiftfox (minha arquitetura é k7) custava a abrir, e quando abria tudo ficava mais lento. Não era assim algo dramático e arrastado, era só um PC meio "carregado".

Agora não: o sistema boota em exatos 60 segundos - antes levava o dobro do tempo. O openoffice abriu em 20 segundos! O firefox abre rapidíssimo, nem vou instalar o Epiphany. Estou super feliz com as coisas por aqui, e olha que ainda nem mexi nas configurações do hdparm e afins, que eu já tinha ajustado no meu Dapper lerdão. Show de bola.
« Última modificação: 27 de Julho de 2006, 10:15 por robertobech »
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #18 Online: 28 de Julho de 2006, 01:45 »
Sua máquina é até muito boa comparada com a que estou usando agora, um velho notebook Pentium II 366, com 192 de memória.  ;D

Aqui estou rodando o Xubuntu (embora ele atualmente esteja mais para um "Xubuntoo" ou "Genbuntu" :)) em uma velocidade até que razoável, dá pra navegar na internet com o firefox, editar textos no abiword e ainda bater um papinho pelo gaim.

O Xubuntu com certeza, está excelente para máquinas mais modestas. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2006, 15:00 »
Eu tenho um K6 III 400 com 256 de RAM e uma placa PCI ATI de 16 mega.
Tinha fedora 3 rodando com webserver e tava meio lerdo demais, também o fedora jah era meio antigo, resolvi ir pra ubuntu também.

deu pau no CD do xubuntu e entao instalei ubuntu

nao teve nenhuma mudanca em relacao ao Fedora 3. O papo de gnome novo (mais rapido) nao se aplicou nesse caso

vi aqui que é possivel colocar o xubuntu em cima do ubuntu mas q nao fica tao rapido

vou tentar instalar o xubuntu em cima do ubuntu e se nao rolar legal vou instalar o xubuntu do zero

vamos ver no que vai dar


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2006, 15:11 »
Eu tenho um K6 III 400 com 256 de RAM e uma placa PCI ATI de 16 mega.
Tinha fedora 3 rodando com webserver e tava meio lerdo demais, também o fedora jah era meio antigo, resolvi ir pra ubuntu também.

deu pau no CD do xubuntu e entao instalei ubuntu

nao teve nenhuma mudanca em relacao ao Fedora 3. O papo de gnome novo (mais rapido) nao se aplicou nesse caso

vi aqui que é possivel colocar o xubuntu em cima do ubuntu mas q nao fica tao rapido

vou tentar instalar o xubuntu em cima do ubuntu e se nao rolar legal vou instalar o xubuntu do zero

vamos ver no que vai dar



A culpa não é do Gnome, é do Ubuntu. Do Ubuntu 5.04 para o 6.06 a quantidade de recursos utilizados da máquina praticamente dobrou!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline drfritz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 49
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2006, 18:22 »
é... cada vez mais o linux fica mais pesado..

eu coloquei o xubuntu em cima do ubuntu e nao percebi muita diferenca, ficou um pouco mais rapido.
Acho que esta suficiente.

Agora a questao fica por conta de: (para o usuario do micro, q é leigo)

1- como ter uma lixeira?
2- como acessar o CD-rom?
3- como criar atalhos no desktop (para arquivos para pastas)


Que servicos eu poderia desativar para ficar mais rapido?

Esse XFCE esta bem melhor que as outras versoes que eu vi!





Offline dks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2006, 20:24 »
Engraçado que uso o Xubuntu a uns 2 ou 3 meses e nunca consigo acessar um cd de áudio por ele, só consigo ouvir direto do drive de cd, mas nenhum programa consegue acessá-lo, isso é só comigo ou é normal?

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2006, 22:12 »
Engraçado que uso o Xubuntu a uns 2 ou 3 meses e nunca consigo acessar um cd de áudio por ele, só consigo ouvir direto do drive de cd, mas nenhum programa consegue acessá-lo, isso é só comigo ou é normal?

Então, aqui funciona normalmente, quando coloco um CD de Áudio ele chama o Sound Juicer, e no XMMS ele acessa e toca normalmente o CD de Áudio também. Mas aqui eu tenho três ambientes gráficos instalados. Gnome, KDE e XFCE. Vou tentar na outra instalação só com XFCE. Já retorno.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2006, 22:26 »
Pois é, no meu Xubuntu customizado ele não chama o Xfmedia para tocar o CD logo de cara. Mas toca o CD com ele e com o XMMS. No Xfmedia dá uma travada no começo de cada faixa, mas depois toca normalmente. Não aparece nada indicando o CD de Áudio montado no Desktop.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline robertobech

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
    • Ver perfil
    • LINUX para o resgate
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2006, 23:12 »
Uma coisa que melhora ainda mais a velocidade do Xubuntu é evitar instalar programas que carreguem muitos libs do Gnome. Por exemplo, ao invés do Sound Juicer passei a usar o Grip. Aliás, ele parece bem mais poderoso, embora menos user-friendly.

É bem mais leve: se eu peço para instalar o Sound Juicer o aptitude me indica várias libs do Gnome, o que significa que ao abrir o Sound Juicer essas libs todas teriam que carregar. Se eu usasse o Gnome, não haveria problema, pois essas libs já seriam carregadas mesmo com ele. Como parti pro XFCE, é interessante tomar o cuidado de escolher programas que não dependam de libs do Gnome em excesso, senão a velocidade vai cair - especialmente se você tem pouca ram.
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #26 Online: 04 de Agosto de 2006, 08:40 »
A lixeira eu não sei como habilitar, não uso e nunca me interessei no assunto, mas sobre os ícones do desktop, é preciso instalar e/ou configurar um programa/pacote chamado ROX, ele adiciona ícones aos desktops mais leves, como o XFCE e o IceWM por exemplo.

Uma pesquisada no google, ou em alguns fórums pode te ajudar a instalar. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #27 Online: 04 de Agosto de 2006, 09:46 »
A lixeira eu não sei como habilitar, não uso e nunca me interessei no assunto, mas sobre os ícones do desktop, é preciso instalar e/ou configurar um programa/pacote chamado ROX, ele adiciona ícones aos desktops mais leves, como o XFCE e o IceWM por exemplo.

Uma pesquisada no google, ou em alguns fórums pode te ajudar a instalar. ;)

Pesquisar realmente faz bem... bom, vamos ao que interessa:
- Dicas e Truques para o Xubuntu (daqui do fórum mesmo)
- ROX-Files: Ícones para gerenciadores de janelas que não suportam ícones (no Viva o Linux, parada obrigatória) 
- Ou simplesmente entre em ~/Desktop no thunar, clique com o botão direito do mouse e selecione " Criar novo Documento>Arquivo vazio" , daí right clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione " Criar novo>Lançador".  8)

[ ]'s
« Última modificação: 04 de Agosto de 2006, 10:14 por havocz »
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

Offline dks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #28 Online: 04 de Agosto de 2006, 10:43 »
Pois é, no meu Xubuntu customizado ele não chama o Xfmedia para tocar o CD logo de cara. Mas toca o CD com ele e com o XMMS. No Xfmedia dá uma travada no começo de cada faixa, mas depois toca normalmente. Não aparece nada indicando o CD de Áudio montado no Desktop.

Hmm... Eu atualizei o meu Xubuntu(depois de 2 dias) e tá funcionando!  :o

Agora vou aproveitar e ripar! \o/

Offline havocz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: Visual mais leve - Ajuda
« Resposta #29 Online: 07 de Agosto de 2006, 15:21 »
A lixeira eu não sei como habilitar...

Um artigo que pode ajudar: Uma lixeira no linux  8)

O link para o arquivo está quebrado, o libtrash pode ser baixado aqui.

Quanto aos ícones, a terceira opção que forneci acima funciona direitinho.  ;D
« Última modificação: 07 de Agosto de 2006, 15:24 por havocz »
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7