Visual mais leve - Ajuda

Iniciado por cast, 12 de Junho de 2006, 22:44

tópico anterior - próximo tópico

cast

Instalei o Ubuntu no meu computador, mas ele nao é dos melhores (meu computador)... e ficou meio pesado... alguém pode me dar idéias pra melhorar o sistema? tipo trocar o visual, sei lá... eu sou bem leigo em linux, por isso nao tenho muitas idéias...

valeu!!!

arsolto

Seja bem-vindo ao Fórum, membro cast!

Sugiro que você instale a versão Xfce do Ubuntu, ela se chama Xubuntu. Você pode conhecer a versão através do sítio a seguir: Xubuntu - Xfce and Ubuntu Dynamite.

O Xubuntu proporcionará a facilidade e rapidez que você deseja no desenvolvimento de suas tarefas. Lembre-se de voltar aqui para informar que medida você, de fato, adotou para satisfazer o seu objetivo.

Piras

Citarhttp://ubuntuforums.org/showthread.php?t=190025

O pesado de que você fala se refere à rapidez do sistema ou à aparência. Se for este último o caso, há vários temas que podem ser facilmente instalados no Gnome disponíveis no site abaixo.

http://www.gnome-look.org/

O modo de instalar você encontra na documentação disponível no item Ajuda do menu Sistema.

Outra boa fonte de temas para o Gnome você encontra aqui:

http://art.gnome.org/

Na ligação Tutorials há pequenos textos que explicam como instalar cada um dos tipos de tema disponível. Só em Inglês.

cast

valeu ae galera!!! só queria saber se no caso de usar esse Xubuntu, eu teria que formatar o ubuntu e instalar o Xubuntu ou tem alguma outra forma mais fácil? pq eu já estou com o Ubuntu instalado, estou querendo aprender sobre... tenho o Ubuntu e o Windows XP na mesma maquina, mas o Ubuntu está bem mais lento que o Windows XP... :(

se tiver que reinstalar tudo denovo pra botar o Xubuntu, acho que prefiro a opção do Piras...

valeu as pelas respostas galera!!!

Piras

Citação de: "cast"valeu ae galera!!! só queria saber se no caso de usar esse Xubuntu, eu teria que formatar o ubuntu e instalar o Xubuntu ou tem alguma outra forma mais fácil? pq eu já estou com o Ubuntu instalado, estou querendo aprender sobre... tenho o Ubuntu e o Windows XP na mesma maquina, mas o Ubuntu está bem mais lento que o Windows XP... :(

se tiver que reinstalar tudo denovo pra botar o Xubuntu, acho que prefiro a opção do Piras...

valeu as pelas respostas galera!!!

Você não precisa reinstalar o Ubuntu. Basta instalar via Synaptic, aptitude ou apt-get o metapacote xubuntu-desktop (sudo apt-get install xubuntu-desktop). Ele instalará não só o Xfce, desktop padrão do Xubuntu, mas também todos os aperfeiçoamentos realizados pelo time do Ubuntu.

Depois disso, se quiser ficar só com o Xfce, basta remover o Gnome (sim, o Gnome, pois o metapacote ubuntu-desktop se presta somente a instalação; ele não remove todos os pacotes do Gnome e demais dependências).

Ocioso dizer que para instalar o KDE no Ubuntu basta um sudo apt-get install kubuntu-desktop.

cast

ah, eu usei o apt-get install xubuntu-desktop, mas nao ficou muito bom, ai baixei o sistema de uma vez e reinstalei tudo, e realmente é bem mais rápido que o Ubuntu normal, só achei menos "maleável", mas faz parte...

valeu peja ajuda ae galera!!!

Abraços...

zmangabeira

Não tenho dúvida que o XFCE (usado por exemplo no xubuntu) é mais leve e rápido, permitindo uma melhor adquação para máquinas antigas. Mas minha dúvida é a seguinte:

Na medida do possível eu tento divulgar o uso de linux em desktops. (principalmente para quem NÃO tem máquinas possantes). E nesse caso, a adaptação ao XFCE seria no mesmo nível dum GNOME da vida ou não ? Pergunto por ser totalmente leigo nesse gerenciador de Janelas.
Seria muito bom mesmo poder instalar um sistema numa máquina antiga e mostrar para o cara a diferença com o windows e o quanto ele ganhará em velocidade, etc.
Mas e a usabilidade e adaptação ?? Hoje em dia o Gnome está tão fácil quanto o windows.

Fica aí minha pergunta :D

Piras

CitarE nesse caso, a adaptação ao XFCE seria no mesmo nível dum GNOME da vida ou não ? Pergunto por ser totalmente leigo nesse gerenciador de Janelas.
Seria muito bom mesmo poder instalar um sistema numa máquina antiga e mostrar para o cara a diferença com o windows e o quanto ele ganhará em velocidade, etc.
Mas e a usabilidade e adaptação ?? Hoje em dia o Gnome está tão fácil quanto o windows.

Difícil oferecer uma resposta categórica. A adaptação a qualquer sistema operacional ou ambiente gráfico sempre exigirá alguma dedicação e paciência por parte do usuário. Mesmo o Windows, que tem a fama de ser tão fácil, só é realmente dominado por quem se esforça um pouco além do usuário médio.

Na minha opinião, mesmo com os aperfeiçoamentos que o time do Xubuntu imprimiu ao Xfce este ainda não é tão fácil de usar quanto o Gnome, mas chega bem próximo disso. Por outro lado, o Thunar é um navegador de arquivos muito fácil de lidar, talvez até mais do que o Nautilus. Ninguém terá dificuldade com ele!

Se os seus amigos tiverem o mínimo de boa vontade não creio que tenham muita dificuldade em se adaptar ao Xubuntu. E o legal que este aprendizado com o Xfce será como 4/5 dos passos necessários para se adaptar depois ao Gnome!

zmangabeira

Legal seu argumento,

mas nada melhor que experimentar pra ver né. Vou instalar o bicho e fazer uma análise

abraço

Polaco

Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

galactus

Citação de: Polaco online 24 de Julho de 2006, 23:22
Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.  ;D

Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

robertobech

Citação de: cast online 15 de Junho de 2006, 18:35
ah, eu usei o apt-get install xubuntu-desktop, mas nao ficou muito bom, ai baixei o sistema de uma vez e reinstalei tudo, e realmente é bem mais rápido que o Ubuntu normal

Eu já ouvi dizer que isso acontece quando instalamos o xubuntu via apt-get... isso procede? Eu instalei pela apt-get e achei bom o resultado, tanto que estou usando o xubuntu, mas se eu instalar do zero vai ficar mais rápido? Por quê?
Minha máquina velha de guerra:
ASUS A7S333, CPU Duron 1200Mhz
256MB RAM, HD 40GB
É velha, mas eu gosto :-)

Visitem meu site para técnicos de LINUX, o LINUX para o resgate

Lamego

robertobech,
vai ficar mais rápido porque a instalação de raiz do xubuntu não instala alguns serviços que foram instalados com o ubuntu.
Instalar o xubuntu por apt-get não vai desinstalar/desactivar estes serviços.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

Polaco

Citação de: galactus online 25 de Julho de 2006, 02:27

Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?

Tema "Redmond XP", que na verdade nem é lá tãããããão parecido assim, mas o usuário gostou, e é isso que importa.  ;D

Não me preucupei com a lixeira e o gerenciador de arquivos é o padrão, o Thunar. Algumas mudanças que fiz foi escrever "Iniciar" no meu do XFCE e depois baixar a barra lá de cima, deixando sem barra superior. Alguns ícones básicos de programas de navegação na internet, editor de texto e tocador de música por exemplo eu deixei na barra, ao lado do menu "Iniciar".

Simples assim, um Celeron 400 devidamente "ressuscitado", sem travar e como antigamente e com a segurança contra vírus e worms.

Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...  ::)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

galactus

Citação de: Polaco online 25 de Julho de 2006, 21:14
Citação de: galactus online 25 de Julho de 2006, 02:27

Tema "Redmond XP", que na verdade nem é lá tãããããão parecido assim, mas o usuário gostou, e é isso que importa.  ;D

Não me preucupei com a lixeira e o gerenciador de arquivos é o padrão, o Thunar. Algumas mudanças que fiz foi escrever "Iniciar" no meu do XFCE e depois baixar a barra lá de cima, deixando sem barra superior. Alguns ícones básicos de programas de navegação na internet, editor de texto e tocador de música por exemplo eu deixei na barra, ao lado do menu "Iniciar".

Simples assim, um Celeron 400 devidamente "ressuscitado", sem travar e como antigamente e com a segurança contra vírus e worms.

Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...  ::)

Obrigado pela resposta. Eu sinto muita falta de uma lixeira no XFCE e apesar do thunar sem bem melhor que o antigo navegador do XFCE, ainda fica devendo para o Nautilus e o Konqueror. Eu acabo instalando o Nautilus no XFCE.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.