Já configurei o XFCE em uma máquina antiga para um cliente, que ficou tão parecido com o visual proprietário que ele mal notou diferenças do antigo sistema operacional, aliás até gostou mais, já que com ajuda de um tema, ficou idêntico a versão XP.
Que tema você usou no XFCE? E o lance da lixeira? Usou qual gerenciador de arquivos?
Tema "Redmond XP", que na verdade nem é lá tãããããão parecido assim, mas o usuário gostou, e é isso que importa.
Não me preucupei com a lixeira e o gerenciador de arquivos é o padrão, o Thunar. Algumas mudanças que fiz foi escrever "Iniciar" no meu do XFCE e depois baixar a barra lá de cima, deixando sem barra superior. Alguns ícones básicos de programas de navegação na internet, editor de texto e tocador de música por exemplo eu deixei na barra, ao lado do menu "Iniciar".
Simples assim, um Celeron 400 devidamente "ressuscitado", sem travar e como antigamente e com a segurança contra vírus e worms.
Pelo o que eu percebo, o usuário básico nem se importa muito com o sistema operacional um pouco diferente, tendo os ícones para ele clicar e encontrar seus programas preferidos já é o bastante. O usuário avançado também não tem muitos problemas com mudanças, o grande problema que eu percebo na troca de sistemas é com o usuário "médio". Este é o mais resistente a mudanças, porque ele sabe bastante, tem orgulho disso, mas tudo o que sabe é restrito e limitado a um determinado ambiente ou sistema, qualquer mudança é desesperadora...