Conexão à internet no trabalho [Resolvido]

Iniciado por rafaelfonseca, 23 de Agosto de 2010, 16:20

tópico anterior - próximo tópico

rafaelfonseca

Bem, eu sou um novo usuário do Ubuntu (faz um pouco mais de uma semana). Até agora estou me dando bem com este sistema operacional que é INCRÍVEL! Porém tive problemas para realizar conexões a internet. Eu tenho velox em casa e não conseguia me conectar, daí vi tópicos aqui no fórum e consegui encontrar a resposta de como faço para configurar o PPPoE no Ubuntu 10.04 (Até aí tudo bem). Mas quando fui ao trabalho, tentei me conectar pela internet da empresa, mas não obtive conexão. Então venho aqui perguntar se alguém pode me ajudar a configurar (ou encontrar) uma maneira de me conectar?

sot-legend

Citação de: rafaelfonseca online 23 de Agosto de 2010, 16:20
...Mas quando fui ao trabalho, tentei me conectar pela internet da empresa, mas não obtive conexão. Então venho aqui perguntar se alguém pode me ajudar a configurar (ou encontrar) uma maneira de me conectar?

Como é a conexão na empresa? Tem que discar ou já conecta direto? Usa IP fixo ou dinânimo? Dê uma exemplificada para que possamos te ajudar.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

rafaelfonseca

Citação de: sot-legend online 23 de Agosto de 2010, 16:25
Como é a conexão na empresa? Tem que discar ou já conecta direto? Usa IP fixo ou dinânimo? Dê uma exemplificada para que possamos te ajudar.

Conecta direto. O IP é fixo. Basta apenas inserir o IP correspondente e plugar o cabo e já entra na internet.

sot-legend

Citação de: rafaelfonseca online 23 de Agosto de 2010, 16:29
Conecta direto. O IP é fixo. Basta apenas inserir o IP correspondente e plugar o cabo e já entra na internet.

Toda vez que tiver lá você vai ter que por o IP fixo, então vai em:

Sistema > Administração > Ferramentas da rede

selecione a sua eth correta e ponha manualmente os dados, mas não se esqueça de retirar quando sair da empresa, se não você não consegue a conexão em casa. Caso tenha dificuldades em fazer por esse método gráfico poste aqui que te passo o caminho pelo modo texto.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

rafaelfonseca

Citação de: sot-legend online 23 de Agosto de 2010, 16:51
selecione a sua eth correta e ponha manualmente os dados, mas não se esqueça de retirar quando sair da empresa, se não você não consegue a conexão em casa. Caso tenha dificuldades em fazer por esse método gráfico poste aqui que te passo o caminho pelo modo texto.

Na verdade os dados estão inseridos (não foram modificados), ou seja, o meu IP está normal, porém não consigo fazer a conexão. Existe um comando pelo modo de texto onde visualizo esse tipo de informação para ver se bate com o modo gráfico? (Gostaria de me passasse sim o caminho do modo texto, se não for incomodo).

sot-legend

para verificar o IP

ifconfig

para inserir as informações (vou utilizar de exemplo a placa de rede eth0, ip 10.1.1.1 e mascara de sub rede 255.255.255.255)

ifconfig eth0 10.1.1.1 netmask 255.255.255.255
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

rafaelfonseca

A propósito, esqueci de mencionar que o ícone de conexão não aparece mais. Como crio o link dele, se possível?

sot-legend

Citação de: rafaelfonseca online 23 de Agosto de 2010, 17:17
A propósito, esqueci de mencionar que o ícone de conexão não aparece mais. Como crio o link dele, se possível?

Clica com o butão direito num local vazio do painel, vai em "Adicionar ao painel" selecione "Área de Notificação".
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

sot-legend

após realizar os testes ponha se conseguiu ou não, e caso tenha conseguido ponha um [Resolvido] no primeiro post
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

rafaelfonseca

Infelizmente não consegui me conectar :'(
Eu verifiquei inclusive pelo modo de texto, mas mesmo mudando não consegui conectar.
Eu sei que a configuração do IP (máscara e tudo mais) está correta, pois eu tenho um outro sistema nessa mesma máquina (Windows 7) e por ele eu consigo me conectar normalmente. Se tiver mais ideias do que eu possa fazer, estou aguardando. E é claro estou procurando por tudo quanto é site, caso saibam de algum para me indicar.

sot-legend

][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

rafaelfonseca

Citação de: sot-legend online 23 de Agosto de 2010, 17:54

/etc/init.d/networking restart

Eu fiz o comando acima e depois reiniciei e reconfigurei (manualmente) o meu IP, porém mesmo assim não consegui fazer a conexão.
Observei que além do IP e da máscara de rede existe um Bcast. Ele pode interferir ou não tem nada a ver?

zekkerj

Execute os comandos abaixo:

nm-tool

ifconfig

cat /etc/resolv.conf

route -n

Cole o resultado aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rafaelfonseca

Citação de: zekkerj online 23 de Agosto de 2010, 18:38
Execute os comandos abaixo:

nm-tool

ifconfig

cat /etc/resolv.conf

route -n

Cole o resultado aqui.

Fiz os comandos e os resultados foram:

=> Para nm-tool:

rafaelfonseca@rafaelfonseca-notebook:~$ nm-tool

NetworkManager Tool

State: connected

-

Device: wlan0 ----------------------------------------------------------------

Type:              802.11 WiFi

Driver:            b43

State:             disconnected

Default:           no
  HW
Address:        0C:60:76:99:DF:ED

Capabilities:

Wireless
Properties

WEP Encryption:  yes

WPA Encryption:  yes

WPA2 Encryption: yes

Wireless Access Points

-

Device: eth0 -----------------------------------------------------------------

Type:              Wired

Driver:            tg3

State:             unmanaged

Default:           no
  HW
Address:        00:26:22:CB:DD:90

Capabilities:
    Carrier
Detect:  yes

Speed:           100 Mb/s

Wired
Properties

Carrier:         on

=> Para ifconfig:

rafaelfonseca@rafaelfonseca-notebook:~$ ifconfig

eth0      Link encap:Ethernet 
Endereço de HW 00:26:22:cb:dd:90 

endereço inet6: fe80::226:22ff:fecb:dd90/64 Escopo:Link

UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1

pacotes RX:357 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

Pacotes TX:17 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

colisões:0 txqueuelen:1000

RX bytes:38135 (38.1 KB) TX bytes:1196 (1.1 KB)
          IRQ:17

lo        Link encap:Loopback Local 

inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0

endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina

UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1

pacotes RX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0

Pacotes TX:12 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0

colisões:0 txqueuelen:0

RX bytes:720 (720.0 B) TX bytes:720 (720.0 B)

=> Para /cat /etc/resolv.conf

rafaelfonseca@rafaelfonseca-notebook:~$ cat /etc/resolv.conf

# Generated by NetworkManager
nameserver 192.168.254.254

=> Para route -n:

rafaelfonseca@rafaelfonseca-notebook:~$ route -n

Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface

Aguardo resposta.

rafaelfonseca

Enfim consegui!!!!!!!!! ;)

Segui um tutorial (link: http://blog.welrbraga.eti.br/?p=1018) onde ensina a modificar o arquivo do sistema responsável pela configuração e conexão da rede (é claro que é bom fazer backup antes de tentar). E após isso reiniciei o notebook e além do ícone do NetworkManager aparecer, a conexão foi estabelecida na hora (até porque meu IP já estava configurado corretamente). Então é isso, falta só eu saber se não irá atrapalhar a minha conexão ADSL (quando eu chegar em casa). Mas agradeço a ajuda dos que contribuíram em meu tópico e espero não ter trabalho com conexões novamente, hehe.