Autor Tópico: Sistema - 9.04 - não detecta modem.  (Lida 1883 vezes)

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Online: 16 de Agosto de 2010, 00:05 »
Bão... o 'negó' é o 'segui' - meu Hardy foi pro espaço com a droga do bug ' /sbin/modprobe/ - abnormal exit' e os live-cd's com o mesmo problema do 'initramfs' depois da troca da placa-mãe, portanto, desisti dele de vez.

Como vejo, ainda, algumas reclamações com relação ao Lucid, olhei para o meu Jaunty e resolvi usá-lo como distro Linux instalada no hd (outra epopéia, de novo).

O problema é que minha net é jurássica, discada e to tentando instalar o modem no Jaunty.

Baixei o Wvdial e as dependências que o sinaptic pediu, instalei, tudo ok. Tenho tmb o driver do softmodem.

Com o comando lspci deu:

Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:08.0 Communication controller: Conexant Systems, Inc. Conexant SoftK56 Data/Fax Modem (rev 01)
03:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
tserial?


O que significa que o modem está lá, não é?

Ao terminar de instalar o driver do softmodem (pacote .deb) e tentar configurar o wvdial aparece a seguinte mensagem:


ubuntu@ubuntu:~$ sudo wvdialconf
Editing `/etc/wvdial.conf'.

Scanning your serial ports for a modem.

ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3  


Sorry, no modem was detected!  Is it in use by another program?
Did you configure it properly with se00:18.0 Host bridge: Advanced Micro

Please read the FAQ at http://open.nit.ca/wiki/?WvDial

If you still have problems, send mail to <wvdial-list@lists.nit.ca>.
ubuntu@ubuntu:~$


Pergunto , então - onde estou errando?
Cadê o modem outrora detectado com o ''lspci''?

Obrigado pelas dicas.







« Última modificação: 16 de Agosto de 2010, 00:08 por Darth Vader »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2010, 02:32 »
Citar
Como vejo, ainda, algumas reclamações com relação ao Lucid, olhei para o meu Jaunty e resolvi usá-lo como distro Linux instalada no hd (outra epopéia, de novo).
Má idéia. Mesmo que haja problemas, pra qual sistema você acha que as correções serão feitas? Sim, pro Lucid, não pro Jaunty --- que vai ser descontinuado agora em outubro.

Se você não vai mesmo usar o Lucid, pelo menos use o Karmic (9.10) --- que aliás é muito, muito melhor que o Jaunty, em termos de rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2010, 10:03 »
Bom, como deu pra entender na pergunta, eu até prefiro ainda usar ainda o 8.04 mesmo( e por mais um bom tempo ) porque o sistema tava completo e bom - do jeito que eu gosto e que eu demorei pra arrumar, não sou de ficar atualizando o sistema.

Com relação ao Lucid, eu ainda teria que baixar o bichinho do site, o que levaria pelo menos uma semana pra isso e que eu não tenho mais paciência - o último que baixei foi o Debian Lenny KDE, o qual ainda estou pensando se instalo ou não - então como alternativa de ambiente Gnome tenho em minhas mãos o Jaunty, e é este que eu quero instalar, mas pra isso preciso da $@%#%$ net discada...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2010, 10:33 »
Nesse caso, boa sorte com o seu problema...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #4 Online: 17 de Agosto de 2010, 12:54 »
Se tem algo que nenhum usuário do Ubuntu Fórum precisa é de ironia ou sarcasmo, ok?

Se não sabe, se não pode ou se não consegue ajudar não precisava se dar ao trabalho de responder porque não é esse o tipo  de resposta que se procura ou se espera num fórum de qualidade como este.

Duas ou três vezes, no máximo, não obtive ajuda quando usava o Hardy - e não por falta de camaradagem ou conhecimento do pessoal do fórum, que , diga-se de passagem , são solícitos em ajudar a todos e qualquer que seja a versão do Ubuntu , desde que o problema esteja ao alcance da solução - apenas não foi possível devido a algum bug do sistema, só isso.






Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2010, 13:04 »
Bem, eu não ia mais responder aqui, mas vá lá.

Eu tentei te ajudar. Dei a dica que acho mais sensata. Você não quer usar essa dica, prefere insistir em usar um sistema obsoleto e que vai perder suporte em 2 meses. O que você quer que eu faça? Que te siga pro buraco? O pior cego é o que não quer ver, amigo.

Você diz que vai levar uma semana pra fazer o download do CD do Karmic. OK, o tempo é seu. Mas e se depois de uma semana, você ainda não tiver resolvido isso, será que não teria sido uma semana melhor aproveitada, fazendo o download que resolveria seu problema?

Pense nisso... agora, fui mesmo.

Quanto ao "Boa sorte", era sincero --- e continua sendo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2010, 14:02 »
Senhor zekkerj, faça um favor a nós dois daqui por diante - qualquer pergunta que eu postar não precisa se dar ao trabalho de responder .

Dispenso qualquer resposta ou sinceridade sua ou de qualquer outro que venha com presumidas ''soluções sensatas''  para que ninguém corra mais o risco de ''seguir-me pro buraco'' , porque estou ''cego'', afinal...

E você não tentou ajudar, nem de longe! Sua resposta foi completamente o oposto do que perguntei.

Pelo pouco que li ainda hoje, aqui no fórum, você está se especializando em polemizar alguns tópicos, atitude que, certamente, não é de ajuda alguma mas de querer impor o seu achismo.
Talvez essa atitude se enquadre em alguma regra do fórum...

''Da forma de publicação das mensagens

8. Não são permitidas mensagens/títulos:

VI - Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer conteúdo considerado incendiário ou provocador.

XV - Mensagens sem sentido ou de conteúdo manifestamente vazio.


''Boa sorte'' pra você também.


 -------------------------------------------------------------

Para quem tem net banda larga, é muito fácil fazer e baixar tudo, mas passar por cima da questão de milhares de usuários que ainda tem que recorrer ao lixo da net discada é ser boçal e prepotente.

E, ademais, baixar o 10.04 - principalmente ele, que é novo - não vai me livrar de ter que recorrer ao fórum quando precisar de solução para problemas que - inapelavelmente - vão aparecer, ah se vão, principalmente no 'universo' GNU-Linux.
O que não precisamos é de ''reis da cocada preta'' ou usuários das ''frases feitas'', esses sim, podem ir pro buraco que não farão falta alguma.


Minhas desculpas à moderação e aos demais usuários e amigos.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2010, 16:20 por Darth Vader »

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2010, 16:39 »
O colega Alarcon que entende muito sobre conexões discadas e modems que usam o driver smartlink também já comentou algo sobre fazer funcionar o modem conexant em versões antigas do Ubuntu neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.0.html

Acompanhe todos os textos deste tópicos e as discas do Alarcon que deve resolver o seu caso. Só alerto que tudo que é falado lá seria para a versão 32bits do Ubuntu.

PS: Nem sempre a última versão do Ubuntu é melhor para quem usa conexões discadas, pois às vezes os drivers disponíveis para a ativação do modem discado não existem, ainda, na última versão do ubuntu e me parece que para o driver conexant isso ocorre, portanto ainda é preferível usar uma versão mais antiga do Ubuntu para aqueles que só podem se conectar por conexões discadas (dial-up) ok.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2010, 16:42 por linuser104 »
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Sistema - 9.04 - não detecta modem.
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2010, 17:27 »
O colega Alarcon que entende muito sobre conexões discadas e modems que usam o driver smartlink também já comentou algo sobre fazer funcionar o modem conexant em versões antigas do Ubuntu neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52862.0.html

Acompanhe todos os textos deste tópicos e as discas do Alarcon que deve resolver o seu caso. Só alerto que tudo que é falado lá seria para a versão 32bits do Ubuntu.

PS: Nem sempre a última versão do Ubuntu é melhor para quem usa conexões discadas, pois às vezes os drivers disponíveis para a ativação do modem discado não existem, ainda, na última versão do ubuntu e me parece que para o driver conexant isso ocorre, portanto ainda é preferível usar uma versão mais antiga do Ubuntu para aqueles que só podem se conectar por conexões discadas (dial-up) ok.

Linuser, muito obrigado pela força. Só não estou mais usando o Hardy ( que apesar de ser considerado 'obsoleto' me satisfazia plenamente ainda ) porque ele não detecta algo na placa-mãe nova que eu comprei, desconfio  que seja por causa da placa de vídeo, mas é só desconfiança mesmo, não sei se o problema é esse.
Por isso, tava querendo usar o Jaunty até trocá-lo mais pra frente.
Muito bom o tópico e vou dar uma estudada minuciosa nele.
Grande abraço.