Scanner gotec 6760 no Ubuntu 10.04 (resolvido)

Iniciado por spawnxw, 13 de Agosto de 2010, 18:18

tópico anterior - próximo tópico

spawnxw

Boa tarde pessoal!
Vou instalar o Ubuntu 10.04 para um cliente meu, mas, resolví primeiro testar o scanner dele aqui no meu pc pra ver se o meu Ubuntu reconhece, e não deu muito certo!
Seguí algumas orientações que ví em alguns tópicos aqui e outros que achei no google sobre jogar os arquivos do scanner dentro da pasta /usr/share/sane e não funcionou!
O meu cliente gostaria muito de usar Ubuntu e só falta reconhecer este scanner pra ele liberar a instalação do sistema...
Alguma idéia aí pessoa?

Obrigado!

promurilo

Eu tenho um Scanner gotec, mas não lembro o modelo dele (não vem indicando o número do scanner na suerfície). Nas versões anteriores do Ubuntu ele rodava tranquilamente sobre o XSane, mas eu precisava copiar um arquivo para uma certa pasta do scanner: o nome do arquivo é ccd548.fw. Parece que nessa nova versão do Ubuntu, o XSane foi substituído por um outro programa, chamado Simple Scan. Mesmo assim, acho que eu testaria esse arquivo.

Este arquivo está disponível aqui: http://www.escomposlinux.org/fer_y_juanjo/ccd548.html.

Se esse arquivo não funcionar com o Simple Scan, o XSane ainda está disponível no repositório do Ubuntu. Instale-o. Eu acho muito provável que funcione com o seu Scanner.

Eu não testei o Scanner nessa nova versão do Ubuntu porque eu não precisei do Scanner ha um bom tempo, e eu estou usando o Kubuntu. Mas vou testar mais tarde e postar o resultado (fiquei com curiosidade) em breve. Primeiro vou tentar com o Simple Scan. Ele não vem instalado no Kubuntu, por isso vou ter que instalar.

Até mais.

spawnxw

Pior que eu já tentei pelo Xsane e pelo simple scan, e também já tentei jogar este arquivo na pasta do xsane e não deu nada... teste o seu e me diz se deu certo por favor...

Mais alguma idéia aí pessoal?

Obrigado!

spawnxw

O scanner seria esse aqui:
http://images.quebarato.com.br/T440x/vendo+scanner+gotec__51591A_1.jpg

É que ele não vem com o nome, então to colocando a imagem pra identificar ele melhor... é o gotec 6760...

Obrigado!

spawnxw

Pessoal!
Depois de uma "super pesquisa" (to sabendo ler até um chinês depois dessa pesquisa  ;D ) que comecei a fazer ontem a noite e terminei agora... apresento-lhes a solução para o problema!
Baixe este arquivo .deb e instale! http://files.myopera.com/pipaceliny/ubuntu/gt68xx-opticslim2400_1.0-1_all.deb 
Pronto! Simples assim! kkkk
Tô ajustando ele agora porque a primeira imagem que mandei digitalizar ficou meio ruim, mas... jajá eu ajeito!

Obrigado promurilo pela ajuda, se o seu não funcionar... já sabe o que fazer hehehe

Abs a todos! e meu cliente vai dar adeus ao windows 7 :D

promurilo

Obrigado. Não consegui fazer funcionar pelo simple scan e não tive tempo de tentar pelo XSane.

Mas por pacotes deb acho que a coisa fica bem mais fácil! Muito obrigado.

promurilo

Consegui fazer funcionar novamente com o XSane (que na minha opinião não é tão complicado assim) e no Simple Scan. Interessante. A princípio pensei que não fosse funcionar no Simple Scan, porque não acontecia o escaneamento. O que acontece é que meio Scanner é daqueles que precisam aquecer primeiro, por isso ele demora a responder.

Em suma: nos dois softs o Scanner funciona perfeitamente aqui também! No meu Kubuntu utilizei o arquivo que eu já tinha e mais o pacote deb enviado por spawnxw.

Obrigado.

spawnxw