Autor Tópico: Gostaria de migrar p/ o ubuntu, mas tenho dúvidas quanto a partição e ao office.  (Lida 3257 vezes)

Offline angelabulette

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá pessoal, estou pensando em migrar para a plataforma do ubuntu. Conheço um pouco o sistema pois ele é usado na faculdade. Entretanto não sou nenhuma usuária expert. Sempre usei o windows e até que me dou bem com o SO. Minha grande dúvida para poder começar a usar o ubuntu é a seguinte. Eu tenho dois hd's instalado. O primeiro tem 160gb que utilizo para instalar o SO e programas. O segundo é de 1tb que como slave apenas para guardar as coisas. Ambos estão em NTFS. Eu vi que o ubuntu tem seu próprio tipo de partição, se eu instalar ele no primeiro hd normalmente, ele vai reconhecer os arquivos do meu outro hd? Afinal, nesse hd eu tenho quase 600gb de dados e se precisar mudar sua partição vou precisar fazer backup desses arquivos e não tenho como fazer isso.

A segunda dúvida é: eu já tentei usar o OpenOffice, não consigo de maneira alguma me adaptar. Tem como instalar o office da MS no ubuntu?

Com relação ao restante, eu não uso praticamente mais nada. Sou uma usuária totalmente domestica, pc pra mim é pra ver seriado, escutar música, ver filme, msn*, internet e fazer trabalho. E isso consigo fazer muito bem no ubuntu. Acho o sistema simples, leve, não preciso ficar instalando nada. O único problema são essas duas dúvidas.

Qual a opinião de vocês?
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 11:25 por angelabulette »

Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Instale o BRoffice no windows e vá se adaptando, ele sim da pra usar no ubuntu, e quanto ao hd fique tranquila, pois o linux reconhece tranquilamente seu hd de 1tb como slave independente do formato da partição, só tenha cuidado na hora da instalação de verificar em qual hd o ubuntu está sendo instalado.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Instale o BRoffice no windows e vá se adaptando, ele sim da pra usar no ubuntu, e quanto ao hd fique tranquila, pois o linux reconhece tranquilamente seu hd de 1tb como slave independente do formato da partição, só tenha cuidado na hora da instalação de verificar em qual hd o ubuntu está sendo instalado.

idem
eu acho o openoffice superior ao ms-office
feliz/ ele, além de ñ ter perfumarias, conta c/ funções que o outro ñ tem, como exportar em .pdf, trabalhar c/ cores cmyk, p/ impressão, corretor ortográfica, já no padrão do novo acordo dos países de língua portuguesa....
no mais veja o link apostilas na minha assinatura.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

bawlaw

  • Visitante
Opa!
Bem vinda ao Ubuntu!
é possivel sim rodar o MSOffice dentro do ubuntu,
sei que para muitos usuários o OpenOffice supre todas as necessidades,

mas a melhor coisa é a liberdade de escolha, eu uso sem problemas pois preciso de algumas ferramentas avançadas.
segue imagem: http://img269.imageshack.us/img269/5927/capturadetelakm.png

a primeira coisa a se fazer é baixar o playonlinux, adiciona-lo ao repositorio e atualizar o seu sistema. voce pode fazer tudo isso colocando o seguinte comando no Terminal. (copiar e colar com o mouse)
Código: [Selecionar]
sudo wget http://deb.playonlinux.com/playonlinux_karmic.list -O /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list
sudo apt-get update
sudo apt-get install playonlinux

depois de instalado e atualizado, rode ele, para que ele baixe e instale o wine automaticamente.

bawlaw

  • Visitante
após ele ter baixado e carregado tudo,
instale o Office (original por favor)
para isso, clique em "Install"

e depois ache o Office, como na imagem: http://img717.imageshack.us/img717/5048/capturadetela1f.png
e clique em "aplicar"..

o resto será instalado (semi-)automaticamente, bem simples. qualquer duvida é só gritar aqui.

Att.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
c/ todo respeito ao colega bawlaw, continuo achando desnecessário a instalação do ms-office no ubuntu, tal a superioridade técnica do open-office, s/ contar ser ele um sl.

gostaria aqui de aproveitar e esclarecer a colega angelabulette, sobre certos funcionamentos do linux.
o linux, diferente/ do windows, é um so c/ arquitetura que visa a segurança e estabilidade.
por isso certos hábitos aqui precisam serem considerados
tais como aqui o modo correto de se baixar um programas, é pela ferramentas disponiveis, sendo as gráficas a central de programas ubuntu e o synaptic, além é claro do famoso terminal. todos esses devida/ setados para os repositórios oficiais da versão do ubuntu. isso causa uma confiança na estabilidade e segurança.

eu particular/, ñ tenho a menor simpatia por adicionar programas, fora desse critério, isto é, ficar add programas de sites tipos playlinux, getdeb e vai por aí a fora... perfumarias sabe-se lá de onde, etc....
por aqui, cara angelabulette, esqueça esses baixaki, superdowloads, tudo um bando de porcariada, que só prestam p/ tirar a grd estabilidade do linux.

p/ quem sabe o que está fazendo, e se tem conhecimento técnico p/ consertar, acho louvável, mas p/ quem ñ tem, é bom ser avisado.
pois vejo aqui no fórum, certas reclamações de instabilidade no ubuntu, que tenho 100% de certeza, que são por causa de tais práticas.

como disse, eu ñ invento moda aqui no meu ubuntu, que já uso desde 2006, e dificilmente passo por esses sustos, nessa versão inclusive, a 10.04lts, é uma das melhores que já usei até hj do ubuntu, meus pcs, ñ travam, nada de problemas c/ aplicativos....
me mantenho extrema/ fiel a lista de repositórios que vem em cada versão, só faço add uma ppa, a do tweak ubuntu, assim mesmo, de fonte segura e a versão estável.

bom fica ai meu parecer a quem tá chegando no linux, e gostaria de começar c/ o pé direito e talvez, ñ precise de tanta exigência assim p/ suas atividades num pc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

bawlaw

  • Visitante
Concordo totalmente,
dou sempre a preferencia ao OpenOffice, acho certo que se deve ao maximo tentar utiliza-lo.
mas existem situações em que ele simplesmente não suporta algums documentos enviados por terceiros, (não existe suporte à rotação de figuras por exemplo, e as tabelas no Writer se desconfiguram totalmente.)

Além do que, existe uma coisa que defendo mais do que o SL, é a liberdade de escolha, a pessoa tem que ser livre para poder escolher o que ela achar melhor, seja o MSOffice, o OOffice, o iWork ou qualquer outro.


Offline sot-legend

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 237
    • Ver perfil
Concordo perfeitamente com rjbgbo, eu não utilizo nem recomento nada como wine, playonlinux e coisas do tipo... a estabilidade e segurança do linux são fundamentais, fora que o broffice tem tudo que há no ms-office bastando apenas adaptar-se, se realmente quer usar linux use, mas não invente de por programas fora de fontes seguras para evitar dores de cabeça.
][_, {[]} ][_,

»|.¶åŭĽĭŋĥØ.|«

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
mais uma coisa, p/ esclarecer

p/ se rodar o ms-office ou qualquer outro programa que ñ seja próprio p/ ambiente linux, é preciso um emulador, no caso o wine, aqui já citado. além de instalar ele pela formas citadas, ele também está nos repositórios.

mas cabe ressaltar, que tal programa ñ vai rodar em seu ambiente natural de sistema operacional, o que pode ocasionar problemas de performance, e outros. por exemplo, linux e windows trabalham de modo diferente na operação de fontes (letras) do sistema.

uma vez testei o pagemaker, no wine instalado do repositório numa versão do ubuntu, até me surpreendi, dele rodar mais rápido que no windows, mas qdo fui fazer certas experiências em ambos os lados, c/ arquivos, vi que ñ dava.

se a autora do tópico, precisa de trabalhar c/ estilos de textos (no caso isso são macros desse tipo de programas), sugiro, assim como aconselhei outro dia a um usuário c/ esse problema, que continuasse no windows.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

clodoaldops

  • Visitante
Vc não precisa migrar do "dia p/ noite"!

Instale em dual-boot...use linux a maior parte do tempo possivel...e depois de uns 2 meses vc até se eskecerá que tem windows instalado...pois estrá fazendo tudo no ubuntu...exceto autocad e  jogos 3d de ultima geração

Fonte:eu mesmo...dois de ubutnu e xp em dual-bbot...até me esqueci dle....rsrsrsrsrs