Autor Tópico: Perdi partição no redimensionamento  (Lida 3905 vezes)

Offline egrios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Perdi partição no redimensionamento
« Online: 10 de Junho de 2006, 22:10 »
Companheiros,

Estou com um problema!!!
Baixei um ISO do Ubuntu pois queria conhecer e talvez instalar no meu micro (tinha o Kurumin, mas troquei o HD e ainda não tinha reinstalado). Tendo gostado do que vi (live CD) resolvi instalar, mas aí começou minha tormenta.

Normalmente eu preparo o espaço para a instalação linux usando o Partition Magic (Windows), que sempre funcionou 100%, já tendo me tirado das trevas diversas vezes, mas desta vez eu fui clicando em prosseguir prá ver até onde ía. Quando chegou o momento de preparar as partições, eu resolvi confiar no particionador do Ubuntu e decidi redimensionar manualmente. Eu tinha as seguintes partições:
C:/SISTEMA (win xp)    - NTFS  - 12 Gb
E:/DADOS1                  - NTFS  - 50 Gb
F:/DADOS2                  - FAT32 - 10 Gb
G:/INSTALL                  - NTFS  -  6 Gb

Resolvi redimensionar a partição E:/ reservando 3 Gb para o Ubuntu e + 1 Gb para Swap.
Pois bem, tudo indo bem... na hora de redistribuir acontece um erro... que m...
Minha partição E:/ sumiu.

Nem o Partition Magic tá dando jeito (aliás, ele nem consegue rodar - dá erro e ele aborta).
Tô usando o R-Studio prá tentar salvar os dados...

Alguém pode dar alguma dica???

Offline dila

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Perdi partição no redimensionamento
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2006, 23:20 »
sera q ta lendo a ext3?

Offline egrios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Perdi partição no redimensionamento
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2006, 23:43 »
Não entendi...   :?  :?  :?

Pelo que andei lendo depois provavelmente o que aconteceu poderia ter sido evitado se eu tivesse desfragmentado o HD antes e aí vai uma sugestão para os desenvolvedores da distro: incluam um alerta sobre isto nas janelas desta operação. Numa boa mesmo.
Como eu disse, usava o Kurumin e ele sempre te avisa quanto aos riscos e coisa e tal.
O R-Studio enxerga as partições perdidas (a original e as duas criadas para o Linux) mas são de tipo "desconhecido". Tá aqui varrendo (mais ou menos 8 horas) e pelo visto ainda vai levar mais umas 12 pelo menos. Vou deixar... se eu não recuperar os dados estou ferrado... as fotos da família desde janeiro... a patroa vai me engolir vivo...  :(

Offline egrios

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Perdi partição no redimensionamento
« Resposta #3 Online: 11 de Junho de 2006, 14:20 »
Senhores,

Não consegui absolutamente NADA com o excelente R-Studio 3.0 (já recuperei todo um HD com ela noutra ocasião) e o Partition Magic Pro 7.0 insistia em não rodar (acusava erro grave no HD). Cheguei a pensar que tudo estava perdido mas parti em busca de outras opções. Pesquisei na NET e encontrei o programa Partition Table Doctor 3.0 e foi a minha redenção. Ele conseguiu ler as partições, e através dele eu troquei o formato da partição perdida, que estava em EXT3 quando deveria ser NTFS e mexe daqui e dali e... PIMBA!!!! Recuperei tudo.

Agradeço ao colega que chegou a responder e mantenho minha crítica ao instalador do Ubuntu que deve ser mais conservador e esclarecedor, evitando provocar este tipo de coisa que em nada ajuda a difícil missão tão bem desenvolvida ao longo dos últimos 15 anos de tornar o Linux amigável, simpático e de fácil uso.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Perdi partição no redimensionamento
« Resposta #4 Online: 11 de Junho de 2006, 17:52 »
Caro amigo, o particionamento sempre foi a parte mais perigosa e delicada na instalação de um sistema operacional quando queremos implantar no nosso micro mais de um SO.
O Ubuntu tem 2 tipos de instaladores. O primeiro é herdado do Debian, já o segundo, gráfico, é muito recente e, com certeza, ficará melhor a cada nova versão...
Cientes das dificuldades, criamos um tópico especifico para tentar explicar melhor o processo de instalação.
Quando achamos que as explicações ainda não possam ser suficientes, fornecemos um link para complementação do assunto.
É o caso da pre-desfragmentação do disco antes do particionamento tratado neste tópico:

http://www.ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912

Citar

Preparar pontos de montagem

Se você ainda não estiver bem seguro quanto ao particionamento
veja aqui
« Última modificação: 01 de Julho de 2006, 22:29 por RC2006 »
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2