Autor Tópico: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?  (Lida 4542 vezes)

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Tenho as versões do ubuntu 32 e 64 e atualmente gostaria de saber se tem diferença considerável de um para o outro em termos de desempenho. E se a versão 64-bits tem que ter obrigatoriamente 2GB de memória como no caso do Windows? O computador que quero colocar tem 1,5GB de memória. Pois como o mundo dos softwares vem progredindo, quero saber as reais sobres as duas arquiteturas. Não falem sobre que uso vou dar ao computador, pois sei que tem programas que são exclusivamente para 32-bits e já usei a 64-bits por uns tempos com coisas básicas e não notei "diferenças", mas como tem programas que já se "atualizaram" para 64-bits, então... fica a dúvida que pode ser de muitos ainda.
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #1 Online: 07 de Agosto de 2010, 10:10 »
Olá Donald Francis. Coincidentemente estou mudando para o 64 bits. Como é natural, fiz alguns testes em uma partição e no meu caso aquela ideia que eu fazia de só encontrar programas compatíveis com 32 bits foi por agua abaixo. Testei minha câmera, filmadora, editor de filmes, e todos os programas que costumo usar e até o momento estou extremamente satisfeito. Um site de jogo que costumo visitar observei que ao jogar ficou sim mais rápido mas um expert no assunto lhe dirá que o que realmente tem influência é a capacidade de hardware e limite técnico de memória que é de quase 4 gigas. Bom o que posso dizer é que "O ubuntu continua sendo um sistema matador" e pra mim não tem igual. Todo SO perto dele é pouco quantioso. Um forte abraço.

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #2 Online: 07 de Agosto de 2010, 10:56 »
Olá Donald Francis. Coincidentemente estou mudando para o 64 bits. Como é natural, fiz alguns testes em uma partição e no meu caso aquela ideia que eu fazia de só encontrar programas compatíveis com 32 bits foi por agua abaixo. Testei minha câmera, filmadora, editor de filmes, e todos os programas que costumo usar e até o momento estou extremamente satisfeito. Um site de jogo que costumo visitar observei que ao jogar ficou sim mais rápido mas um expert no assunto lhe dirá que o que realmente tem influência é a capacidade de hardware e limite técnico de memória que é de quase 4 gigas. Bom o que posso dizer é que "O ubuntu continua sendo um sistema matador" e pra mim não tem igual. Todo SO perto dele é pouco quantioso. Um forte abraço.

Valeu por algumas informações. Eu uma vez coloquei um jogo chamado postal 2, por exemplo, e não era para a arquitetura de 64 bits, informou na hora da instalação. Até o momento não sei se resolveram ou se esse jogos para linux funcionam todos em 64bits agora, assim como no windows que simula ou emula, eu não sei, programas de 32 em 64bits
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline Lugaid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • Keep Walking!
    • Ver perfil
    • Web Arts!
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #3 Online: 07 de Agosto de 2010, 14:58 »
Bom, também estudo mudar para um versão 64bits, sei que no windows 7 (outro SO que uso) se tiver instalado o 64bits e quiser instalar um programa 32 bits, não tem problema, espero que no Ubuntu também não, to pensando em mudar porque tenho 4gb de ram, e ele não reconhece esses 4GB.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #4 Online: 07 de Agosto de 2010, 15:12 »
Ola, eu uso a versao 64bit desde o lançamento do Ubuntu 10 e estou satisfeito, acho que todos que estao com essa dúvida deveriam experimentar.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #5 Online: 07 de Agosto de 2010, 21:09 »
Ola, eu uso a versao 64bit desde o lançamento do Ubuntu 10 e estou satisfeito, acho que todos que estao com essa dúvida deveriam experimentar.

Eu já usei por um pouco de tempo a 64-bits. Não sei mas penso em usar as duas, 32 e 64 pelo wubi e ver a diferença com meus aplicativos e outros jogos. Será que posso usar as duas pelo wubi? vou ver.
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #6 Online: 07 de Agosto de 2010, 22:03 »
Ola Donald, dessa forma a unica coisa que vc podera tirar duvidas e com relação aos aplicativos, se ha ou nao determinado aplicativo para a arquitetura 64bit do programa que vc usa. Se possivel faça o download da versao 64bits e use o Live-cd para testar ou melhor ainda se tiver um pen-drive de no minimo 2 giga ja da para fazer uma live-pen de testes.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline web2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 360
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #7 Online: 08 de Agosto de 2010, 10:45 »
Instalando o pacote ia32 você roda programas 32bits em CPU x86_64

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #8 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:30 »
Instalando o pacote ia32 você roda programas 32bits em CPU x86_64

Não tinha ouvido falar nesse tal de "ia32"...onde acho isso?
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline Donald Francis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #9 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:33 »
Ola Donald, dessa forma a unica coisa que vc podera tirar duvidas e com relação aos aplicativos, se ha ou nao determinado aplicativo para a arquitetura 64bit do programa que vc usa. Se possivel faça o download da versao 64bits e use o Live-cd para testar ou melhor ainda se tiver um pen-drive de no minimo 2 giga ja da para fazer uma live-pen de testes.

Do live cd não dá pra "usar" por completo o sistema e acho que você não viu a parte que falei que eu já usei por um tempo, mas isso foi acho que ano passado. Em um pen de 1gb da pra fazer que eu ja fiz uma vez, mas formatei pois precisei do pen. Só pra ver como que é o sistema que eu uso o live, mas pra usar de verdade eu prefiro instalar.
Lembre-se disso 24/7:Você é livre!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #10 Online: 09 de Agosto de 2010, 14:45 »
Instalando o pacote ia32 você roda programas 32bits em CPU x86_64

Não tinha ouvido falar nesse tal de "ia32"...onde acho isso?

No sinaptic mesmo, sao bibliotecas de compatibilidade.

Acho que se vc ou os companheiros que tem 4giga de ram e processador com suporte a 64 bit devem testar sem medo.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

blackwinds

  • Visitante
Re: Ubuntu 32-bits ou 64-bits, hoje, 2010. Vantagens em usar o 64-bits?
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2010, 21:07 »
ola,Donald uso ubuntu 64 desde o 9.04,meu computador ficou mais rapido,estavel e sem travamento algum com o ubuntu,reconhece os 4 gb de memoria , no pc,quase todos os programas tem compatibilidade com x64,fiz a troca do kernel do meu ubuntu pelo do server,ai ficou mais rapido ainda.