Autor Tópico: (Resolvido) Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet  (Lida 44298 vezes)

Offline psyduck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #30 Online: 11 de Agosto de 2010, 12:22 »
D-Link o pior roteador?
Faltou essa informação pra mim quando comprei o danado!!!

Posso tentar na rede da universidade, onde tem acesso público disponivel... Mas não saberia o que fazer quando estiver por lá, conexão a cabo só por um milagre.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #31 Online: 11 de Agosto de 2010, 12:25 »
A DLink tem bons roteadores. Mas o DI-524 de 54Mbps foi o pior roteador wireless que já se ousou fazer.

Você tem um DI-524 de 150Mbps, é um equipamento novo. Mas tenho visto muita gente reclamando dele, também. Principalmente em termos de estabilidade --- travando muito depois de algum tempo de uso (dias ou semanas).

O teste de seu note em outra rede seria importante pra gente isolar se o problema é com seu note ou com seu roteador.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline psyduck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #32 Online: 11 de Agosto de 2010, 12:27 »
OK,

Mas chegando lá nessa rede, eu executo aqueles comandos que vc já indicou?
iwconfig wlan0
iwlist wlan0 scan

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #33 Online: 11 de Agosto de 2010, 12:31 »
Sim, e anote os resultados. Tente conectar também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline diego.weis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #34 Online: 11 de Agosto de 2010, 19:10 »
Pessoal, estou com um problema parecido.
Em casa tenho uma rede wirelles através de um DI-524, Ao todo são três computadores que usam esta wirelles, sendo 2 máquinas com o ruindows e 1 maquina com o ubuntu 10.04.
As maquinas com o Ruindows acessam e navegam na internet através da minha rede wirelles sem problema.
A maquina que esta com o ubuntu 10.04 conecta na wirelles mas não navega na net.
Se eu plugar a maquina que tem o ubuntu no di-524 através de cabo, ele navega perfeitamente.

Utilizo a mesma máquina que tem o ubuntu no meu trabalho, e lá, acesso e navego na internet através de rede wirelles sem problemas.

Sendo assim, acredito que exista alguma incompatibilidade entre as configurações wirelles do DI-524 e o Ubuntu 10.04, ja que individualmente cada um funciona com outros equipamentos.

Se alguém tiver alguma ideia para ajudar, agradeço.


We can be free.
Ubuntu 10.04 LTS 64bits.

Offline psyduck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #35 Online: 14 de Agosto de 2010, 13:01 »
zekkerj,

Desculpe-me a demora em responder.
Fiz o teste na rede sem fio da universidade. Lá eles usam uma chave WEP. Executei os comandos iwconfig e scan, a resposta foi a mesma que tive nas últimas tentativas na rede aqui em casa. Tentei fazer a conexão via gerenciador, digitei a chave WEP e não conectou!!

Tentei fazer o teste tambem num hotel que disponibiliza wifi, lá eles não usam chave. A conexão via gerenciador foi estabelecida como adHoc, mas não conectou a internet...  ???

Como vc disse, isolamos o problema: está no note ou é o sistema ubuntu 10.04.

Estou perdidão!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2010, 13:24 »
psyduck, eu acho que você está errando algum procedimento. O sistema não pode estar oferecendo pra você criar conexões AdHoc, onde elas não existem. Você tem certeza de que não está tentando criar essas conexões por engano???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2010, 14:10 »
zekkerj, estou acompanhando essa luta e quero ajudar de alguma forma. Olha, o gw padrão dele está errado. Provavelmente ele nunca alterou dentro do roteador. Refaz os comandos de novo mas considera gw 192.168.0.1 por que assim é o padrão. Queria saber se ele usa o DI-524 ligado direto na internet ou se usa um modem para equacionar essa tranferẽncia de sinal para o DI-524.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #38 Online: 14 de Agosto de 2010, 17:24 »
Eu acho que ele está é se enrolando, de alguma forma, na criação da rede... não era pra haver nenhuma rede AdHoc aí.

Aí claro que vai ficar com o gateway errado, pois em vez de criar uma rede de infraestrutura (que é uma rede de acesso compartilhado, onde normalmente o próprio roteador/Access point é o gateway), ele acaba criando uma rede ponto-a-ponto pra lugar nenhum...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #39 Online: 14 de Agosto de 2010, 17:35 »
Citar
Queria saber se ele usa o DI-524 ligado direto na internet ou se usa um modem para equacionar essa tranferẽncia de sinal para o DI-524.

Ok amigo zekkerj. Se não se importa gostaria que o psyduck eclareça a situação acima.
e faça o seguinte teste:
Abra o navegador e insira o número 192.168.0.1 e veja se consegue entrar em seu roteador. Use conexão direta (cabo RJ45).

Offline psyduck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2010, 08:35 »
Olá libonati e zekkerj

zekkerj, eu estabeleço a conexão via gerenciador de redes. Não faço intervenção nenhuma, não modifico ou faço inserção de informações (apenas as chaves de segurança). O gerenciador mesmo é que estabelece essas configurações de rede. Depois que vc me falou que o Adhoc atrapalha ao invés de ajudar, fiquei atento. Mas ao alterar para infraestrutura, a conexão deixa de existir.

libonati, realmente isto esta sendo uma luta e frustração de minha parte por querer que o lance funcione e nada!
Vamos as suas questões: - O roteador DI-524 usa um modem D-Link DSL-500B para estabelecer a conexão à internet. O ip do roteador 192.168.0.1 abre sem problemas no note usando conexão via cabo.

Mais uma vez, obrigado pela atenção

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #41 Online: 15 de Agosto de 2010, 11:34 »
Seu problema é que seu adaptador não está funcionando direito. O que a gente precisa agora é determinar se isso acontece porque vc não está usando o driver certo, ou se ele está com algum problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #42 Online: 15 de Agosto de 2010, 12:20 »
Como eu havia imaginado... você não está recebendo rota default.

Seu problema se resolve fácil, com o comando

sudo route add -net default gw 10.42.43.254

(Supondo que o gateway correto seja esse)

Se você conseguiu entrar na página do seu roteador com 192.168.0.1 este é o seu gateway. Você equivocadamente passou errado para o zekkerj mesmo com a observação acima feita pelo amigo. Siga os procedimentos mesmo perdendo sinal. Deixe em infraestrutura, este é apenas uma parte do iceberg.

Offline psyduck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #43 Online: 16 de Agosto de 2010, 08:04 »
Seu problema é que seu adaptador não está funcionando direito. O que a gente precisa agora é determinar se isso acontece porque vc não está usando o driver certo, ou se ele está com algum problema.

O adaptador é novo. Comprei exatamente porque não consegui fazer com que a placa de rede do note funcionasse. O adaptador é um usb Encore ENUWI-N3 802.11n. Prefiro acreditar que seja o driver.


Como eu havia imaginado... você não está recebendo rota default.

Seu problema se resolve fácil, com o comando

sudo route add -net default gw 10.42.43.254

(Supondo que o gateway correto seja esse)

Se você conseguiu entrar na página do seu roteador com 192.168.0.1 este é o seu gateway. Você equivocadamente passou errado para o zekkerj mesmo com a observação acima feita pelo amigo. Siga os procedimentos mesmo perdendo sinal. Deixe em infraestrutura, este é apenas uma parte do iceberg.

O gateway 10.12.43.254 foi fornecido a partir do comando ifconfig e route -n.
Utilizei o comando sudo route add -net default gw 192.168.0.1 o reultado:

marcos@marcos-laptop:~$ sudo route add -net default gw 192.168.0.1
SIOCADDRT: Processo inexistente


libonati

  • Visitante
Re: Ubuntu 10.04 acessa rede wireless mas nao conecta a internet
« Resposta #44 Online: 16 de Agosto de 2010, 09:44 »
Então mude o nome ( IP ) do gateway. Talvez o problema seja este. Não sei se o colega zekkerj concorda comigo mas acredito que este é o problema ou parte dele.