Autor Tópico: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?  (Lida 2536 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Online: 03 de Agosto de 2010, 22:06 »
Pessoal, sempre ouvi dizer que Linux não tinha vírus. Hoje li que, mesmo que fizessem, os vírus só pegariam quem usa mal o usuário root (iniciantes, por exemplo).

Mas e sobre segurança na Internet, por exemplo, uso de bancos, etc. O Linux Ubuntu precisa de Antispyware? Existe firewall no Ubuntu? Se existe, como configurar? Se não, é necessário? Se é, como instalar?

Se puderem me dar uma resposta objetiva sobre este assunto, ou mesmo me passarem links onde eu possa aprender mais disso, agradeceria!

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2010, 22:37 »
ñ uso anti-vírus aqui no ubuntu, pois ñ troco arquivos c/ usuários de windows
ainda assim se o fizesse, acho que o problema é de cada dono de pc e ñ meu, mas o linux é tão bom que pensou nisso, tem o clamav que limpa vírus.
mais sobre vírus, há vários tópicos no fórum, como esse - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,70345.0.html
e pesquise, leia p/ aprender.

qto ao firewal eu também ñ precisaria usar pois estou atrás de um router, uso o padrão do ubuntu - http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

aqui no linux eu entro no meu banco, coisa que jamais fiz no windows

no mais são vícios do windows, dá uma lida:

http://wiki.ubuntu-br.org/Seguranca
http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo


Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2010, 23:58 »
Citar
Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?

Segurança -> sim, todo sistema precisa.

firewall -> sim, todo sistema precisa de algum.

"antispys" -> não, o Ubuntu não precisa disso.

"etc" -> não, o Ubuntu não precisa da maioria deles.

Uso consciente e responsável do seu computador -> sim, o Ubuntu precisa disso, você precisa disso, eu preciso disso, o mundo precisa disso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:32 »
qto ao firewal eu também ñ precisaria usar pois estou atrás de um router, uso o padrão do ubuntu - http://wiki.ubuntu-br.org/UFW

O que é um router?

Quanto a bancos, estamos mais seguros que no Windows? --- pergunta idiota, claro q sim...  :P

"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #4 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:36 »
Citar
O que é um router?
Router, ou na nossa língua, "roteador", é um equipamento que serve pra ligar duas redes.

Estar atrás de um roteador não dá segurança a ninguém.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2010, 12:47 »
Ah sim. De fato eu sabia a tradução, mas como ele falou que tratava-se de dar segurança eu imagine que tivesse um significado específico. ::)
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Segurança, firewall, antispys, etc. Ubuntu precisa disso?
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:13 »
Ele devia estar se referindo a estar atrás de um roteador com NAT (que é o caso da esmagadora maioria dos roteadores domésticos). Existe uma segurança relativa nessa situação, pois não é possível abrir conexões de fora para dentro assim.

Porém, ainda há várias formas de colocar as máquinas da rede externa em risco, mesmo estando atrás de um roteador com NAT. Há poucos dias, por exemplo, um pesquisador anunciou ter descoberto uma vulnerabilidade justamente nesse tipo de equipamento (roteadores domésticos), que colocaria em risco a navegação nesse tipo de rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D