O comando find foi bem simples e eu não preciso de ter modo gráfico instalado para usar, o que é bem útil quando se trabalha com computadores antigos. Como eu trabalho apenas recuperando arquivos de computadores que pararam de funcionar e reinstalando ou recuperando o sistema isso vai melhorar os meus dias.
Eu fui ver como é o modo gráfico em um outro pc aqui apenas para memorizar um pouco como fazer, não foi nada tão difícil que eu precisasse levar anotado, mas eu não tinha modo gráfico para aprender sozinho e utilizar.
O modo gráfico gera linhas assim:
File1=file:///caminho/inteiro/até/o/arquivo/nomedamusica.mp3
Já no modo texto eu fui usando cd até chegar no diretorio e então usei o find e criou linhas assim:
./nomedosubdiretorio/nomedamusica.mp3
Com isso me parece que no modo gráfico eu posso mover o arquivo da lista e o mplayer ainda vai tocar, o que é bom, ele não precisa ficar na mesma pasta que pode ser um HD que eu uso como pendrive por exemplo. Já o modo texto deixa bem simples visualmente para, a exemplo, procurar rapidamente alguma musica que eu queira retirar da lista.
(Off: Eu tenho um HD que contém arquivos que tenho que copiar para os computadores para as pessoas trabalharem, mas ninguém me deixar colocá-lo compartilho em um computador ligado na rede.)
Muito obrigado pela ajuda Web2000, Danne e Georg