Autor Tópico: Baixa resolução no UBUNTU 10.04  (Lida 3134 vezes)

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Baixa resolução no UBUNTU 10.04
« Online: 03 de Agosto de 2010, 16:16 »
Ola, usei o linux Ubuntu pela primeira vez ontem, sou leigo de tudo.  
  
Ele instalou td certo até o momento que o monitor não era reconhecido. (Uso VAIO)  
Dai usei a saida VGA para ver o que estava acontecendo, e essa funcionou. Dai atualizei um tal de grub e na hora de inicializar ele acabou foi é estragando o boot do Windows que eu uso.  
Mas o problema foi superado, eu acabei corrigindo o boot.  
  
Depois fui e atualizei o driver proprietário da minha placa gráfica nvidia.  
E depois disso eu não consigo mais aumentar a resolução nem mexer na configuração da nvidia que tem lá.  
  
Da uma msg assim "you do not appear to be using the NVIDIA X driver. Please edit your X configuration file (just run 'nvidia-xconfig' as root), and restart the X server"  
  
Ou seja, ta pedindo pra configurar o driver da nvidia eu acho. Mas não sei como fazer isso nem como reinicia o X que tbm não sei o que é.  
  
Alguem pode me ajudar.??


NOTA: Na tela de boot, eu escolho a versão do kernel mais atual, e o sistema fica todo zoado, parece uma televisão fora de sintonia. O touchpad não funciona direito, ou não vejo a seta pelo menos.

Me desculpe se estou postando no lugar errado, mas já procurei em varios lugares e nenhum eu consegui resolver. Gostaria de testar aos poucos pra eu ir me acostumando. Estou lendo umas dicas pra iniciante pra ir me ambientando com o SO.

Desde já eu agradeço a todos!!!

« Última modificação: 03 de Agosto de 2010, 16:58 por roderickOl »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re: Baixa resolução no UBUNTU 10.04
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2010, 21:08 »
Acho que seu problema não é muito complicado de se resolver. Embora meus conhecimentos sejam limitados, pois ainda estou aprendendo, vou tentar ajudar.

Primeiro responda:

1. Qual é a versão do seu Ubuntu?
2. Como você instalou o driver da NVidia?

A mensagem que você recebeu pede para você rodar o comando nvida-xconfig pelo terminal como root. Você diz que não consegue mexer na configuração da NVidia. Você usou o programa NVIdia X Server Settings? Ele fica em Sistema -- > Administração --> NVidia X Server Setings. Quando ele não está instalado, executamos o comando no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt0get install nvidia-settings
Bem, o root é o superusuário do sistema. Quando você está logado como root, você pode fazer tudo com o sistema. Você tem permissões totais. Por isso, comandos executados como root devem ser feitos com muita cautela, ou você pode estragar o sistema.

Para executar um comando como root, faça o seguinte:

1. Abra um terminal.
2. Digite a palavra sudo e depois o comando que você quer. Assim, o comando que você executar terá permissão para alterar os arquivos de sistema.
Código: [Selecionar]
sudo comando
Agora eu acho que você instalou uma versão antiga do Ubuntu, porque nas versões atuais, a instalação do driver da nvidia é praticamente automática. Essa mensagem aparecia quando precisávamos fazer a instalação no braço. Atualmente, instalamos o driver através de uma notificação que aparece no canto da tela, indicando que há drivers proprietários, ou indo em sistema --> Administração --> Drivers proprietários. Foi assim que você instalou? Se não, recomendo que baixe uma versão atual do Ubuntu. A versão atual é o Ubuntu 10.04 (Lucid Linx).

Mas se quiser tentar, muito cuidado: se você tiver arquivos importantes é melhor fazer uma cópia de segurança, pois as vezes, ao tentar fazer a instalação manual, o arquivo de configuração do vídeo é modificado erradamente, e não conseguimos mais iniciar o modo gráfico. Então, lá vai:

Para executar o comando que você recebeu da mensagem, digite no terminal o que aparece abaixo.

sudo nvidia-xconfig

Ele executará os comandos de configuração do driver da nvidia. É tudo bem rápido. Confirme sempre que for necessário.
Quando o comando terminar, reinicie a máquina.

A propósito, o X Server (ou servidor X) é o programa responsável por controlar o vídeo, o teclado e o mouse. Em um sistema Linux, esses três itens rodam sobre o X Server. Nas versões anteriores do Linux, podiamos usar o comando Ctrl + Alt + Backspace para reiniciar o servidor X. Atualmente, a única forma que eu conheço de fazer isso é reiniciando a máquina.

Boa sorte.

Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Baixa resolução no UBUNTU 10.04
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2010, 23:25 »
Minha versão do Ubuntu é a 10.04
Instalei através da recomendação do sistema. Automaticamente.

Sim, usei ele, e quando acesso ele. Da aquela mensagem em ingles que fala pra reiniciar o X.

Fora isso não ha opção alguma para configurar lá, diferentemente do que eu já vi em screens por ai, onde existe um monte de opções para mexer, inclusive a resolução.

Fiz isso do sudo nvidia-xconfig, e apareceu assim

"Using X configuration file: ...../xorg.conf".
Backed up file ....../xorg.conf as /etc/X11/xorg.conf.backup
New X configuration file written to ....X11/xorg.conf

Só isso;
Dai eu reiniciei ele e fica a mesma coisa.

Um detalhe, eu só consigo abrir o Ubuntu mesmo em baixa definição com a versão mais antiga do kernel nas opções do grub.
Na mais atual, ele fica todo estranho como se fosse uma televisão fora de sintonia.

Offline bertoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: Baixa resolução no UBUNTU 10.04
« Resposta #3 Online: 13 de Setembro de 2010, 00:43 »
Ola, usei o linux Ubuntu pela primeira vez ontem, sou leigo de tudo.  
  
Ele instalou td certo até o momento que o monitor não era reconhecido. (Uso VAIO)...

Qual é o modelo de tua máquina?

O touchpad está funcionando no Kubuntu 10.04?


Offline roderickOl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Baixa resolução no UBUNTU 10.04
« Resposta #4 Online: 13 de Setembro de 2010, 08:31 »
O meu VAIO é um CW17FX/B

E uso o Ubuntu, e não o Kubuntu.

Consegui resolver através desse tutorial os problemas
>>http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,69789.0.html