Autor Tópico: Problema ao configurar conexão por IP [RESOLVIDO]  (Lida 8843 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #15 Online: 04 de Agosto de 2010, 22:42 »
Por favor, como eu disse desde o princípio do tópico, o problema é na configuração. Não há nenhum proxy. O UFW, firewall do Ubuntu nunca foi modificado, portanto, conforme indicia este link [ http://wiki.ubuntu-br.org/UFW ], ele está liberado.

Citar
O aplicativo padrão de firewall para do Ubuntu, a partir da versão 8.04LTS é UFW. Por padrão UFW está habilitado, mas todas as portas estão abertas (caso contrário não haveria acesso à Internet após a instalação).


O problema é algum "erro" do Ubuntu que não deixa eu configurar minha conexão manualmente! O que será que eu vou ter que fazer: formatar, para zerar qualquer lixo na configuração da placa de rede?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:02 »
Citar
e aí, alguém já tem minha solução!?
Já, seu DNS não está funcionando, por isso você não navega.

lembra que eu falei pra você usar os servidores 208.67.222.222 e 8.8.8.8???

Citar
- Editei o arquivo /etc/network/interfaces assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address <meu ip>
    netmask <máscara de sub-rede>
    gateway <meu gateway>
    [color=red]dns-nameservers <o dns preferencial e o alternativo, nesta ordem>[/color]

p.s.: os dados foram fornecidos pela assistência técnica do meu provedor.
p.s.: broadcast não tinha. E o netmask, como você disse, deixei em branco.

Eu li direito, ou você usou os servidores DNS fornecidos pelo seu provedor, e não os que eu te indiquei?  ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2010, 23:32 »
Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 192.168.1.10
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
    gateway 192.168.1.1
    dns-nameservers 208.67.222.222 8.8.8.8

Troque os valores aí em cima pelos fornecidos pelo seu provedor. Com um detalhe, a última linha precisa do pacote "resolvconf" para funcionar.

Você disse para trocar pelos dados do provedor. Por que eu usaria esses servidores DNS ao invés dos meus convencionais? O problema não é com eles. O Ubuntu sequer lista as conexões que eu crio. Isso é algum erro do UBUNTU! Tanto é que eu configurei a conexão no Live Cd no meu notebook e funcionou perfeitamente!

Tem um detalhe que eu esqueci de observar anteriormente. No meu notebook, ao colocar o live CD com o cabo conectado, quando eu clicava no aplicativo de gerenciamento de redes e editava uma rede com fio eu percebia que o endereço físico (listado aqui como MAC) já era automaticamente detectado. Fez-se necessário, então, que eu configurase apenas o IPv4 e IPv6. No meu desktop (o pc com os problemas que estamos tentando resolver) isso não ocorre.

Outra coisa que vale à pena comentar é que antes, com meu provedor antigo, eu configurava como pppoe, usando o utilitário pppoeconf, pelo terminal. Eu estive dando uma olhada em umas pastas (ex.: /etc/ppp/) e tem muito "lixo" desta antiga conexão. Só pode ser algo relacionado a isso. Afinal, se você lembra, no início, o problema de "o dispositivo não é gerenciável" foi resolvido ao apagar-se o arquivo /etc/network/interfaces. Será que não é outro arquivo importante com "lixo" que está impedindo o bom funcionamento?

Onde é o arquivo que o aplicativo "Conexões de Rede" salva as conexões que eu edito? Pelo menos sabendo onde são eu posso dar uma olhada. Já é uma esperança a mais. Meu Deus, quanta dor de cabeça!  :'(
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 23:38 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #18 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:14 »
Citar
Você disse para trocar pelos dados do provedor. Por que eu usaria esses servidores DNS ao invés dos meus convencionais?
Pq nem sempre os servidores convencionais funcionam.

Citar
O problema não é com eles. O Ubuntu sequer lista as conexões que eu crio. Isso é algum erro do UBUNTU! Tanto é que eu configurei a conexão no Live Cd no meu notebook e funcionou perfeitamente!
Bem, então temos uma pequena situação aqui... você não consegue resolver sozinho, e eu não consigo resolver seu problema sem você colaborar.

Está claro pra mim, pelas informações que você postou, que você tem um problema de DNS. Ou está mal-configurado, ou simplesmente não foi configurado. Então agora, pra que possamos prosseguir, eu preciso que você confie em mim. Ou, se não quiser confiar, tudo bem, mas nesse caso você terá que encontrar outra pessoa que o ajude.

OK???

Então mude a configuração de DNS para os servidores que eu indiquei, e teste novamente sua conexão.

Aguardo retorno.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #19 Online: 05 de Agosto de 2010, 00:30 »
O zekkerj tem razão rapaz. Ontem eu estava com a minha internet lenta e mudei o DNS, reiniciei o firefox e ela voltou relampago, bem rápido como é o normal. Isso não impediu de continuar usando o DNS do meu provedor, pois. quando se desliga o ubuntu as configurações anteriores do /etc/resolv.conf retornam tranquilamente.

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2010, 12:48 »
Bem, então temos uma pequena situação aqui... você não consegue resolver sozinho, e eu não consigo resolver seu problema sem você colaborar.

Está claro pra mim, pelas informações que você postou, que você tem um problema de DNS. Ou está mal-configurado, ou simplesmente não foi configurado. Então agora, pra que possamos prosseguir, eu preciso que você confie em mim. Ou, se não quiser confiar, tudo bem, mas nesse caso você terá que encontrar outra pessoa que o ajude.

OK???

Então mude a configuração de DNS para os servidores que eu indiquei, e teste novamente sua conexão.

Aguardo retorno.

Eu não quis ser rude pelo fato de ter digitado Ubuntu com letras maiúsculas. Se foi isso que aparentou, pesso desculpas. Obviamente eu sei que não posso resolver sozinho, do contrário sequer teria postado em um fórum.

Bom, mas voltando ao assunto principal, quando eu disse que certamente é um erro do Ubuntu, eu estava me baseando no simples fato de ele ignorar as configurações que ponho no /etc/network/interfaces.

Mas ontem, antes mesmo de ler seu último post, eu mudei os DNS e, como eu já esperava, o problema persistia. Digo "como eu já esperava" pois, como eu já citei anteriormente, a conexão que uso para postar aqui no fórum é a mesma que estou tentando configurar no Ubuntu, com o mesmo DNS etc. E aqui no Windows ele está funcionando perfeitamente. ::)
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2010, 12:56 »
Onde você mudou esse DNS? No próprio arquivo "/etc/network/interfaces"?

Lembra que eu disse que as linhas "dns-nameservers" precisam do pacote resolvconf pra funcionar?

Então, antes de instalar esse pacote, você precisa colocar os nameservers diretamente no arquivo /etc/resolv.conf. A função do pacote resolvconf é te dar controle sobre a forma como o sistema altera o /etc/resolv.conf, principalmente quando você usa IP dinâmico (dhcp ou PPPoE).

Como eu já te expliquei, enquanto você não instala o pacote, você deve editar o arquivo /etc/resolv.conf, incluindo os nameservers que você pretende usar. Chegou a fazer isso?

Uma boa idéia, neste momento, é você mostrar o conteúdo desse arquivo /etc/resolv.conf, pra gente sugerir alterações ou correções.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #22 Online: 05 de Agosto de 2010, 12:59 »
 :o

Ontem, como que prenvendo algo ( :P ) eu também vi o conteúdo do arquivo resolv.conf e estava

nameserver 8.8.8.8

Aí mudei pro meu dns...

Quando ao pacote resolvconf, eu havia dito que ele existe, então, não achei, naquele momento, necessário mexer no resolv.conf.

vou ligar o pc e listar os conteúdos... aguardem...
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #23 Online: 05 de Agosto de 2010, 13:07 »
Acabei de perceber um erro: ontem eu olhei /etc/ppp/resolv.conf

O resolv.conf que vc falou, atualmente está como:

# Generated by NetworkManager

Só isso.

O /etc/network/interfaces está:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address <meu ip>
    netmask <máscara de sub-rede>
    gateway <meu gateway>
    dns-nameservers 208.67.222.222 8.8.8.8
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #24 Online: 05 de Agosto de 2010, 13:35 »
Então edite o resolv.conf novamente, adicione alguns servidores DNS --- podem ser os seus ou os que eu indiquei --- e imediatamente, sem reconectar ou reiniciar o computador, teste novamente a conexão.

Se funcionar, reinicie o computador, e veja se o arquivo foi alterado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #25 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:24 »
;D ;D ;D ;D ;D

bom, eu abri o /etc/resolv.conf testei mudar o arquivo assim:

Código: [Selecionar]
nameserver ip_dns,

onde em "ip_dns" eu coloquei 189.80.121.250 ou 189.80.121.253 ou 208.67.222.222 ou 8.8.8.8. Nenhum dele funcionou. Por fim, eu descobri que, na pressa tinha me esquecido de tirar o cabo da internet do Notebook e colocar no PC... :-\ :-\ :-\ :-\

Aí fiz, como a última configuração que tinha deixado foi com o dns 208.67.222.222 assim que reiniciei o PC (esperando ele reconhecer o cabo) eu ari o google Chrome e voalá! Ele funcionou perfeitamente!

Valeu mesmo zekkerj, pela atenção! Por fim o problema todo foi com o arquivo /etc/resolv.conf, que estava vazio.

Depois, fui em Sistema, Administração, Ferramentas de Rede e vi que a interface eth0 está com os Ips e máscaras de subrede certinhas... certamente agora ele leu o arquivo interfaces.

No nosso velho amigo "Conexões de Rede" ele continua com sua "Ethernet automática" com configurações inválidas, e o ícone dele no painel nem aparece mais, mas não faz falta. Ah, e a conexão também está funcionando para todos os usuários. Já chequei isso.

Value! Problema resolvido.

p.s.: esse DNS (208.67.222.222) é daonde? Pois vou usar ele mesmo... não ouso mais tocar no resolv.conf.... hahahaha
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP [RESOLVIDO]
« Resposta #26 Online: 06 de Agosto de 2010, 01:08 »
É um dos IPs do OpenDNS. O outro é 208.67.220.220.

O outro servidor que eu costumo recomendar é o 8.8.8.8, que é o servidor DNS do Google. Há também o 8.8.4.4.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D