Autor Tópico: Problema ao configurar conexão por IP [RESOLVIDO]  (Lida 8844 vezes)

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Problema ao configurar conexão por IP [RESOLVIDO]
« Online: 02 de Agosto de 2010, 19:00 »
Pessoal, recentemente contratei um serviço de Banda Larga via radio que configura a conexão por IP, informando máscara de sub-rede, gateway, etc.

Os técnicos, ao instalarem, configuraram a rede no Windows normalmente. Nesse dia, eu estava sem meu desktop (usei meu notebook, onde tem windows), por isso não pude testar no Linux. Então, lembrei do live CD do Ubuntu. Coloquei ele no meu notebook (9.10), cliquei no ícone do painel superior que indicava as redes disponíveis e editei a conexão automática criada pelo próprio Ubuntu com os dados da minha conhexão. Até aí perfeito.

Só que hoje meu desktop chegou do concerto (uso Ubuntu 10.04). Quando fui fazer  a mesma coisa, ao invés dele automaticamente criar uma conexão padrão ao detectar o fio da internet conectado, ele não o faz, exibindo a seguinte mensagem: "dispositivo não pode ser configurado" ou manipulado, ou coisa assim.

Mesmo assim, tentei configurar a conexão. Não deu certo. Ao terminal, ele sequer lista ela na lista de conexões, me forçando a repetir todo processo. Alguém me ajuda a resolver o problema!?

Gente, preciso de ajuda o mais rápido possível!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2010, 19:25 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2010, 09:36 »
Citar
Quando fui fazer  a mesma coisa, ao invés dele automaticamente criar uma conexão padrão ao detectar o fio da internet conectado, ele não o faz, exibindo a seguinte mensagem: "dispositivo não pode ser configurado" ou manipulado, ou coisa assim.

Seria por acaso "Dispositivo não é gerenciável"? Você por acaso usava antes conexão ADSL, ou coisa parecida?

Citar
hoje meu desktop chegou do concerto (uso Ubuntu 10.04).
Ele foi assistir ao concerto, ou foi se apresentar com a filarmônica?  :P ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2010, 14:27 »
Ele foi assistir ao concerto, ou foi se apresentar com a filarmônica?  :P ;D

Na verdade a pressa para sair cometeu este deslize... me perdoem! Na verdade ele voltou do conserto!  :-\ ::) ;D

Quanto ao gerenciável, é isso mesmo. Como eu estava com pressa não pude verificar a mensagem corretamente. O tipo de conexão que eu usava antes era DSL, também via rádio, com a diferença de que era PPPOE; assim, para configurar, eu entrava no terminal, digitava
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconf e seguia os procedimentos.

Na verdade, esta conexão ainda está configurada no meu Ubuntu. Será que pode ser isso? Se for, como faço para "zerá-la"?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2010, 14:33 »
Apague o conteúdo do arquivo "/etc/network/interfaces". Ele pode até ficar vazio, mas se quiser deixe-o assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2010, 21:19 »
 >:(

Deixei o arquivo /etc/network/interfaces com ese texto que você falou, mas agora o senhor Ubuntu está me incomodando com outro problema:

Após eu reiniciar o PC, ele detectou normalmente o cabo e apareceu o ícone no painel do Ubuntu. Quando clico em conexões de rede, ele, não sei porque, apareceu a conexão que eu tinha configurado anteriormente (aquele da descrição do tópico, que ele sequer listava antes). Só que ele tinha também criado outra, a "Auto eth0", e a estava usando. Entretanto, ela estava com configuração padrão, que não serviam na minha conexão. Apaguei a "Auto eth0", só que, ao clicar com o botão no ícone de conexões do painel, ele não aparecia a conexão que criei. Agora só aparece uma tal de "Ethernet automática", que também tem configurações padrões que não me servem. E não adianta mudar esta "Ethernet automática" pois ele cria outra de mesmo nome e ignora a anterior que eu modifiquei.

Também não adiantou apagar, depois de tudo isso, o arquivo /etc/network/interfaces.

Enfim, eu preciso desta conexão o mais rápido possível, mas como sempre, a imprevisibilidade do Ubuntu está me atrapalhando.

Alguém faz idéia do que pode ser? :-[
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #5 Online: 04 de Agosto de 2010, 00:10 »
"Ethernet automática" e "Auto eth0" são a mesma coisa.

Talvez o problema seja exatamente esse: ele está simplesmente tentando fazer a conexão automática, forçando o IP automático, que não te serve.

E aí uma idéia passou zumbindo pela minha cabeça (não, quem passou zumbindo foi um mosquito enorme, a idéia passou em silêncio).

Já que você vai usar IP fixo, pq não configura ele no arquivo "/etc/network/interfaces"? Não é difícil de fazer, e vc já o editou uma vez direitinho.

Seria algo assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address 192.168.1.10
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
    gateway 192.168.1.1
    dns-nameservers 208.67.222.222 8.8.8.8

Troque os valores aí em cima pelos fornecidos pelo seu provedor. Com um detalhe, a última linha precisa do pacote "resolvconf" para funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:11 »
Antes de eu fazer isso, preciso saber uma coisa:

Qual a diferença entre as linhas "address" e "network"?

E que pacote resolvconf é esse? Se eu não tiver, como posso instalar se não tenho internet!?
« Última modificação: 04 de Agosto de 2010, 11:33 por mhkgalvez »
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #7 Online: 04 de Agosto de 2010, 11:52 »
Antes de eu fazer isso, preciso saber uma coisa:

Qual a diferença entre as linhas "address" e "network"?
A primeira dá o endereço IP da sua conexão; a segunda dá a rede a que essa conexão pertence. Se você não sabe o que é isso, pode deixar a linha "network" de fora.

Citar
E que pacote resolvconf é esse?
É um pacote que automatiza a configuração dos servidores DNS.

Citar
Se eu não tiver, como posso instalar se não tenho internet!?
Você pode configurar seus servidores DNS manualmente, editando o arquivo "/etc/resolv.conf". Daí é só usar o gerenciador de pacotes pra instalar o "resolvconf", ou executar o comando abaixo:

sudo apt-get install resolvconf
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #8 Online: 04 de Agosto de 2010, 12:06 »
Vou tentar aqui e já aviso dos resultados.
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #9 Online: 04 de Agosto de 2010, 12:35 »
Resultado: procedimento falhou... de novo! >:(

Ocorreu o seguinte:

- Verifiquei se eu tinha o resolvconf usando o comando whereis resolvconf. Ele listou a pasta onde se encontrava. Tudo bem até aqui.
- Apaguei todas as conexões anteriores que eu havia criado em "Conexões de Rede".
- Editei o arquivo /etc/network/interfaces assim:

Código: [Selecionar]
auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet static
    address <meu ip>
    netmask <máscara de sub-rede>
    gateway <meu gateway>
    dns-nameservers <o dns preferencial e o alternativo, nesta ordem>

p.s.: os dados foram fornecidos pela assistência técnica do meu provedor.
p.s.: broadcast não tinha. E o netmask, como você disse, deixei em branco.

Resultado: depois de reiniciar o PC, o ícone de conexões nem aparece mais no painel superior do Ubuntu, como se nem o cabo ele detectasse mais, como no início. Tentei, então, reconfigurar uma conexão pelo menu "Conexões de Rede" e o problema inicial voltou: ele não lista a conexão criada!

Pergunta: os espaços antes das palavras addresss, netmask, gateway, etc. contam?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #10 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:16 »
Eu não disse que você podia deixar "netmask" em branco. Eu disse que você podia deixar network fora do arquivo (não em branco).

netmask é uma configuração essencial!!! Sem ela, nada vai funcionar direito, principalmente se seu provedor estiver usando uma máscara diferente da máscara da classe do IP (p.ex, 10.1.1.1/255.255.255.0).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #11 Online: 04 de Agosto de 2010, 13:24 »
A não, me perdoe. Se olhar no arquivo que eu postei, verá que eu deixei network em branco, não netmask. Foi só um erro na digitação!

Alguma idéia do que possa ser?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #12 Online: 04 de Agosto de 2010, 15:18 »
execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui:

ping <seu gateway>

ping 8.8.8.8

ping www.google.com
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mhkgalvez

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 289
  • Não temas: A Esperança VIVE!!!
    • Ver perfil
    • The Century Truth - Conhecendo a Verdade deste Século.
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2010, 18:16 »
Bom, a conexão que uso para postar no fórum agora é a mesma que estou tentando configurar no
Linux Ubuntu, só que estou falando de um notebook com Windows Vista. Por isso, não há nenhum problema com a conexão
se é o que quer saber. Como ela não está configurada, no Ubuntu, ao tentar disparar contra www.google.com.br ele retorna:

ping: unknown host www.google.com.br

O mesmo se dá ao usar www.google.com ou http:\\... ou http://, etc. O problema é que ele não reconhece a conexão mesmo.
Isso eu já sabia que iria acontecer.

Quanto ao disparar contra o gateway ele fica "travado" pois aparece:

PING <meu gateway> (<meu gateway>) 56(84) bytes of data.
|

A barra em baixo seria como se estivesse esperando algo acontecer, mas nada acontece.

Quanto ao disparar contra 8.8.8.8 a resposta dele é:

PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=1 ttl=52 time=43.4 ms
.
.
.


Os três pontos indicam que ele fica repetindo infinitamente, aumentando em uma unidade  valor de icmp_seq e sendo
variável o valor de ttl e time.

Essa é a resposta desse teste: e aí, alguém já tem minha solução!? ??? :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[ :-[

p.s.: só para que você fique ciente. O resultado destes testes aqui no Windows é:

Microsoft Windows [versão 6.0.6000]
Copyright (c) 2006 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

C:\Users\Matheus>ping 192.168.21.1 --> gateway

Disparando 192.168.21.1 com 32 bytes de dados:

Resposta de 192.168.21.1: bytes=32 tempo=18ms TTL=64
Resposta de 192.168.21.1: bytes=32 tempo=11ms TTL=64
Resposta de 192.168.21.1: bytes=32 tempo=9ms TTL=64
Resposta de 192.168.21.1: bytes=32 tempo=28ms TTL=64

Estatísticas do Ping para 192.168.21.1:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 9ms, Máximo = 28ms, Média = 16ms

C:\Users\Matheus>ping 8.8.8.8


Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:

Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=57ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=80ms TTL=54
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=28ms TTL=52
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=25ms TTL=52

Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 25ms, Máximo = 80ms, Média = 47ms

C:\Users\Matheus>ping www.google.com.br

Disparando www.l.google.com [64.233.163.104] com 32 bytes de dados:

Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=111ms TTL=54
Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=36ms TTL=54
Esgotado o tempo limite do pedido.
Resposta de 64.233.163.104: bytes=32 tempo=20ms TTL=54

Estatísticas do Ping para 64.233.163.104:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 3, Perdidos = 1 (25% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 20ms, Máximo = 111ms, Média = 55ms



"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome."

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema ao configurar conexão por IP
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2010, 18:32 »
Citar
PING 8.8.8.8 (8.8.8. 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=1 ttl=52 time=43.4 ms
.
.
.

Os três pontos indicam que ele fica repetindo infinitamente, aumentando em uma unidade  valor de icmp_seq e sendo
variável o valor de ttl e time.

Isto significa que sua Internet esta conectada e pedindo requisição de eco ao endereço 8.8.8.8

Ou seja ela está funcionando.

O fato de não navegar é outra historia.

Você tem proxy instalado, firewall ou outra coisa que possa bloquear sua navegação?