Autor Tópico: Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...  (Lida 1721 vezes)

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...
« Online: 02 de Agosto de 2010, 14:32 »
Olá.
Venho a vocês aqui para tentar esclarecer algo sobre a seguinte situação...

Tenho tentado criar uma rede com um Roteador Wireless WRT54G2. Estou com um Notebook rodando Win 7 Professional e a minha máquina normal rodando Win XP e Ubuntu (que é o que me interessa).

Mas não estou conseguindo achar informações claras sobre como fazer isso. Acabo me confundindo ainda mais do que já estava.

Acontece que pelo que sei, o Linux depende de um tal de serviço Samba para poder enxergar a outra máquina na rede (no caso, minha máquina, para poder enxergar o Notebook).

Fui no SMB mas não tinha nada dentro de "Rede Windows"...
Embora minha máquina detecte tudo o que é periférico (placa wireless, roteador, etc...), eth0, enfim... nesse aspecto,tudo parece bem...

E agora ? O que poderia fazer ?

Alguma idéia ? Será que a solução para isso passa pela configuração da rede não só no Ubuntu mas também no Windows ?

Desde já agradeço qualquer luz que vocês derem, porque tá muito nebulosa a situação aqui...
E obrigado aí, por ler até aqui...

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...
« Resposta #1 Online: 02 de Agosto de 2010, 15:41 »
Acabo de encontrar esse link, dizendo que na versão 9.04 do Ubuntu (justamente a que tenho), vc deve editar um certo arquivo...
Só que continuei na mesma, ainda não entendi direito o que exatamente tenho que fazer...

Link --> https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/samba/+bug/375593

Em tentativas anteriores para resolver o problema, fiquei tentado a simplesmente ir no Synaptic, e baixar o Samba, mas estranhei quando vi que certos arquivos já apareciam como instalados (como o samba-common, e o smb-client). Ao tentar instalar o Samba, recebo a seguinte mensagem:

samba:
  Depende: samba-common (=2:3.3.2-1ubuntu3) mas 2:3.3.2-1ubuntu3.1 será instalado

E fiquei receoso de que desse algo errado se eu continuasse mesmo assim,ou seja, se eu deletasse o que estava instalado e instalar por cima os arquivos desejados (acho que usaria essa alternativa em último caso, caso nada mais funcionasse)...

Alguma idéia ? O que pode estar acontecendo ?

Offline bruno.be

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Visitem: www.mtbcabreuva.com.br
    • Ver perfil
Re: Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...
« Resposta #2 Online: 02 de Agosto de 2010, 18:32 »
baixe o Gadmin-Samba pela central de aplicativos do Ubuntu

ele tem uma interface grafica bem amigavel e intuitiva para configurações do Samba.

Offline mauricar20

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2010, 22:45 »
Dá uma olhada...

Esse tuto é bem explicadinho.

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/450/configurando_o_samba_no_ubuntu


Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: Não consigo criar uma rede entre Ubuntu e Windows...
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2010, 13:24 »
fui no synaptic, e aconteceu o seguinte erro:

gadmin-samba:
 Depende: samba mas não será instalado

------------------------------

Quanto ao artigo , vou le-lo agora...
mas desonfico que haja algum erro/problema no meu ubuntu referente a esses avisos...
vou dar uma olhada aqui e ver o que acontece.

ah sim,e obrigado pela ajuda...