Autor Tópico: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)  (Lida 6094 vezes)

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #15 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:36 »
Citar
O cara fez uma materia bacana. E como já disseram aqui tem muita coisa que não tem como discordar. Mas mesmo essas coisas poderiam e deviam ter sido tidas de outra forma. O cara na materia inteira deixou bem claro sua preferência ao windows.
Eu pensei q vc tinha falado do Stallman. :)
Com relação a materia o cara que escreveu parece que trabalha na Microsoft com medo dá debandada para o lado do S.L.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #16 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:50 »
Citar
O cara fez uma materia bacana. E como já disseram aqui tem muita coisa que não tem como discordar. Mas mesmo essas coisas poderiam e deviam ter sido tidas de outra forma. O cara na materia inteira deixou bem claro sua preferência ao windows.
Eu pensei q vc tinha falado do Stallman. :)
Com relação a materia o cara que escreveu parece que trabalha na Microsoft com medo dá debandada para o lado do S.L.

Que isso. O Stallman é o único maniaco religioso ao qual eu admiro.  ;D

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #17 Online: 05 de Agosto de 2010, 20:27 »
Citar
Que isso. O Stallman é o único maniaco religioso ao qual eu admiro.
Não acho religioso mas "tecnofilosofico"  :)
Tem um tópico interessante no mint brasil http://www.linuxmint.com.br/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=482&forum=13&post_id=2605#forumpost2605

carlos_mac

  • Visitante
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #18 Online: 06 de Agosto de 2010, 11:07 »
O Stallman  já falou tanta bobagem que agora até o que ele fala e é certo já não tem mais credibilidade.

Offline advogama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 181
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #19 Online: 06 de Agosto de 2010, 12:16 »
Achei que o cara não exagerou não!

Dois dos cinco pontos dele são óbvios mesmo! Linux não é Windows e nem é Unix!

Vai dizer que Linux tem o mesmo suporte a periféricos do Windows?  Não!

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!
 
Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!





 

Concordo plenamente, eu mesmo tenho um multifuncional - Epson CX 5600, cujo drive é horrivel, quase sem nenhuma opção de configuração. Depois que eu instalei um Bulk ink na tal impressora ela não funciona mais com  nenhuma distro.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.


Offline merorafael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 236
  • Ubuntu 12.04 / Fedora 17
    • Ver perfil
    • Mero Projects
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #20 Online: 07 de Agosto de 2010, 15:50 »
Concordo parcialmente com o galactus, a maioria dos periféricos no linux agora estão
Plug and Play, principalmente quando está usando o omnislash que é um kernel mais recente
em relação ao kernel no ubuntu.
Enquanto a "Não é o Windows" e ainda colocar o Windows como superior ao linux,
acho que ele está quase completamente errado, acho que a única coisa que ele acertou
foi o fato dele falar que Linux não é o Windows... MHAuhUhAUhAuAHUUH

O problema não é o sistema não ir com a cara do povo, o problema é o povo conhecer o sistema. Como
por exemplo, a alguns anos atrás eram vendidos muitos computadores com Linux, mas a distribuição? Qual era?
Eu considerei isso como jogada de marketing, eles colocavam distribuições porcarias e nem um pouco conhecidas e
faziam a mesma analogia que se faz no Windows, mesmo sendo uma maneira erronia... Os leigos adoram confundir
o fato:
- Windows é da Microsoft, gostei, então gosto dos sistemas operacionais dela(Windows é uma coisa só, não existe versões
fora as da Microsoft)
- Linux é uma porcaria, nunca mais vou usar isso(a pessoa analisa em geral, ao invés de considerar o fato de que linux possui
diversas distribuições e que uma pode se adaptar mais ao que ela espera do que a outra)

Enquanto a não abrir certas coisas, o Wine agora melhorou bastante, então temos os programas da Adobe funcionando e vários
outros programas de Windows que funcionam no Linux. Mas ai vem aquela questão... o programa É do Windows, e não do Linux.
Os usuários tem que levar em consideração que a maioria das empresas não estão interessadas em desenvolver softwares para
Linux, poucos usuários em relação ao número de usuários do Windows é um dos motivos e não ter parceria financeira para
estimular o desenvolvimento a aquele sistema é outro dos motivos. Então, é aquele velho ditado... "se a montanha não vai até a Maomé, Maomé vai até a montanha", ou seja,
se não a interesse dos desenvolvedores por enquanto em fazerem programas compatíveis com Linux, não é por isso que vou deixar o sistema, se tenho N maneiras de suprir
essa necessidade:
- VirtualBox
- Wine
- Programa similar

Enquanto ao "é difícil", infelizmente vou ter que discordar... uma das coisas que eu trabalho é manutenção de computadores,
então eu apresento a todos os meus clientes do Linux, deixo eles usarem, e a opinião deles sempre é "achei mais fácil que o Windows" e acabam migrando de sistema. O fato
de não existir muitos técnicos que não fazem manutenção para o sistema... todo técnico formado em informática sabe fazer manutenção em sistema linux, se existem técnicos
que não sabem, não são técnicos, são curiosos que possuem um nível de conhecimento similar aos técnicos.

Em fim... resumidamente... minha opinião é:
- Compatibilidade: Pesquise antes de comprar, até os novos Windows(Vista e 7) não suportam alguns periféricos e hardwares(Windows XP é o próprio concorrente da Microsoft,
ela não consegue se livrar desse sistema) e de fato, Linux não suporta tantos periféricos e hardwares como Windows, mas a grande maioria suporta e sem necessitar de instalação
de driver's.
- Dificuldade: O sistema é ainda mais fácil que o Windows(independente de ser XP, Vista ou 7), mais rápido que o Windows e existem TÉCNICOS FORMADOS que poderão
instalar o sistema, codec's, programas, customizar o ambiente de trabalho e realizar reparos(o que leva ao usuário ficar relaxado da mesma maneira que usando Windows).
- Programas que não existe similar no Linux ou deseja usar o programa do Windows: Wine, Virtualbox
Projetos: Mero Projects - http://www.meroprojects.com/

Offline lpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2010, 15:53 »
Qual editora publica a Pcworld mesmo?

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #22 Online: 14 de Agosto de 2010, 22:39 »
Estes caras (da PC World) são fanboys da microsoft, é só reparar nos menus do site (http://pcworld.uol.com.br/), lá tem link para Windows e não para Sistemas operacionais, só coloquei aqui por questões de informação e que simplesmente não achei legal a forma que trataram o Linux, Linux é muito mais do que eles falaram, é liberdade e aprendizado real.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2010, 15:37 »
Estes caras (da PC World) são fanboys da microsoft, é só reparar nos menus do site (http://pcworld.uol.com.br/), lá tem link para Windows e não para Sistemas operacionais, só coloquei aqui por questões de informação e que simplesmente não achei legal a forma que trataram o Linux, Linux é muito mais do que eles falaram, é liberdade e aprendizado real.

Acho que não é bem assim. Já vi artigos da PC World favoráveis ao Linux. Veja, p.ex., o artigo Linux é difícil de usar: mito ou verdade? que já foi citado aqui no fórum.

Na verdade, o que o autor do outro artigo colocou é verdade mas, como acontece muitas vezes nessas coisas, não se aplica a tudo. Acho que 99% dos usuários domésticos não terão nenhum daqueles problemas potenciais que ele citou (hardware sem drivers ou problemas de compatibilidade entre suites Office). A coisa começa a pegar em empresas, principalmente as maiores, pois lá existe uma grande variedade de hardware, software, necessidades específicas em aplicações (como macros e uso de features mais sofisticadas em apresentações).

E, é claro, nenhum diretor de TI perdeu seu emprego por escolher soluções Microsoft, que todo mundo conhece (sem falar que, no mundo corporativo, Microsoft, Google, Apple e outras do gênero são empresas admiradíssimas). Já se escolher um Linux da vida e os usuários de sua diretoria começarem a reclamar (com ou sem razão), a coisa pega. Então, sempre é mais fácil e mais cômodo (embora muitas vezes seja bem mais caro) seguir o que todos estão fazendo.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1