Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)

Iniciado por Andreson Goveia, 01 de Agosto de 2010, 03:20

tópico anterior - próximo tópico

Andreson Goveia

Vou colocar aqui apenas alguns trechos
CitarUm cliente feliz pode até contar a alguém a razão de sua alegria. Um cliente infeliz, por sua vez, espalha aos quatro cantos os motivos de sua insatisfação. Converter-se ao mundo Linux antes de tomar uma boa dose de realidade pode transformá-lo em um indivíduo do segundo grupo. Se me permitam ser totalmente honesto, afirmo: o Linux ainda não é para todos. Por mais que o Ubuntu, o Mandriva e algumas outras distribuição cheguem perto, o Windows continua sendo mais fácil de usar.

Dito isso, não quero dar a questão por encerrada. Existem muitos motivos para trocar o sistema operacional da Microsoft por um de código aberto. Seus negócios e sua produtividade dependem da estabilidade de seus computadores, da felicidade dos funcionários, e da habilidade, sua e deles, em trabalhar da maneira mais eficiente que puderem, com o menor número de ocorrências possível. Se você, realmente, pensa em descartar o Windows de seu maquinário, existem algumas questões das quais deve estar ciente antes de prosseguir com o plano. O Linux é, de fato, uma plataforma incrivelmente útil, interessante e versátil, porém, tem as suas falhas. A seguir, uma lista para que você já comece a se familiarizar com elas.

Para ler o artigo completo leia em:
http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/07/30/cinco-avisos-antes-de-mudar-do-windows-para-o-linux/

Sinceramente eu não concordo com 90% do que foi escrito ai.
Só concordo com a parte que Não é windows, mesmo porque não é e nunca será, ele não foi criado para ser igual e sim melhor (opinião pessoal).

marcosalvesps

Cara, impressionante!!!
Que matéria tendenciosa e desatualizada!
Claro, não vou dizer que o Windows é ruim como dizem, isso é um tremendo exagero, mas quase tudo nessa matéria é infundado.

Provavelmente este site deve ser patrocinado pela Microsoft... Bem, deixa eu ficar quieto...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

rjbgbo

em parte concordo c/ vcs, sobre a parcialidade da matéria, mas isso é comum, né
mas ha certas, coisas que ainda sim sabemos que há problemas no linux, um deles são os hardwares e a qtd e qualidade de softwares livres, etc...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

marcosalvesps

Citação de: rjbgbo online 01 de Agosto de 2010, 07:36
em parte concordo c/ vcs, sobre a parcialidade da matéria, mas isso é comum, né
mas ha certas, coisas que ainda sim sabemos que há problemas no linux, um deles são os hardwares e a qtd e qualidade de softwares livres, etc...

Claro... Isso é inegável, quem disser que não está exagerando, porém o que achei é que a matéria é totalmente exagerada.

Aqui em casa opto por não usar mais software pirata (já usei, assumo) então só uso ubuntu na minha máquina, minha esposa também usa, sem nenhum problema, e acha muito fácil. O que é diferente de como era no Windows se aprende, é só ter boa vontade!

Supre todas as minhas necessidades, internet, vídeos, música, tem jogos bem interessantes, suíte compatível com office, programa de gravação de cds, e mto mais...

Acho que qualquer um pode usar, sem problemas! Agora é claro, desde que seu hardware rode bem com o Linux, se não, não adianta dor de cabeça, pra depois ficar dizendo que o Linux não presta. Mais uma coisa é fato: a grande maioria do hardware funciona tranquilamente.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

luiscarlos

Na maioria dos casos os usuários que querem migrar para a plataforma Linux tentam "transforma-la" no Windows, ou seja, instalam o sistema em suas máquinas e querem rodar softwares voltados para Windows, oque na maioria dos casos os deixam frustados.
O mundo gira em torno da Microsoft, os desenvolvedores do Linux tentam atender as necessides dos usuário e os usuários(alguns) querem cada vez mas um sistema que "rode o Windows Live Messenger". Resumindo, a Microsoft dita as regras... Assim a plataforma não evolui, sempre fica na sombra do Windows.
Esse é meu ponto de vista.

[]'s

galactus

Achei que o cara não exagerou não!

Dois dos cinco pontos dele são óbvios mesmo! Linux não é Windows e nem é Unix!

Vai dizer que Linux tem o mesmo suporte a periféricos do Windows?  Não!

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!

Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

RonaldoRG

O mundo gira em torno da Microsoft, os desenvolvedores do Linux tentam atender as necessides dos usuário e os usuários(alguns) querem cada vez mas um sistema que "rode o Windows Live Messenger". Resumindo, a Microsoft dita as regras... Assim a plataforma não evolui, sempre fica na sombra do Windows.
Esse é meu ponto de vista.
Também concordo, acho que as distros tem que seguir seu caminho, tornando-se mais fáceis sem imitar o windows.
E cabe também aos usuários aceitarem a filosofia do sistema. Linux não é windows. Graças a Deus. Se ele se tornar windows eu mudo pro Mac.

Agora não vejo qual é a dificuldade dos apertadores de botão, tenho uma amiga que usa o ubuntu e só reclama da aparência dele. O linux só é dificil pra certas tarefas, pra quem quer só navegar na net e usar arquivos não vejo problema, só tem que se acostumar com algumas nomenclaturas diferentes e pronto.
Ubuntu 12.04

achteutis

Citação de: galactus online 01 de Agosto de 2010, 12:53

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!

Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!

SAbedoria total, Galactus, em especial a questão de que os usuários de windows não sabem usar o sistema. E nem querem. Querem que seus aplicativos funcionam, e na maioria dos casos nem conseguem ver o quanto o tal aplicativo pode funcionar mal por causa da lentidão do sistema.

Reforço o que você disse: pra usar linux bem tem que escolher bem o hardware. Sem isso, fica complicado. É necessário porque a maioria dos fabricantes não faz hardware compatível, e o pessoal das comunidades tem que se virar. Tem alguma dúvida pra comprar algo relativo ao linux? Compre com chipset intel, tudo. Funciona na boa, a maioria. Tem dúvidas? Pesquise antes de comprar, leia. E aí, na leitura, é que a porca torce o rabo. Quem quer ler pra aprender alguma coisa?

Enquanto ficarem falando de melhor ou pior, em vez de foi feito para ser compatível com tal hardware, ou é incompatível, a confusão vai continuar.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

rjbgbo

kkkkkkkkk
Citar....apertadores de botão....

essa foi sensacional ronaldorg
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

carlosaluisio

Voces sempre falam tanto em hardware, mas sinceramente, tive rarissimas vezes problemas com uma webcam minha, mas era na época de transicao do gutsy para o hardy, que parou de funcionar, mas depois, voltou a funcionar no intrépido.

e olha quye ja instalei ubuntu em dezenas de maquinas diferentes, só o que eu vi de problema mesmo, foi com as versoes 64 bits.

quanto a aparencia, coisa de gosto, acho a interface do lucid linda (radiance).
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Dinei

Citação de: galactus online 01 de Agosto de 2010, 12:53

É o que eu sempre digo: O que manda hoje é a praticidade. E eu não estou puxando saco de nenhum sistema operacional. Concordo plenamente com o galactus.
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Mikael

CitarTambém concordo, acho que as distros tem que seguir seu caminho, tornando-se mais fáceis sem imitar o windows.
E cabe também aos usuários aceitarem a filosofia do sistema. Linux não é windows. Graças a Deus. Se ele se tornar windows eu mudo pro Mac.
Olha que Richard Stallman criador do projeto GNU considera a Apple muito pior que a Microsoft pois a Apple quer controlar até que software os usuarios vão usar. Completamente fora da filosofia do S.L. Segundo ele império do Mal.

Leonardo C

As coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.

Mikael

CitarAs coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.
Como assim tendencioso?

Leonardo C

Citação de: Mikael online 04 de Agosto de 2010, 18:52
CitarAs coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.
Como assim tendencioso?

O cara fez uma materia bacana. E como já disseram aqui tem muita coisa que não tem como discordar. Mas mesmo essas coisas poderiam e deviam ter sido tidas de outra forma. O cara na materia inteira deixou bem claro sua preferência ao windows.