Autor Tópico: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)  (Lida 6095 vezes)

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Online: 01 de Agosto de 2010, 03:20 »
Vou colocar aqui apenas alguns trechos
Citar
Um cliente feliz pode até contar a alguém a razão de sua alegria. Um cliente infeliz, por sua vez, espalha aos quatro cantos os motivos de sua insatisfação. Converter-se ao mundo Linux antes de tomar uma boa dose de realidade pode transformá-lo em um indivíduo do segundo grupo. Se me permitam ser totalmente honesto, afirmo: o Linux ainda não é para todos. Por mais que o Ubuntu, o Mandriva e algumas outras distribuição cheguem perto, o Windows continua sendo mais fácil de usar.

Dito isso, não quero dar a questão por encerrada. Existem muitos motivos para trocar o sistema operacional da Microsoft por um de código aberto. Seus negócios e sua produtividade dependem da estabilidade de seus computadores, da felicidade dos funcionários, e da habilidade, sua e deles, em trabalhar da maneira mais eficiente que puderem, com o menor número de ocorrências possível. Se você, realmente, pensa em descartar o Windows de seu maquinário, existem algumas questões das quais deve estar ciente antes de prosseguir com o plano. O Linux é, de fato, uma plataforma incrivelmente útil, interessante e versátil, porém, tem as suas falhas. A seguir, uma lista para que você já comece a se familiarizar com elas.

Para ler o artigo completo leia em:
http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/07/30/cinco-avisos-antes-de-mudar-do-windows-para-o-linux/

Sinceramente eu não concordo com 90% do que foi escrito ai.
Só concordo com a parte que Não é windows, mesmo porque não é e nunca será, ele não foi criado para ser igual e sim melhor (opinião pessoal).

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2010, 07:32 »
Cara, impressionante!!!
Que matéria tendenciosa e desatualizada!
Claro, não vou dizer que o Windows é ruim como dizem, isso é um tremendo exagero, mas quase tudo nessa matéria é infundado.

Provavelmente este site deve ser patrocinado pela Microsoft... Bem, deixa eu ficar quieto...
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2010, 07:36 »
em parte concordo c/ vcs, sobre a parcialidade da matéria, mas isso é comum, né
mas ha certas, coisas que ainda sim sabemos que há problemas no linux, um deles são os hardwares e a qtd e qualidade de softwares livres, etc...
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2010, 09:50 »
em parte concordo c/ vcs, sobre a parcialidade da matéria, mas isso é comum, né
mas ha certas, coisas que ainda sim sabemos que há problemas no linux, um deles são os hardwares e a qtd e qualidade de softwares livres, etc...

Claro... Isso é inegável, quem disser que não está exagerando, porém o que achei é que a matéria é totalmente exagerada.

Aqui em casa opto por não usar mais software pirata (já usei, assumo) então só uso ubuntu na minha máquina, minha esposa também usa, sem nenhum problema, e acha muito fácil. O que é diferente de como era no Windows se aprende, é só ter boa vontade!

Supre todas as minhas necessidades, internet, vídeos, música, tem jogos bem interessantes, suíte compatível com office, programa de gravação de cds, e mto mais...

Acho que qualquer um pode usar, sem problemas! Agora é claro, desde que seu hardware rode bem com o Linux, se não, não adianta dor de cabeça, pra depois ficar dizendo que o Linux não presta. Mais uma coisa é fato: a grande maioria do hardware funciona tranquilamente.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2010, 12:32 »
Na maioria dos casos os usuários que querem migrar para a plataforma Linux tentam "transforma-la" no Windows, ou seja, instalam o sistema em suas máquinas e querem rodar softwares voltados para Windows, oque na maioria dos casos os deixam frustados.
O mundo gira em torno da Microsoft, os desenvolvedores do Linux tentam atender as necessides dos usuário e os usuários(alguns) querem cada vez mas um sistema que "rode o Windows Live Messenger". Resumindo, a Microsoft dita as regras... Assim a plataforma não evolui, sempre fica na sombra do Windows.
Esse é meu ponto de vista.



[]'s

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2010, 12:53 »
Achei que o cara não exagerou não!

Dois dos cinco pontos dele são óbvios mesmo! Linux não é Windows e nem é Unix!

Vai dizer que Linux tem o mesmo suporte a periféricos do Windows?  Não!

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!
 
Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!





 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2010, 13:18 »
Citar
O mundo gira em torno da Microsoft, os desenvolvedores do Linux tentam atender as necessides dos usuário e os usuários(alguns) querem cada vez mas um sistema que "rode o Windows Live Messenger". Resumindo, a Microsoft dita as regras... Assim a plataforma não evolui, sempre fica na sombra do Windows.
Esse é meu ponto de vista.
Também concordo, acho que as distros tem que seguir seu caminho, tornando-se mais fáceis sem imitar o windows.
E cabe também aos usuários aceitarem a filosofia do sistema. Linux não é windows. Graças a Deus. Se ele se tornar windows eu mudo pro Mac.

Agora não vejo qual é a dificuldade dos apertadores de botão, tenho uma amiga que usa o ubuntu e só reclama da aparência dele. O linux só é dificil pra certas tarefas, pra quem quer só navegar na net e usar arquivos não vejo problema, só tem que se acostumar com algumas nomenclaturas diferentes e pronto.
Ubuntu 12.04

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #7 Online: 01 de Agosto de 2010, 13:38 »
Achei que o cara não exagerou não!

Dois dos cinco pontos dele são óbvios mesmo! Linux não é Windows e nem é Unix!

Vai dizer que Linux tem o mesmo suporte a periféricos do Windows?  Não!

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!
 
Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!

 

SAbedoria total, Galactus, em especial a questão de que os usuários de windows não sabem usar o sistema. E nem querem. Querem que seus aplicativos funcionam, e na maioria dos casos nem conseguem ver o quanto o tal aplicativo pode funcionar mal por causa da lentidão do sistema.

Reforço o que você disse: pra usar linux bem tem que escolher bem o hardware. Sem isso, fica complicado. É necessário porque a maioria dos fabricantes não faz hardware compatível, e o pessoal das comunidades tem que se virar. Tem alguma dúvida pra comprar algo relativo ao linux? Compre com chipset intel, tudo. Funciona na boa, a maioria. Tem dúvidas? Pesquise antes de comprar, leia. E aí, na leitura, é que a porca torce o rabo. Quem quer ler pra aprender alguma coisa?

Enquanto ficarem falando de melhor ou pior, em vez de foi feito para ser compatível com tal hardware, ou é incompatível, a confusão vai continuar.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #8 Online: 01 de Agosto de 2010, 14:02 »
kkkkkkkkk
Citar
....apertadores de botão....

essa foi sensacional ronaldorg
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #9 Online: 01 de Agosto de 2010, 14:22 »
Voces sempre falam tanto em hardware, mas sinceramente, tive rarissimas vezes problemas com uma webcam minha, mas era na época de transicao do gutsy para o hardy, que parou de funcionar, mas depois, voltou a funcionar no intrépido.

e olha quye ja instalei ubuntu em dezenas de maquinas diferentes, só o que eu vi de problema mesmo, foi com as versoes 64 bits.

quanto a aparencia, coisa de gosto, acho a interface do lucid linda (radiance).
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline Dinei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
  • Linux Mint 13 Maya LTS
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2010, 16:20 »
Achei que o cara não exagerou não!

Dois dos cinco pontos dele são óbvios mesmo! Linux não é Windows e nem é Unix!

Vai dizer que Linux tem o mesmo suporte a periféricos do Windows?  Não!

Todo mundo desenvolve driver primeiro e muitas vezes exclusivamente para Windows, todos querem seu hardware certificado para Windows!  Meu, os caras tem mais de 90% do mercado!
O pessoal do Software livre inclusive já se dispôs a escrever os drivers para os fabricantes, mas os caras mandam as especificações? A maioria não!

Eu procuro escolher a dedo o que vou comprar! Exatamente para não ter dor de cabeça com o meu hardware!
Tem um causo com o meu pai mesmo! Ele comprou um aparelho de Ultra-som com Linux embarcado, era mais barato. Daí ele comprou uma impressora da marca X pois era boa e barata! Quando chega o aparelho, surpresa!!! A impressora que ele comprou não era compatível! E a culpa dessa vez não era bem do Linux! O Ubuntu, o Mandriva e o OpenSuse reconheciam a bendita impressora! Mas a versão do Cups instalado numa versão antiga do Red Hat deste aparelho só reconhecia 3, eu disse, 3 impressoras!!!!   PQ@FC! Os caras fizeram isso de propósito! E tem mais, não podíamos mexer em nada dos pacotes dele! Se mexer perdia a garantia!!! Dá pra vocês? Meu pai ficou fulo da vida com isso, teve que acabar comprando outro impressora que fosse reconhecida, o detalhe, a outra impressora era 3 vezes mais cara do que a que ele tinha comprado! Todos os aparelhos deles com Windows embarcado reconheciam qualquer impressora!  É Soda!

A questão dos documentos é a mesma. Você abre quase tudo, eu disse quase! E o que não abre? As vezes não tem escapatória! Tem que usar a solução proprietária!

Sem dúvida o usuário Linux sabe mais sobre o sistema que o do Windows! Chega-se a um ponto onde ou você sabe o que vai fazer ou simplesmente não funciona! Em muitos casos não tem assistente!

Tem um ponto importantíssimo que ninguém leva em questão nesses artigos!  A maioria dos usuários do Windows não sabe, não sabe mesmo, usar o Windows!!!!   Ele paga para um técnico deixar tudo pronto pra ele! O que ele quer é usar os programas!!!  Se usuário soubesse mexer no windows os técnicos de informática estariam lascados!!!!
 
Quantos usuários do Windows sabem formatar o sistema, instalar os drivers, os codecs e todos os programas que não vem dentro do Windows para deixar ele usável?  Para o pessoal de TI que ganha a vida com isso, ele tem que levantar a mão pro céu por causa disso!

O Linux ficou mais fácil, é inegável que sim!  Quando eu vi Linux pela primeira vez, foi o Slacwkare, tinhamos que usar linha de comando para tudo! Abrir a gaveta da leitora de CD-ROM, fechar a gaveta, montar o CD e mandar tocar o bendito!!!!  E tinha muita gente que achava isso o máximo!  Hoje temos distribuições com assistentes também, e as coisas mudaram muito, existe um esforço em deixar o Linux mais fácil! Mas em alguns pontos ele ainda é mais complicado que o Windows mesmo. Pelo menos para um usuário final que só quer saber de usar o sistema!
 

É o que eu sempre digo: O que manda hoje é a praticidade. E eu não estou puxando saco de nenhum sistema operacional. Concordo plenamente com o galactus.
THERMALTAKE V4 BLACK EDITION | NZTX SENTRY 2 | ASUS M5A78L-M LX/BR | AMD ATHLON II X2 3.0GHZ | ZALMAN CNPS 9900NT | KINGTONE HYPERX 4GB (2x2GB) DDR3 1333Mhz | SEAGATE 250GB SATA III + SEAGATE 500GB SATA III | ATI RADEON HD 4890 1GB GDDR5 256 BITS

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #11 Online: 03 de Agosto de 2010, 20:21 »
Citar
Também concordo, acho que as distros tem que seguir seu caminho, tornando-se mais fáceis sem imitar o windows.
E cabe também aos usuários aceitarem a filosofia do sistema. Linux não é windows. Graças a Deus. Se ele se tornar windows eu mudo pro Mac.
Olha que Richard Stallman criador do projeto GNU considera a Apple muito pior que a Microsoft pois a Apple quer controlar até que software os usuarios vão usar. Completamente fora da filosofia do S.L. Segundo ele império do Mal.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #12 Online: 03 de Agosto de 2010, 20:33 »
As coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #13 Online: 04 de Agosto de 2010, 18:52 »
Citar
As coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.
Como assim tendencioso?

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Cinco avisos antes de mudar do Windows para o Linux (PCWORLD)
« Resposta #14 Online: 04 de Agosto de 2010, 20:13 »
Citar
As coisas que ele disse em sua maioria estão corretas, mas há duas formas de se fazer isso.
Ele foi TENDENCIOSO.
Como assim tendencioso?

O cara fez uma materia bacana. E como já disseram aqui tem muita coisa que não tem como discordar. Mas mesmo essas coisas poderiam e deviam ter sido tidas de outra forma. O cara na materia inteira deixou bem claro sua preferência ao windows.