Autor Tópico: Como assim *unix não tem vírus?  (Lida 7663 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #15 Online: 21 de Setembro de 2010, 11:15 »
Nenhum sistema é imune a seres humanos.
Contudo, o Linux é imune a esmagadora maioria de vírus que rodam na web.

Agora, sobre baixar a guarda, caí hoje. Acabei espalhando RT sem permissão através de uma falha no Twitter que automaticamente era acionado quando se colocava o mouse sobre uma mensagem. Depois voltei e fui contaminado de novo pois a falha agora era acionada bastando acessar a página. Tudo isso pela falsa segurança suprema de usar Linux/Chrome.
Com cada vez mais aplicativos importantes na web, o grande vilão passar a ser o navegador, que independe de plataforma  (SO) na maioria das vezes.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #16 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:12 »
agente no caso a falha não é do Linux, nem mesmo do windows (para os usuários do sistema) e sim o próprio twitter, é mesmo difícil conter isso.

No meu note tenho o noscript e parece que ele ajuda a passar por esse caso em definitivo, porém acessei do pc (com linux mesmo) de outro cara e vi o problema lá.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #17 Online: 21 de Setembro de 2010, 12:45 »
agente no caso a falha não é do Linux, nem mesmo do windows (para os usuários do sistema) e sim o próprio twitter, é mesmo difícil conter isso.

No meu note tenho o noscript e parece que ele ajuda a passar por esse caso em definitivo, porém acessei do pc (com linux mesmo) de outro cara e vi o problema lá.

Sem dúvida. O problema é do desenvolvedor da página mas nos atinge (usuários Linux).
O noscript retirará o problema mas também diversas funcionalidades.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #18 Online: 21 de Setembro de 2010, 13:29 »
Sem dúvida. O problema é do desenvolvedor da página mas nos atinge (usuários Linux).
O noscript retirará o problema mas também diversas funcionalidades.

É o noscript é uma boa ferramenta para nos proteger, porém não instalo ela para ninguém, pois a navegação fica bem mais complicada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #19 Online: 21 de Setembro de 2010, 15:10 »
Meu "antivírus interno" me protegeu dessa falha: não uso twitter, nem orkut, nem MSN, nem outros modismos...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Mikael

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 370
    • Ver perfil
Re: Como assim *unix não tem vírus?
« Resposta #20 Online: 21 de Setembro de 2010, 19:35 »
Citar
É o noscript é uma boa ferramenta para nos proteger, porém não instalo ela para ninguém, pois a navegação fica bem mais complicada.
Já usei noscript mas faz um tempo. Infelizmente um tio meu nunca visto linux e pediu pra usar meu pc e ficou com má impressão do "linux" por causa do noscript que deixa a navegação muito complicado pra quem não conhece.

Citar
Achei um artigo interessante no G1 sobre virus no Linux. Apesar de ser de julho de 2009 é bom dar uma lida:

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1004070-6174,00-CONSIDERADO+MAIS+SEGURO+QUE+WINDOWS+LINUX+TAMBEM+NAO+ESTA+LIVRE+DE+AMEACAS.html

Abraços

Ps.: achei a materia meio tendenciosa. Fala de "vírus" criados em laboratório mas nunca postos no mundo real, vulnerabilidades encontradas quando mal se tinha internet no Brasil....