instalação e partições

Iniciado por tatudesigner, 28 de Julho de 2010, 19:30

tópico anterior - próximo tópico

tatudesigner

Falae pessoal, acabo de me registrar e já venho com uma pergunta:

gostaria de mudar totalmente de sistema operacional (xp para ubuntu) e ter somente ele instalado em meu pc.
Atualmente tenho um hd de 160gb com uma partição D: de 70gb que utilizo para backups.
A pergunta é a seguinte:
Tem como instalar o ubuntu sem prejudicar essa partição? E já falando em partições, li em algum lugar que tenho que criar outras tantas partições para a instalação, quais tenho que criar e qual o tamanho ideal de cada uma delas em relação ao tamanho do meu hd?

Espero ter sido claro, e desde já peço desculpas pela minha ignorância.

tatudesigner

Foi mal, acho que postei no lugar errado. Tem como mover para "Instalação e atualização"?

abdo

boa noite tatu

pode sim
voce diz ter uma partição D com 70gb assim voce deve ter uma outra partição C com 90 gb certo?
voce deve particionar esta sua partição C do seguinte modo
com o gparted exclua a partição C
depois crie uma partição com 2gb e formate-a como "swap"
crie uma outra partição com 38gb e formate-a como "/" usando o sistema de arquivos ext4
crie uma outra partição com 50gb e formate-a como "home" usando o sistema de arquivos ext4
não mexa na sua partição D
instale o ubuntu e aproveite-o
qualquer duvida a comunidade do forum pode te ajudar
PS: voce pode particionar seu disco usando outras combinações, vai depender de seu gosto
abcs
abdo
:D
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

tatudesigner

Valew abdo, só precisava tirar essas dúvidas sobre partições para partir para o Ubuntu.
Só mais uma coisa, sem querer abusar, depois que tiver o ubuntu instalado ele reconhecerá normalmente a minha partição D:?

Valew.

abdo

sim
o ubuntu irá reconhecer a sua partição D
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

tatudesigner

Mais uma uma vez, obrigado abdo.