estive com um tempo ontem e andei lendo sobre o assunto. e até passei por uma experiência.
o colega menciona aqui que não vê como posso ter problema no grub2. acontece que vamos dizer pelo meu pouco saber, apesar de ser usuário a um bom tempo, isso me ocorre sempre. por que?
1- O primeiro motivo é porque estou sempre testando uma e outra distro no hd.
2- Depois porque uma é ext3 e outra é ext4
3- Depois porque uma usa legacy e a outra grub2, e eles não se entendem.
certo é que ontem fiz uma asneira, tenho certeza devido ao resultado.
eu tinha o bodhi linux em uma partição, e como estava com problemas com o network-manager, os quais não conseguia resolver.
ora o que fiz apaguei a partição dele com o gparted. pronto por azar acho que tinha o boot nele. porque reiniciei o pc e já não me apareceu o grub.
bom qual foi minha solução reinstalei o bodhi na mesma partição que estava, e não tinha apagado a /home dele e reboot vez.
pimba o grub que me aparece foi o do bodhi sem as outras opções, Ubuntu fedora e rwuin.
diante disto tentei boot com o
cd do super-grub (tenho ele como meu melhor amigo) . não sei bem porque mas o super-grub quando tenho o Ubuntu e o lucid no mesmo disco ele opta por entrar com o bodhi.
bom deixei o super-grub de lado e pensei vou tentar dar o boot com o cd do natty e quando entrar o Ubuntu outra faço aquilo que o Tota disse pois havia feito uma copia das pastas do /boot/grub e boot/burg. mas isso deveria ser como root. só que me deparei com mais uma dificuldade que não consegui ultrapassar. com o cd natty em boot não consigo por o Ubuntu como root e assim não pude por em pratica a dica do Tota.
ora então solução no bodhi já instalado consegui passar o conteúdo da pasta /boot/grub e eureka. tenho tudo sobre controle outra vez.
com exceção da net no bodhi.
resumindo e concluindo consigo ver que ainda preciso aprender muito. e que em se falando do grub2 nas instalações mais ainda.
é que o colega também menciona
"A única questão importante ao instalar uma outra distribuição é determinar que ela instale seu próprio bootloader na sua própria partição e não regravando a MBR, apenas isso."
ao instalar o bodhi por exemplo noto que quando chega nesta fase e vou a
opção avançadas posso escolher outra partição que não seja sda mas logo abaixo pede uma coisa que proxy, ou coisa assim e ai me travo.
na instalação do Ubuntu esta nem se quer tenho tais opções, ou tem e não sei como ir até elas.
peço desculpas pelo tamanho da mensagem mas... e se estiver fora de um padrão, por favor o moderador faça o que for preciso.
obrigado pela atenção
Olá rruella,
Talvez eu não tenha compreendido bem a questão, porém não estou vendo onde possa dar problema no grub-2 ao instalar uma outra distribuição.
A única questão importante ao instalar uma outra distribuição é determinar que ela instale seu próprio bootloader na sua própria partição e não regravando a MBR, apenas isso.
Evidentemente que ao instalar uma outra distro, que vamos chamar de secundária, em contraposição àquela principal que controla a MBR, é depois da instalação entrar na distro principal e executar o update-grub para ter o menu do grub atualizado, só isso basta.
O único problema que pode haver com o grub-2 é uma instalação posterior de Windows, o que também se pode facilmente contornar caso se tenha duas unidades de disco no equipamento, por exemplo deixando o Win em sda e a distro principal (a que controla a MBR) em sdb, fazendo o set no BIOS para sdb, jamais isso dará problema, mesmo que se reinstale o Windows a qualquer tempo.
Obviamente que também se pode, querendo, por excesso de zelo, com extrema facilidade, fazer backup da(s) MBR(s) usando dd.
[]'s