Autor Tópico: Limpeza Ubuntu  (Lida 6164 vezes)

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Limpeza Ubuntu
« Online: 16 de Julho de 2010, 17:51 »
Olá

Como usava o XP antes do Ubuntu e sabia que este sistema armazena informação nos arquivos temporários e remoção de alguns programas (que era um problema pra mim por deixar vestígios).

Gostaria de saber se a remoção de programas é completa no Ubuntu (Onde é possível verificar?) .

Outra dúvida é sobre a limpeza de arquivos temporários, me parece que não tem nada no Ubuntu? O "mantenedor" até o momento não detectou.... No XP existe alguns programas pra fazer isso, mas também poderia ser feito pelo próprio sistema em  "limpeza de disco"

[]'s

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #1 Online: 16 de Julho de 2010, 17:57 »
por favor use a caixa de pesquisa do forúm.
achei isto aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=69118.0

pelo q vi ele limpa a sujeira do registro do gnome.

Eu Não testei por isso tome cuidado, pesquise mais a fundo sobre esta ferramenta :).
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 18:00 por filipevix »
"The Future is Open"

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #2 Online: 16 de Julho de 2010, 18:45 »
Ola rafael.luc, vc esta com sindrome da limpeza EXWindows, no linux nao rola esses lances de limpeza e desfragmentação, o sistema de arquivos e eficiente e grava os dados no disco de uma forma quase que continua. O meu Lucid esta instalado desde o lançamento e tem 0.3% de fragmentação o maximo que vc pode fazer e remover os pacotes do cache do apt (var->cache->apt->archives) que sao baixados e instalados e ficam no cache para em alguma eventualidade nao precisarem ser baixados novamente, mas se desejar nao tem problema algum em deixa-los la, vc pode tbm usar o Ubuntu Tweak para facilitar algums processos sem recorrer a linha de comando mas seu Ubuntu nao vai ficar lento com o passar do tempo pode ter certeza e esqueça tbm virus e malwares. Instale o rkhunter do repositorio e use uma vez por mes(sudo apt-get install rkhunter e para usar sudo rkhunter --update e sudo rkhunter -c) e ative o firewall como o gufw, firestarter, ou ufw(sudo ufw enable) que ja tera uma boa margem de proteção e nao instale nada fora dos repositorios de preferencia, os problemas do Ubuntu sao outros.....  
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

clodoaldops

  • Visitante
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #3 Online: 17 de Julho de 2010, 10:01 »
Para evitar que estes componentes desnecessários se acumulem, está disponível o "apt-get autoremove", que se encarrega de localizar e remover os pacotes "órfãos", que não são mais necessários:

$ sudo apt-get autoremove

A memoria cache tende a ficar grande com o passar do tempo e ocupar muito espaço no HD. Se você acessa via banda larga, este pode ser um gasto desnecessário. Existem duas opções para limpar a casa. A primeira, mais contida, é usar a opção:

$ sudo apt-get autoclean

Ela remove apenas pacotes antigos ou duplicados, mantendo só as versões mais recentes, que realmente têm chance de serem usadas. Para realmente eliminar todos os arquivos do cache, use o comando:

$ sudo apt-get clean

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #4 Online: 17 de Julho de 2010, 11:46 »
Para evitar que estes componentes desnecessários se acumulem, está disponível o "apt-get autoremove", que se encarrega de localizar e remover os pacotes "órfãos", que não são mais necessários:

$ sudo apt-get autoremove

A memoria cache tende a ficar grande com o passar do tempo e ocupar muito espaço no HD. Se você acessa via banda larga, este pode ser um gasto desnecessário. Existem duas opções para limpar a casa. A primeira, mais contida, é usar a opção:

$ sudo apt-get autoclean

Ela remove apenas pacotes antigos ou duplicados, mantendo só as versões mais recentes, que realmente têm chance de serem usadas. Para realmente eliminar todos os arquivos do cache, use o comando:

$ sudo apt-get clean


É possivel colocar esses comando em um script ou um arquivo executavel?   Para não ficar digitando...

clodoaldops

  • Visitante
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #5 Online: 17 de Julho de 2010, 12:12 »
Tambem sou novato e uso pouco o Terminal
Mas com o tempo a gente se acostuma e fica mais rapido que usar um programa grafico
Veja estas dicas
http://www.gdhpress.com.br/blog/dicas-apt-get-aptitude/
http://www.gdhpress.com.br/kurumin7/leia/index.php?p=cap3-8

Offline DocBrown

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #6 Online: 17 de Julho de 2010, 15:14 »
na central de programas tem o BleachBit, ele é bem parecido com o CCleaner do windows.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2010, 15:22 »
na central de programas tem o BleachBit, ele é bem parecido com o CCleaner do windows.

Valeu pela dica!
Vou instalar no meu pc!
http://meupinguim.com/bleachbit-linux-ainda-mais-limpo/

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2010, 21:00 »
Valeu pela dica removeu cerca de 11MB (SO instalado ha duas semanas).

Obrigado mais uma vez

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2010, 01:10 »
por favor use a caixa de pesquisa do forúm.
achei isto aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=69118.0

pelo q vi ele limpa a sujeira do registro do gnome.

Eu Não testei por isso tome cuidado, pesquise mais a fundo sobre esta ferramenta :).
Felizmente o Gnome "ainda" não precisa disto.
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2010, 12:26 »
Ola rafael.luc, vc esta com sindrome da limpeza EXWindows, no linux nao rola esses lances de limpeza e desfragmentação, o sistema de arquivos e eficiente e grava os dados no disco de uma forma quase que continua. O meu Lucid esta instalado desde o lançamento e tem 0.3% de fragmentação o maximo que vc pode fazer e remover os pacotes do cache do apt (var->cache->apt->archives) que sao baixados e instalados e ficam no cache para em alguma eventualidade nao precisarem ser baixados novamente, mas se desejar nao tem problema algum em deixa-los la, vc pode tbm usar o Ubuntu Tweak para facilitar algums processos sem recorrer a linha de comando mas seu Ubuntu nao vai ficar lento com o passar do tempo pode ter certeza e esqueça tbm virus e malwares. Instale o rkhunter do repositorio e use uma vez por mes(sudo apt-get install rkhunter e para usar sudo rkhunter --update e sudo rkhunter -c) e ative o firewall como o gufw, firestarter, ou ufw(sudo ufw enable) que ja tera uma boa margem de proteção e nao instale nada fora dos repositorios de preferencia, os problemas do Ubuntu sao outros.....  
platao eu pesquizei sobre esse 'rootkithunter'(rkhunter), não sei se entendi errado, mas ele apenas analisa o sistema e verifica se há algum rootkit instalado ou não gerando um log, certo? Não basta ter o iptables ativado, já que estamos falando em desktops? Esses rootkits se forem detectados podem ser removidos do sistema ? Eles ocupam muito no HD?
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2010, 13:00 »
Ola companheiro, sim ele somente analiza o sistema e reporta o log que pode ser analizado posteriormente, interessante que ele tbm identifica quais arquivos do sistema foram modicados recentemente, por exemplo se vc mudar a sua senha de usuario isso gera um novo arquivo diferente do original tbm pela data e isso gera um "warning" no rkhunter mas nao ha nenhum problema, os rootkits sao perigosos nos sistemas unix porque podem subistituir partes inteiras do sistema integras, por uma modificada e comprometida entao se detectar, pelo menos eu nao penso duas vezes e reinstalo o sistema do zero. Eu sempre usei aqui e nunca detectou nenhum, uso tbm senhas fortes e firewall ufw. Nao nao ocupam espaço e os updates pra falar a verdade so o primeiro e depois nao vi mais atualizaçoes frequentes.

- compara Hash MD5
- Procura por arquivos padrão usado por rootkits
- permissões erradas do arquivo para binários
- strings suspeitas em LKM e módulos KLD
- Procura por arquivos ocultos
- varredura no texto original e arquivos binários

http://www.servidorgerenciado.com.br/como-instalar-rkhunter/
« Última modificação: 18 de Julho de 2010, 13:59 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #12 Online: 18 de Julho de 2010, 13:36 »
Ola companheiro, sim ele somente analiza o sistema e reporta o log que pode ser analizado posteriormente, interessante que ele tbm identifica quais arquivos do sistema foram modicados recentemente, por exemplo se vc mudar a sua senha de usuario isso gera um novo arquivo diferente do original tbm pela data e isso gera um "warning" no rkhunter mas nao ha nenhum problema, os rootkits sao perigosos nos sistemas unix porque podem subistituir partes inteiras do sistema integras, por uma modificada e comprometida entao se detectar, pelo menos eu nao penso duas vezes e reinstalo o sistema do zero. Eu sempre usei aqui e nunca detectou nenhum, uso tbm senhas fortes e firewall ufw. Nao nao ocupam espaço e os updates pra falar a verdade so o primeiro e depois nao vi mais atualização.

http://www.servidorgerenciado.com.br/como-instalar-rkhunter/
muito obrigado pelo 'respostão'   ;D
acho que no meu ubuntu 9.04 eu não vou instalar isso não, pois o único problema que já me deu foi um ou dois kernel panic(e por culpa minha)
eu vou instalar no meu debian lenny, que outro dia teve uns 'comportamentos estranhos'
quando eu instalar o 10.04 eu acho que vou instalar essa ferramenta, pois to planejando usar o 10.04 num laptop pra trabalho

 [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline rafael.luc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 114
    • Ver perfil
Re: Limpeza Ubuntu
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2010, 17:15 »
Aqui está o vestígio de um programa removido:



Edit: Tem mais um, o MyPaint por sinal não achei um bom editor de imagens como o Photofilter (windons)
« Última modificação: 19 de Julho de 2010, 17:37 por rafael.luc »