Autor Tópico: Boot pára em 'starting up'  (Lida 4851 vezes)

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #15 Online: 20 de Julho de 2010, 10:16 »
Tentei dar o boot agora pelo pen, mudei no setup, mas ele não entrou. Entrou pelo hd mesmo.

Bem, essa máquina veio pra mim com o ubuntu 08. Daí, eu vi que tinha atualização e fiz pro 09 e depois pro 10.

Não sei se foi depois disso ou se foi depois de eu tentar usar dois monitores aqui, mexendo no xorg e tal.

Bem, vou tentar mais uma vez usar o pen.

Tentei agora usar o gparted pra dividir essa partição enorme que tenho, mas ele não deixou criar outra. Só tinha opção pra desmontar. Mas tem como eu desmonta-la se é nela que tem tudo o que estou usando?

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #16 Online: 20 de Julho de 2010, 10:31 »
Entendi...
Acontece que estas atualizações de uma versão para a outra muitas vezes podem corromper o sistema. Infelizmente não é um meio tão seguro assim de trocar de versão.

Eu no seu lugar zeraria seu note e instalaria do zero. Creio que vá resolver seu problema.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2010, 10:50 »
acabei de fazer a copia do iso do ubuntu no meu pen de 16gb.

quero agora dar o boot e instalar tudo de novo. mas eu queria deixar meu hd enorme com mais particoes, mais pratico. tem como eu fazer isso pelo ubuntu do pen?

bem, depois de formatar duas vezes, até entender esse lance de onde montar a partição, do espaço de cada uma (na primeira vez meu / ficou com menos de 100mb depois de instalado o sistema), agora parece tudo ok.
Só estou com problema para mudar o nome da partição de 386gb que criei em /media/misc.
Ela monta sozinha quando ligo, mas não consigo mudar o nome. Vou ter que ver o tal rotulo, mas isso não deve ser problema.

Eis meu disco
Código: [Selecionar]
Disco /dev/sda: 750.2 GB, 750156374016 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 91201 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000789a4

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        7295    58592256   83  Linux
/dev/sda2            7295        7781     3906560   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3            7781       44254   292968448   83  Linux
/dev/sda4           44254       91202   377105408   83  Linux

legal.
Valeu. Por enquanto não deu nenhum problema.
Apenas uma dúvida. Devo salvar as configurações no tal Xserver, quando colocar dois monitores aqui?
« Última modificação: 20 de Julho de 2010, 15:24 por sigur »

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #18 Online: 21 de Julho de 2010, 06:04 »
As partições no disco rígido não o vão propriamente ajudar a resolver o problema. Fiquei sem perceber: consegue arrancar via pen? Se sim, entra em modo terminal via pen (live), monta o disco rígido, por ex.

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdb1 /mnt
e corre o comando que já lhe deixei de verificação de disco que acabou de montar (o HD principal). As partições no disco só dariam se fizesse instalações autónomas do ubuntu, ou seja instalar o ubuntu multiplas vezes nas várias partições. Se é isso que está a fazer também irá resultar, mas não sei como aparecerá no grub a diferenciação...  ???

Por norma desaconselho a solução do amigo marcosalvesps. Chamo-lhe a solução microsoft. Dá erro, reinstala... Só por uma vez tive que o fazer e logo no ínicio por uma tremenda parvoíce que fiz nas permissões. Mal de mim que nas empresas que sou responsável andasse a formatar máquinas sempre que dão erros... Contudo, se o tempo de resolução é importante e não há grandes configurações/programas instalados é sempre uma solução aceitável. Quanto às actualizações, não me parece pelo erro que tenha nada a ver. Quando possível, pode-se evitar um ou outro problema por uma instalação virgem. Mas quando temos 20/30 aplicações instaladas, com n configurações já feitas, só o trabalho que dá em repor tudo não paga o trabalho de corrigir um ou outro bug que possa aparecer. Normalmente no meu caso as actualizações dão-me sempre cabo do totem  :-\ (vá-se saber), mas em alguns minutos corrige-se sempre o problema.

O e2fsck pode demorar um pouco a correr (tipo MS scandisk). Desde uns minutos a 1 ou 2 horas, dependendo do número de problemas e do tamanho do disco. Vá dando um olhinho enquanto o corre para verificar se ele está a corrigir problemas ou se o disco está limpo.

É verdade... Não se preocupe com o xserver para já. Existe um bug (lá está o que referia o amigo marcosalvesps quanto às actualizações) na actualização automatica dos drivers da nvidia do 9.10 para o 10.04, mas fácil de solucionar. Estou mais preocupado com o estado do disco, porque se tiver problemas no sistema de arquivos, ou pior, nos sectores físicos, vai ter rapidamente uma catadupa de problemas para resolver (às vezes só lá vai com um disco novo)...

Cumprimentos
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 06:09 por slkslk »
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #19 Online: 21 de Julho de 2010, 08:50 »
As partições no disco rígido não o vão propriamente ajudar a resolver o problema. Fiquei sem perceber: consegue arrancar via pen? Se sim, entra em modo terminal via pen (live), monta o disco rígido, por ex.

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sdb1 /mnt
e corre o comando que já lhe deixei de verificação de disco que acabou de montar (o HD principal). As partições no disco só dariam se fizesse instalações autónomas do ubuntu, ou seja instalar o ubuntu multiplas vezes nas várias partições. Se é isso que está a fazer também irá resultar, mas não sei como aparecerá no grub a diferenciação...  ???

Por norma desaconselho a solução do amigo marcosalvesps. Chamo-lhe a solução microsoft. Dá erro, reinstala... Só por uma vez tive que o fazer e logo no ínicio por uma tremenda parvoíce que fiz nas permissões. Mal de mim que nas empresas que sou responsável andasse a formatar máquinas sempre que dão erros... Contudo, se o tempo de resolução é importante e não há grandes configurações/programas instalados é sempre uma solução aceitável. Quanto às actualizações, não me parece pelo erro que tenha nada a ver. Quando possível, pode-se evitar um ou outro problema por uma instalação virgem. Mas quando temos 20/30 aplicações instaladas, com n configurações já feitas, só o trabalho que dá em repor tudo não paga o trabalho de corrigir um ou outro bug que possa aparecer. Normalmente no meu caso as actualizações dão-me sempre cabo do totem  :-\ (vá-se saber), mas em alguns minutos corrige-se sempre o problema.

O e2fsck pode demorar um pouco a correr (tipo MS scandisk). Desde uns minutos a 1 ou 2 horas, dependendo do número de problemas e do tamanho do disco. Vá dando um olhinho enquanto o corre para verificar se ele está a corrigir problemas ou se o disco está limpo.

É verdade... Não se preocupe com o xserver para já. Existe um bug (lá está o que referia o amigo marcosalvesps quanto às actualizações) na actualização automatica dos drivers da nvidia do 9.10 para o 10.04, mas fácil de solucionar. Estou mais preocupado com o estado do disco, porque se tiver problemas no sistema de arquivos, ou pior, nos sectores físicos, vai ter rapidamente uma catadupa de problemas para resolver (às vezes só lá vai com um disco novo)...

Cumprimentos


Amigo, obrigado pela sua enorme atenção. Como você mesmo disse, se não tem tantos programas pra repor, coisas pra configurar, daí dá pra formatar.
Bem, como sou novo nisso, nunca fiz uma instalação sozinho, por conta própria, resolvi faze-la ontem. Formatei, gerei as partições como coloquei acima, atualizei umas coisas, coloquei os dois monitores e salvei o Xserver.

Hoje ligou normalmente. Estou usando ele que tá uma beleza. Ficou bonito. Espero que com o passar do tempo não pare de novo.

Agora que vi: talvez você não tenha entendido tudo o que escrevi, pois eu voltei ao meu post anterior e editei. Achei que ia aparecer que foi editado, com o texto novo. As partições nova já são depois de formatado. Por enquanto, tudo funcionando. Vou ver novamente os tais logs que me sugeriu no início, só pra ver se estão com os mesmos erros.

Valeu. Abraços.

Offline slkslk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 344
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #20 Online: 21 de Julho de 2010, 09:13 »
Se em situação futura puder, não formate. Vai ver que é simples resolver e acaba aprendendo muito sobre linux. Depois quando acontecerem outros problemas, vai-se senter muito mais à vontade para os resolver.

Boa sorte
« Última modificação: 21 de Julho de 2010, 09:15 por slkslk »
“Carpe diem, quam minimum credula postero.”
(Aproveite o dia, acredite o mínimo possível no amanhã), Horácio, Odes I,11,8

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #21 Online: 21 de Julho de 2010, 09:25 »
Se em situação futura puder, não formate. Vai ver que é simples resolver e acaba aprendendo muito sobre linux. Depois quando acontecerem outros problemas, vai-se senter muito mais à vontade para os resolver.

Boa sorte

Pois é, agora que sei que dá pra rodar o live pelo pen, fico mais tranquilo pra arriscar.
Valeu pela ajuda.

Offline marcosalvesps

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
  • Seja Livre, use Linux!
    • Ver perfil
    • Teoria Nerd
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #22 Online: 21 de Julho de 2010, 11:05 »
Se em situação futura puder, não formate. Vai ver que é simples resolver e acaba aprendendo muito sobre linux. Depois quando acontecerem outros problemas, vai-se senter muito mais à vontade para os resolver.

Boa sorte

Pois é, agora que sei que dá pra rodar o live pelo pen, fico mais tranquilo pra arriscar.
Valeu pela ajuda.

Dei a sugestão da formatação porquepelo que ele disse, ele já comprou o pc com o Ubuntu instalado. desde a versão 8 (creio que seja 8.04 ou 8.10), e já efetuou duas atualizações de versão. Sabemos que estas atualizações de vez em quando complicam a usabilidade do PC, duas então...

O sistema estava instalado em uma versão de 2008, estamos em 2010, sou da opinião de que de vez em quando uma formatada é bom pra a saúde do sistema e limpeza do HD...

Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.175
    • Ver perfil
Re: Boot pára em 'starting up'
« Resposta #23 Online: 19 de Agosto de 2010, 13:46 »
Pessoal, desculpe ressuscitar o tópico, mas tive problemas hoje.

Depois que formatei naquela época e instalei novamente o 10.04, tudo estava perfeito. Iniciando e desligando rapidinho.
Porém, nunca atualizei nada, desliguei as atualizações e nem sequer olho para elas.

Ontem, desliguei o ubuntu e fui embora. Hoje quando voltei, percebi que tinha deixado o estabilizador ligado.

Não sei se isso influenciou, mas ao ligar o PC, parou na tela preta, com um prompt branco piscando, nem sequer apareceu Starting up.

Tive que resetar no botão e mesmo assim, parou novamente.
Daí, mais uma vez resetei, entrei no setup, saí sem salvar e daí ele entrou.

Agora estou com ele ligado desde então.

Alguma idéia? Talvez checar o hd com um live num pen? Como fazer isso?