Autor Tópico: Dúvida com net vírtua no ubuntu  (Lida 8805 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Online: 10 de Julho de 2010, 11:35 »
Surgiu uma dúvida,tenho uma conexão velox e meu modem é roteado,então pra mim é muito simples conectar à internet,basta ligar o PC e abrir o navegador,já que o modem fica permanentemente ligado e o mesmo se encontra roteado.

Bom,alguém do meu convívio me perguntou como é a conexão do Ubuntu com net vírtua,eu não soube responder,pois nunca fui cliente da net.

Então,a pergunta é pra quem teve ou ainda tem conexão net vírtua:
Esse tipo de conexão é adequado pra quem quer ter um dual boot? (ubuntu +XP)

É fácil configurar como o velox ou speedy? tem como rotear o modem da net? (se é que existe isso com modem da net)
Ubuntu é tudo de bom!!!

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2010, 12:52 »
Citar
Esse tipo de conexão é adequado pra quem quer ter um dual boot? (ubuntu +XP)
Sim  como outro serviço qualquer.

Citar
É fácil configurar como o velox ou speedy?
O modem já te conecta sem necessidade de login e você não tem acesso ao mesmo.

Citar
tem como rotear o modem da net?
Eles liberam a porta para outro pc mas te cobram por isso. Use um roteador como por exemplo TPLINK modelo TL-R402M com selo da ANATEL e você terá 4 portas para conectar seus computadores sem pagar nada por isso.
Particularmente, por não ter muitas opções no meu Brasil, considero a melhor internet no momento.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2010, 12:58 »
Citar
em como rotear o modem da net? (se é que existe isso com modem da net)
Não. Se você precisa rotear ou compartilhar essa conexão, tem que usar um equipamento roteador.

Esse equipamento, no entanto, pode ser o seu próprio PC, ou um PC especializado com algum tipo de software roteador (e.g. BrazilFW), ou um roteador dedicado, como os roteadores wireless.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2010, 13:16 »
Citar
Esse equipamento, no entanto, pode ser o seu próprio PC

O incoveniente de usar um pc para essa tarefa, é que ele vai ter de ficar sempre ligado para se conectar a internet por outro pc (é o que chamamos de ad hoc). Um roteador, além de ser mais seguro a equívocos do administrador, seria mais econômico. 

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Julho de 2010, 03:59 »


Citar
O modem já te conecta sem necessidade de login e você não tem acesso ao mesmo.




Ah,interessante,quer dizer que não precisa fazer login e já conecta direto,que bom! é por isso que eu perguntei se poderia rotear o modem,justamente pra não ter que fazer login a toda hora que fosse usar a internet.

Algum tempo atrás eu ouvi dizer que se fizesse um dual boot usando o net vírtua,que você teria uma espécie de "carencia" de tempo,por exemplo: se você conectasse com o linux e reiniciasse para outro sistema,que a conexão à internet levaria um certo tempo para se restabelecer,isso é verdade ou não passa de mito?
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 04:01 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2010, 11:31 »
Não posso afirmar mas acho que antigamente, no tempo dos dinos (estou nessa classe), existia esse problema. Se você logasse com uma identificação (MAC) se logo em seguida tentasse logar com outro computador não conseguiria e teria de esperar um tempo (em torno de 30 minutos) ou comandar um alien e mudar virtualmente para o MAC do computador que estava logado. Bom, eu não tenho esses problemas por aqui mas não saio plugando computadores direto no modem, uso roteador e conecto os computadores a cabo para não perder qualidade. Só um computador de testes aqui é quem sofre. Faço alterações toda hora, corrompo arquivos, tento transferir os problemas que vejo aqui mas o fato é que o ubuntu aguenta firme. Acho que a maioria dos problemas aqui transferidos para o ubuntu simplesmente não são do ubuntu ou são pessoas que tentam desqualificar o mesmo mas tem uma forte afeição pelo pinguim e não conseguem ficar com outro sistema operacional. Use roteadores homologados pela ANATEL (como o citado anteriormente) e não terá problemas.
« Última modificação: 11 de Julho de 2010, 11:33 por libonati »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2010, 11:38 »
Citar
Não posso afirmar mas acho que antigamente, no tempo dos dinos (estou nessa classe), existia esse problema. Se você logasse com uma identificação (MAC) se logo em seguida tentasse logar com outro computador não conseguiria e teria de esperar um tempo (em torno de 30 minutos) ou comandar um alien e mudar virtualmente para o MAC do computador que estava logado.

Continua valendo. Mas tem um truque pra não precisar mudar o MAC: desligar o modem, antes de mudar de um computador pro outro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2010, 11:46 »
Muito bom zekkerj. Evitei passar isso por , talvez, ele não ter o mesmo domínio que temos. Por isso sugeri o roteador.

Ha...esqueci de responder: Já usei dual boot sem problemas aqui com a NET vírtua mas garanto a você que o dual boot funciona muito bem com qualquer serviço de internet, basta estar bem configurado.

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2010, 00:35 »
Logar em outro PC? Como assim? Desconectar o cabo de rede que sai do modem e conectar em outra máquina? É isso?
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2010, 04:52 »
Então deixa ver se eu entendi: se eu for cliente da NET (net virtua)e estiver no Windows conectado à internet e reiniciar para colocar no Ubuntu eu não conseguirei me conectar à internet usando o Ubuntu (ou vice versa) imediatamente e terei que esperar meia hora,a não ser que eu desligue o modem antes de reiniciar ou use um roteador.

É isso mesmo ou entendi errado?

Se for isso mesmo então não é uma boa usar dual boot sendo cliente da NET,pois com a tecnologia ADSL (Velox,Speedy) não se tem esse tipo de problema.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2010, 08:21 »
Não; como o que importa pro Virtua é o MAC Address, e o MAC Address vale pra máquina, não pro SO, a pessoa não tem problema em usar dual boot. A tendência é que a pessoa receba o mesmo IP independente do SO, uma vez que o Net Virtua costuma manter o mesmo IP em vários boots.

O problema que pode ter é se tiver 2 máquinas, e trocar o cabo de uma pra outra. Nesse caso, mesmo que seja o mesmo SO nas duas máquinas, ocorre mudança do MAC, e por isso o bloqueio temporário do sinal.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2010, 10:34 »
Citar
É isso mesmo ou entendi errado?

Sim, entendeu errado. É exatamente como o zekkerj explicou.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2010, 10:52 »
Ah sim,agora entendi. ::)

Então o problema tem a ver com a troca de máquinas e não com o sistema operacional.

Confirmando: Se você precisar conectar outra máquina no seu net vírtua e não tiver um roteador,a dica de desligar antes o modem para religá-lo depois de conectar os cabos dessa outra máquina funciona como um "quebra galho" para não ter essa "carência" de meia hora de espera para voltar a acessar a web,não é mesmo?
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 10:57 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!

libonati

  • Visitante
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2010, 10:58 »
Bom, se eu entendi o que você quis transmitir "sim".

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Dúvida com net vírtua no ubuntu
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2010, 11:11 »
Caso eu esquecesse de desligar o modem antes de conectar uma nova máquina e voltasse a conectar a máquina que estava anteriormente ligada,a internet voltaria de imediato?

Desde já agradeço a paciência para com esse pobre leigo no assunto. 8)
« Última modificação: 12 de Julho de 2010, 11:31 por Mascarado »
Ubuntu é tudo de bom!!!