duvida no lstp 2 placas de rede

Iniciado por eremita, 07 de Julho de 2010, 01:42

tópico anterior - próximo tópico

eremita

to com duvida na instalação do terminal leve em pesquisas na net tem a informação pra usar 2 placas de rede no servidor uma pra receber o sinal da internet e outra pra se comunicar  com os terminais
a duvida e que  eu uso um hub  switch com 8 portas, e ai vou precisar outra placa de rede ou não já estou na parte final do projeto só me falta vir um rabicho de rede da placa mãe do terminal pra eu fazer o teste
gostaria de ajuda neste caso to usando o ubuntu 10.4 alternative que ja vem com o servidor ltsp pra ser instalado junto
como já comentei em outros topicos venho do win a pouco tempo uns 10 dias e resolvi a ficar no ubuntu foi amor a primeira vista tanto que usei o hd inteiro pra ele, so vou usar  win numa maquina virtual por causa de um programa que num funciona no ubuntu tem versão pra Linux mas num funciona no ubuntu

desde já agradeço a ajuda

zekkerj

Você não precisa de uma segunda placa de rede no servidor, embora não haja problema em usá-la.

O problema que você pode ter é se, por exemplo, sua conexão à internet for por um roteador que trabalhe com IP dinâmico (DHCP). Nesse caso, o servidor DHCP do roteador pode conflitar com o servidor DHCP do seu servidor, dificultando o boot das estações.

Se for o seu caso, isso se resolve muito fácil: use a segunda placa de rede, com um segundo mini-switch, servindo os terminais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

eremita

não e meu caso meu ip e fixo 192.168.1.64 ja formatei umas 4 vezes esta semana e sempre e este ip no Linux
por sinal o mesmo ip que eu tinha no win
coloquei o modem como roteador com ip fixo
então não preciso criar eth0 e eth1 então fico como esta eth0  só

zekkerj

Ter IP fixo não significa que não haja um servidor DHCP em sua rede. Talvez vc deva entrar em contato com o administrador da rede (supondo que não seja você  ::)) antes de prosseguir.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

eremita

sim sou eu e uma rede  domestica,  o servidor ltsp  e só um  projeto teste  pra mim já que o win não me deixou fazer algo do tipo so com o betiwn 
só uma coisa como faço pra ter acesso ao modem no Linux  não consigo achar ele no sistema pra eu entrar na programação do mesmo  se não me engano tem um servidor dhpcd interno no modem e um speed Toch  configurado como roter  mas fiz esta configuração no win onde tinha acesso ao modem e podia entrar na pag de configuração
desculpe perguntar,no win eu dominava  mas aqui estou aprendendo  cada dia um pouco aqui no forum e com muita pesquisa na net , mas ja to deixando o ubuntu com a minha cara funcionando do como  que eu gosto 

zekkerj

cara, tá difícil pra caramba ler o que você postou. Dá pra ser mais claro?

eremita

da eu tenho  um modem speedTouch  configurei ele como roteador  na pag de configuração dele so não me lembro se tem um servidor dhcpd nele mas já to arrumando o endereço pra entrar na configuração de novo jaja eu te passo  como ta a configuração dele  ja to dentro da pag

eremita

parece que ta com dhcp

meyer   

Informações

Status:   Ativo
Tipo:   Generic Device
Conectado a:   ethport1 (Ethernet)

Endereçamento

Endereço físico:   00:19:66:89:4f:85
Atribuição de endereço IP:   DHCP
Endereço IP:   192.168.1.64
Sempre usar o mesmo endereço:   Não
Tempo de lease DHCP:   0 dias, 19:45:43
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Interface - LocalNetwork   

Informações da interface

Grupo de interfaces:   lan

Configuração TCP/IP

IP automático:   Desativado
Usar servidor DHCP:   Ativado

Endereços IP

Endereço IP/máscara   Tipo   

10.0.0.138/24   Estático

192.168.1.254/24   Estático

Pools DHCP

Nome do pool DHCP   Intervalo de endereços   Gateway   

LAN_private   192.168.1.64 - 192.168.1.253   192.168.1.254

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Interface - LocalNetwork   

Informações da interface

Grupo de interfaces:   lan

Configuração TCP/IP

IP automático ativado:   
Usar servidor DHCP:   

Endereços IP

Endereço IP/máscara   Tipo   

10.0.0.138/24   Estático   Editar   Excluir

192.168.1.254/24   Estático   Editar   Excluir

Pools DHCP

Nome do pool DHCP   Intervalo de endereços   Gateway