WINE - Dicionário Houaiss - Problema de Instalacao

Iniciado por Struwelpeter, 05 de Julho de 2010, 14:09

tópico anterior - próximo tópico

Struwelpeter

Olá,

Não estou conseguindo instalar o Houaiss 1.0 via Wine no Ubuntu 10.4. Eu consigo rodar o programa de instalacão, que vai até 98% e então dá um erro (1812). De qualquer maneira, o dicionário abre, mas cada vez que eu clico em qualquer palavra, o Wine abre uma janelinha de erro: "External Exception 80000101". Às vezes, quando clico "OK" nessa janelinha para fechá-la, uma outra janelinha igual abre, e assim ao infinito. Alguém sabe como resolver isso?

Obrigado,

S.p.

raskolnikov

A mesma coisa ocorreu comigo usando o Ubuntu 9.10 e o Dicionário Houaiss 1.0.5 (setembro de 2004).

Solid One

esse dicionário parece ser muito parecido com o Aurélio. digo, na forma como foi desenvolvido. e o dicionário Aurélio, quando instalado, dá um erro aparentemente idêntico ao que você citou: ao usar a busca ou clicar em alguma palavra, ele dá um erro e fecha.

descobri que o programa dava esse erro porque não conseguia conectar ao arquivo do BD que armazenava todos os verbetes. mas de tanto ver que no Windows executava perfeitamente e no Wine não, fui atrás de descobrir o que o Windows tinha e o Wine não.

comecei vasculhando os arquivos do programa. notei que haviam vários arquivos DLL e OCX na pasta, e que vários deles sugeriam que o programa dependia de controladores ActiveX para funcionar.

aí lembrei que a primeira vez que ouvi falar de "controladores ActiveX" foi na época do Internet Explorer 5 do Windows 98. esses controladores são parte de uma tecnologia proprietária da Microsoft, e que acompanham o Internet Explorer por padrão. como não existe nada disso no Firefox (ou pelo menos até onde sei), a solução foi instalar o Internet Explorer no Wine antes de instalar o programa.

fiz isso e o Dicionário Aurélio passou a funcionar perfeitamente. talvez se fizer isso, o Houaiss também funcione.

raskolnikov

Como faço para instalar o Internet Explorer no Ubuntu, usando o Wine?

rosineygp

Para instalar o IE no Wine segue o tutorial

http://www.tatanka.com.br/ies4linux/page/Installation:Ubuntu

Já instalei em casa e funciona muito bem,
boa sorte!

Ubuntu 10.04

raskolnikov

Consegui instalar o Dicionário Houaiss no Ubuntu 10.04. Segui os seguintes passos:
1) Através do Gerenciador de pacotes Synaptic, instalei o pacote wine1.2 (versão 1.1.42-0ubuntu4);
2) Instalei o Dicionário Houaiss (versão, 2009, com a nova ortografia).
Está funcionando perfeitamente.