Autor Tópico: Após instalação do Ubuntu 10.04, sistema não inicializa  (Lida 4449 vezes)

Offline fitoplancton

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Após instalação do Ubuntu 10.04, sistema não inicializa
« Online: 04 de Julho de 2010, 23:18 »
Pesquisei (dentro das minhas possibilidades) e achei alguns tópicos 'quase' afins... mas nada relamente igual. Por isso resolvi postar.

Situação:
Uso há muito tempo o Windows XP (máquina velha: AMD 2400; video nVidia Gforce4 420MX; 2 HD's IDE). Eis que resolvi instalar o Ubuntu num dos HD's, usando para isso o Live CD.

Depois de esperimentar o Ubuntu pelo Live CD, iniciei a instalação no disco da seguinte forma: mantive o HD0 (no assitente identificado como 'SDA') intacto, pois nele está instalado o Win XP; indiquei para o assitente instalar o Ubuntu no HD1 (no assistente identificado como 'SDB') porém numa partição estendida, já que na primária também tenho dados que não posso apagar. Ou seja, os particionamentos ficaram assim: disco SDA com Windows XP. disco SDB com uma partição primária com dados (e que o windows reconhece) e outra partição estendida (lógica) com a instalaçao do Ubuntu 10.04 e ainda uma pequena partição Swap. Ao finalizar a instalação marquei para o assitente instalar o Grub no SDB (para ter a opção de dual boot, não mantive o Grub no SDA - que era o padrão - pois quis manter o HD0 intacto caso de uma emergencia)

Bom, até aí okay. Feita a instalação o assitente pediu para reiniciar o sistema. Reiniciou numa boa, porém notei que a resolução da tela estava em 800x600, tentei alterar essa configuração porém não havia opção pra uma resolução maior - apenas para 640x480 ou menor!). Não estava com tempo para solucionar o problema (pesquisei em vários fórums e vi que realmente devo ter problemas com a placa de video ou o monitor) e resolvi deixar para outro dia, desliguei o computador.

Problema:
Enfim, ao ligar o computador no outro dia o Ubuntu simplesmente não inicializa!

A tela do Grub aparece normalmente, mostra as opções de boot (se escolho 'Windows XP', o sistema roda numa boa). Se eu escolho o boot do 'Ubuntu 10.04', nada funciona! Fica piscando um traço "Underline" no canto superior esquerdo da tela por alguns segundos e então o monitor da uma 'piscada' verde (incrível! é verdade) e a tela fica preta (monitor acusa "Sem sinal"). Mesma coisa acontece se escolho o boot do 'Ubuntu modo seguro'. E quando fica nessa tela preta nada funciona mesmo! nenhuma linha de comando fica disponível, ou 'F-alguma-coisa'... nada de nada! Tenho que resetar o micro e escolher o boot do Windows para poder usar o computador. (Estranho que consegui usar o LiveCD normalmente)

Será isto placa de vídeo? Monitor? outra coisa?

Se alguem souber ou puder ajudar, agradeço!
.::FitoPlancton::.

Offline fitoplancton

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Após instalação do Ubuntu 10.04, sistema não inicializa
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2010, 22:02 »
mesmo o HD do meu micro seja IDE, na instalação apareceu como 'SDA'. está correto isso? Outra: será que eu deveria ter instalado o Grub em '/SDB5' ? (que é a partição de instalação do Ubuntu)... pois marquei somente 'SDB'

enfim...

hablando solito
.::FitoPlancton::.

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2010, 22:24 »
pelo que sei a instalação do ubuntu é automática, o grub na verdade ocupa é a mbr, que nada tem haver c/ sistema operacional.
parece que vc na instalação do ubuntu, fez essa alteração. ñ deveria. pois ñ vai lhe dar nenhum problema na partição que vc quer preservar.
talvez seja melhor vc tentar reinstalar o ubuntu, tendo o cuidado de manter o padrão do final da instalação.
vc só tem que se preocupar e c/ a parte das partições, aí acho que vc ñ teve problema.

qto a sua pl. de vídeo, vc já deu uma pesquisada sobre ela e mais o ubuntu 10.04, ela parece ser antiga, ainda é agp? pois seu pc também.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline inack

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2010, 22:44 »
Tenta entrar no 'Ubuntu, com Linux 2.6.32-23-generic (modo de recuperação)' talvez lhe mostre onde está parando.

Ou entao quando estive na tela do Grub procure a opcao de editar e retire 'quiet' e 'splash'
assim vai mostar passo-a-passo o que esta carregando...

valeu

libonati

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Julho de 2010, 09:51 »
Não detectei nada de anormal pelo histórico de postagem. Recupera o sistema pelo livecd do ubuntu. A MBR sempre fica nos primeiros 512 bytes do disco.