Autor Tópico: não consigo acessar partição ext3  (Lida 2155 vezes)

Offline silvereyes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
não consigo acessar partição ext3
« Online: 02 de Julho de 2010, 16:40 »
sou usuário de ubuntu 10.4, meu hd é particionado em tres espaços distintos,
/dev/sda1               1         486     3903763+  83  Linux
/dev/sda2             950        3988    24410767+  83  Linux
/dev/sda3   *        3989        7028    24418800   83  Linux

anteriormente sda1 estavo com windows e eu fui lá e formatei a partição com o gparted para usar o espaço do windows como armazenamento de arquivos. contudo o problema começou, a MBR (até antes do problema eu n sabia o que era) foi de alguma forma apagada no processo e fiquei sem acesso  algum a qualquer sitema operacional ou boot (grub error 21). tentei recolocar a mbr restaurar, reistalar o grub e sequer quando eu dava # fdisk -l o sistema reconhecia as partições. fiquei louco, pois centenas de fotos do meu filho de tres meses estavam exatamente na partição sda3, partição essa que estão as fotos e que o sitema ubuntu 10.4 estava instalado. Bom batalhei exatas 18 horas ininterruptas a em pesquisas pela web e testes para fazer o boot pelo sda3, sem sucesso.  so não consegui usar a opção de disquete de reinicialização do win98. pensei em atualizar a bios mas não o fiz, embora não consiga bootar atravez de dispositivo usb embora exista essa opção na bios. por fim pensei comigo, ora vou instalar uma distro no sda1 e o programa e instalação vai reconhecer o ubuntu 10.4 no sda3 e logo eu vou conseguir resgatar os arquivos perdidos e fazer um backup (agora eu pensei em backup!), e se porventura o grub da nova instalação não reconhecer pelo menos eu monto a partição edou um chmod 777, bem pensado na teoria. O ubuntu 9.4 distro que u tinha em mãos não reconheceu o ubuntu 10.4 no sda3 mas ao iniciar a seção e montar a partição ao menos consegui acessar a sda2 que continha grande parte dos arquivos, porém a bendita sda3 que estav com 4 giga de fotos do meu filho no desktop ( mas que diabos 4g no desktop!) eu estava esperando passar a ultima leva de fotos pra ficar tudo num dvd só incluindo a filmagem que eu fiz do parto do meu filho, mas enfim,  o sda3 me deixa ver a pasta home porém o conteudo não é exibido. vou postar uma foto pra vcs e espero que me ajudem! abs!

http://i50.tinypic.com/htwowz.png

Offline silvereyes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: não consigo acessar partição ext3
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2010, 16:55 »
já conseguir acessar dando chmod 777 nas pastas dentro da partição

o problema e que não me é apresentado o conteudo da pasta home, e as fotos estavam numa pasta no desktop.
preciso acessar essa pasta de qq jeito...

Offline silvereyes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: não consigo acessar partição ext3
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2010, 10:17 »
Chei uns bad blocks dentrreo da partição to usando o Testdisk, programinha bom mas acho que perdi as fotos do meu filho....

libonati

  • Visitante
Re: não consigo acessar partição ext3
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2010, 10:57 »
tenta colocar o ubuntu 10.4 na mbr e recupera urgente teus arquivos:

Inicie pelo livecd ubuntu 10.4  

código:
sudo su <seu login>
mount  /dev/sda3 /mnt
mount  --bind   /dev   /mnt/dev
chroot  /mnt
update-grub
grub-install   /dev/sda
ctrl + D
umount   /mnt/dev
umount   /mnt
init 6

update-grub

Reinicie o computador
Chame o ubuntu 10.4 (sda3)
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 18:06 por libonati »