Autor Tópico: [Resolvido] Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.  (Lida 2361 vezes)

Carlos Marlon

  • Visitante
[Resolvido] Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.
« Online: 01 de Julho de 2010, 20:15 »
Saudações, caros redistas!

Tenho instalado em meu disco rígido o Ubuntu Lynx, estou tentando fazer um dual boot com o Debian Lenny, ocorre que não estou conseguindo carregar a inicialização. Quando tento iniciar o CD de instalação do Debian ele simula uma entrada, mas logo em seguida o Ubuntu Lynx é inicializado. É importante salientar que o disco rígido é novo e o primeiro sistema que instalei nele foi o Ubuntu 10.04... Ele tem 500 GB de espaço, por isso criei partições estratégias que me possibilitassem instalar um outro sistema operacional no futuro.

Eu já verifiquei as configurações de boot no setup e está tudo normal. Pensei também que o problema era minha mídia por isso gravei o Debian em um novo CD-R e mesmo assim não resolveu. Verifiquei também o arquivo md5sum.txt confirmando que minha imagem .iso está perfeita . Eu realmente não sei mais o que verificar... Outro detalhe é que o menu grub nunca apareceu, isso pode ter alguma relação?

Normalmente o problema está entre o monitor e a cadeira, tenho algumas habilidades com o linux que desenvolvi ao longo de uns 3 anos de uso com várias distribuições... Mas confesso que esse problema é novo pra mim, se alguém puder salvar-me de minha ignorância, agradeço antecipadamente pela colaboração.  ;D

Até mais.
« Última modificação: 02 de Julho de 2010, 23:33 por Carlos Marlon »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2010, 20:34 »
Tenho instalado em meu disco rígido o Ubuntu Lynx, estou tentando fazer um dual boot com o Debian Lenny, ocorre que não estou conseguindo carregar a inicialização. Quando tento iniciar o CD de instalação do Debian ele simula uma entrada, mas logo em seguida o Ubuntu Lynx é inicializado. É importante salientar que o disco rígido é novo e o primeiro sistema que instalei nele foi o Ubuntu 10.04... Ele tem 500 GB de espaço, por isso criei partições estratégias que me possibilitassem instalar um outro sistema operacional no futuro.

Somente a título de informação, o Ubuntu 10.04 utiliza o Grub2 e me parece, o Lenny ainda o Grub. Pode ser este o problema.

O que tenho visto no forum, é o inverso, com Debian instalado, não acessá-lo mais após instalar o Ubuntu por este conflito de versões de Grub/Grub2

... Outro detalhe é que o menu grub nunca apareceu, isso pode ter alguma relação?

Realmente, no Grub2 isto mudou, basta teclar <shift> no momento do boot


[],s

libonati

  • Visitante
Re: Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2010, 23:49 »
Sim, aqui instalei os dois e não deu conflito nenhum. O que aconteceu, como bem citou nosso colega Tota (da liga dos dinos), em função de grubs diferentes, acessava do ubuntu o debian mas o debian não acessava o ubuntu. Quanto ao cd de instalação haverá necessidade de priorizar o boot por cd para que você consiga instalar o debian ou qualquer sistema operacional.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2010, 08:05 »
Este é um detalhe que não entendi.

Se foi priorizado o boot por cd rom na bios da maquina, isto é executado antes de qualquer sistema assumir o controle da maquina.

Então o ubuntu sequer foi carregado, e ele assume apenas se o cd rom não for acessível.

Assumo então que seria interessante testar por ex. um outro cd de boot qualquer para testar esta unidade de cd rom, e usar o cd do Debian em outra maquina para se testar o cd.

Com isto sanamos qualquer dúvida.

[]'s

libonati

  • Visitante
Re: Problema dual boot: um caso do Ubuntu e Debian.
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2010, 09:33 »
Ok as orientações do Tota estão corretíssimas. Por coincidência tive também este problema aqui ( acho que seu disco está indo pro béléléu), porém em outra situação, e resolvi da seguinte forma.
1 - Tente desabilitar a inicialização pelo disco e disket, deixe só o cd. Se ocorrer tudo bem, reabilite após a instalação do novo sistema ( você terá que recuperar o grub).
2 - Se mesmo assim não conseguir, desconecte o cabo flet (ou sata) do disco rígido e o computador vai forçosamente iniciar pelo cd. Não tente conectar o cabo flet enquanto o computador estiver ligado, pois é perigoso para o sistema, e mesmo que o conecte o disco não será reconhecido. Desligue o computador. Ligue o cabo flet novamente e tente inicializar pelo cd.
Esses procedimentos foram usados e deu certo até semana passada quando realmente o disco não tinha mais solução e tive que troca-lo.
Normalmente o ubuntu avisa na inicialização quando o disco está ruim.
Acho que é shift + F1 para ver a tela do boot (não tenho certeza).
Para o CMOS normalmente é Del ou Esc.
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 09:16 por libonati »