Autor Tópico: Som intermitente no Lucid Lynx [Resolvido, com ressalvas]  (Lida 3593 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Som intermitente no Lucid Lynx [Resolvido, com ressalvas]
« Online: 01 de Julho de 2010, 14:41 »
Olá todo mundo.

Recentemente atualizei o Ubuntu do Hardy Heron para o Lucid Lynx, seguindo instruções do site oficial. Deu aparentemente tudo certo, fora um bugzinho no vídeo, mas nada demais. O problema é que eu logo percebi que o som parava de funcionar inesperadamente, sem hora certa. Nos players de áudio, funcionava por um tempo e logo parava a reprodução, ou superacelerava a música até pular para outra (quando então voltava a funcionar); flash de internet, do mesmo jeito; frets on fire, começava a funcionar e logo parava.

Fiz todo tipo de teste: mudei de pulse pra oss, alsa, autodetectar, tudo. A situação melhorou quando associei todas as extensões de áudio e vídeo para mplayer (toco mp3 no gmusicbrowser usando o plugin do mplayer), que consegue sustentar o som funcionando por um tempo bem maior (independentemente de como eu tenha configurado a placa de som). Gstreamer, nem pensar, é o pior de todos, especialmente em vídeo. Mas mesmo com mplayer é imprevisível: tanto pode parar de funcionar na primeira música (e eu ter que reiniciá-la), como só depois de quinze ou vinte. O pior mesmo são os vídeos da net: basta ser um pouquinho maior para parar pela metade.

Catuca daqui, catuca dali, instalei uns pacotes extras do alsa e... dei pau geral no som! Mas como eu já estava pensando em formatar mesmo (considerando a relativa instabilidade da atualizações de versão), formatei. Nada. Tudo na mesma.

Só um detalhe: uso wine aqui, e o som lá funciona muito bem, e nunca pára. Já passei boas horas jogando Diablo II e está tudo certo. Pra mim, isso significa que tem solução, é só questão de paciência. Não sei se vai ajudar, mas nas configurações do wine, meu som está assim: todos os drivers de som ativos, aceleração via hardware por emulação, taxa de amostra 22050 e 16 bits por amostra.

Pensando no wine e no (bom?) funcionamento do mplayer, tive duas ideias: primeiro, configurar o sistema de som pra ficar parecido (ou igual, se isso é possível) ao do wine (perdoem se estiver falando besteira); segundo, forçar o Firefox a usar mplayer ou xine (não testei esse último, mas talvez resolva). Alguém que saiba mexer nessas coisas pode me ajudar?

Se nada der certo, mudo de distro (com muita tristeza), vou pro Fedora, Mint, sei lá. Não volto pro Hardy nem vou pro Karmic, porque só uso versões LTS. Paciência.

Segue meu lspci (minha placa de som é onboard):

Citar
00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8378 [KM400/A] Chipset Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:0a.0 Multimedia audio controller: C-Media Electronics Inc CM8738 (rev 10)
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 06)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev 81)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV18 [GeForce4 MX 4000] (rev a4)

Muitíssimo obrigado por qualquer ajuda. Espero não ter que deixar o Ubuntu por um problema desses.  :-\
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 14:54 por vinicius_aleao »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2010, 21:26 »
Descobri pesquisando um outro comando que pode ser útil:

Citar
aplay -l
**** Lista de Dispositivos PLAYBACK Hardware ****
placa 0: CMI8738 [C-Media CMI8738], dispositivo 0: CMI8738 [C-Media PCI DAC/ADC]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0
placa 0: CMI8738 [C-Media CMI8738], dispositivo 1: CMI8738 [C-Media PCI 2nd DAC]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0
placa 0: CMI8738 [C-Media CMI8738], dispositivo 2: CMI8738 [C-Media PCI IEC958]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0
placa 1: V8237 [VIA 8237], dispositivo 0: VIA 8237 [VIA 8237]
  Dispositivo secundário: 4/4
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0
  Dispositivo secundário #1: subdevice #1
  Dispositivo secundário #2: subdevice #2
  Dispositivo secundário #3: subdevice #3
placa 1: V8237 [VIA 8237], dispositivo 1: VIA 8237 [VIA 8237]
  Dispositivo secundário: 1/1
  Dispositivo secundário #0: subdevice #0

Qualquer ajuda é bem-vinda.  :)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2010, 00:56 »
Mas duas tentativas inúteis: http://sidserra.phpnet.us/pulse.htm e http://sidserra.phpnet.us/alsa.htm.

Tô quase desistindo...  :-\

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2010, 05:36 »
Tentou remover o PulseAudio?
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2010, 09:45 »
Pois é, uma das dicas que eu li falava pra remover o pulse. O problema é que quando você marca para desinstalar, ele marca também o pacote ubuntu-desktop. Ou seja, nada feito.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2010, 10:23 »
Ubuntu-desktop é um meta-pacote, pode ser removido depois do sistema instalado

Inclusive no  meu sistema nem instalado está.

[],s

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2010, 13:16 »
Ubuntu-desktop é um meta-pacote, pode ser removido depois do sistema instalado

Inclusive no  meu sistema nem instalado está.

[],s

Opa! Valeu a informação, Tota. Vou testar e já já posto o resultado.

EDIT:

Tota, tem certeza que eu posso? Olha a descrição do pacote lá no Synaptic:

Citar
This package depends on all of the packages in the Ubuntu desktop system

It is also used to help ensure proper upgrades, so it is recommended that
it not be removed.
« Última modificação: 02 de Julho de 2010, 13:20 por vinicius_aleao »

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2010, 16:02 »
Estive testando meus vídeos aqui no gxine e também deu pau. A diferença é que, quando o som parou, apareceu uma mensagem dizendo que não foi possível encontrar o dispositivo de áudio.

Que mistério...

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2010, 01:02 »
Tota, fui dar uma pesquisada pra ter certeza se podia ou não desinstalar o ubuntu-desktop e confirmei que sim. Então desinstalei o pulse e reiniciei o sistema. Primeira coisa que fiz: internet, assistir um vídeo da net (lugar dos paus mais frequentes, impossível assistir um vídeo por completo). E aparentemente, deu certo!   :D Não quero cantar vitória antes do tempo (se não acabo fazendo feito a seleção  ;D), mas assisti um vídeo bem grandinho do mundo canibal e não deu pau nenhum! Tô empolgado pra ter certeza!

Cruze os dedos aí, que daqui a uns dois dias eu volto pra confirmar!

Muito obrigado pela dica!

Offline sistematico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Sistematico
    • Ver perfil
    • Sistematico.org
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2010, 08:39 »
Eu sou soda ;D
hahahahahahahahahahahaha
Lucas Saliés Brum
Ubuntu User #27150
http://sistematico.org

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2010, 08:58 »
Eu sou soda ;D
hahahahahahahahahahahaha

 ???

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2010, 09:45 »
Tota, deu certo mesmo. O gmusicbrowser mal funcionava com gstreamer. Estou ouvindo música há uma hora mais ou menos, já vi três vídeos compridos do mundo canibal, e está tudo lisinho, lisinho.

Muito, muito obrigado mesmo. É por causa da atenção da comunidade que eu nunca vou largar o linux, não há nada melhor do essa vontade de ajudar.

Grande abraço!

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Não, não está resolvido]
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2010, 23:31 »
É, eu não tinha feito todos os testes... Descobri que meus vídeos (os do hd, não os da net) não tocavam... Configurei pra oss no mplayer e deu certo. Até aí tudo bem: player de música funcionando, vídeos do hd e da net também. Mas fui testar frets on fire: acusa no terminal que não foi encontrado dispositivo de som. Testei outros jogos: nenhum pega som. E de fato, quando acesso Sistema > Preferências > Som, aparece uma janelinha dizendo que está procurando dispositivo de áudio... passa horas e nada.

Tem como eu adicionar algum comando no lançador dos programas para forçar o alsa? Ou alguma entrada em sessões, com um comando que faça isso? Ou mesmo um jeito de fazer o sistema reconhecer a placa apenas com alsa, sem a necessidade do pulse? Já estou apelando pra qualquer gambiarra, qualquer coisa! Certamente tem solução, ou eu não teria algumas coisas funcionando e outras não.

Muito frustrante... E o pior que eu fico com medo de instalar o Karmic (por exemplo) e acabar na mesma porcaria... Se um dia eu tiver que fazer isso e der errado, saio do Ubuntu, é o jeito. Arrisco um Fedora, acho.

Obrigado por toda a ajuda...

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Não, não está resolvido]
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2010, 01:17 »
É, eu não tinha feito todos os testes... Descobri que meus vídeos (os do hd, não os da net) não tocavam... Configurei pra oss no mplayer e deu certo. Até aí tudo bem: player de música funcionando, vídeos do hd e da net também. Mas fui testar frets on fire: acusa no terminal que não foi encontrado dispositivo de som. Testei outros jogos: nenhum pega som. E de fato, quando acesso Sistema > Preferências > Som, aparece uma janelinha dizendo que está procurando dispositivo de áudio... passa horas e nada.

Tem como eu adicionar algum comando no lançador dos programas para forçar o alsa? Ou alguma entrada em sessões, com um comando que faça isso? Ou mesmo um jeito de fazer o sistema reconhecer a placa apenas com alsa, sem a necessidade do pulse? Já estou apelando pra qualquer gambiarra, qualquer coisa! Certamente tem solução, ou eu não teria algumas coisas funcionando e outras não.

Muito frustrante... E o pior que eu fico com medo de instalar o Karmic (por exemplo) e acabar na mesma porcaria... Se um dia eu tiver que fazer isso e der errado, saio do Ubuntu, é o jeito. Arrisco um Fedora, acho.

Obrigado por toda a ajuda...
Tente instalar o esound para substituir o pulse audio.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Som intermitente no Lucid Lynx [Não, não está resolvido]
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2010, 10:47 »
Instalei esse esound, mas não mudou nada... Ele nem aparece nas opções do "Seletor multimídia do sistema", nem detecta o dispositivo de som. Precisa de algum ajuste especial?