Autor Tópico: Linux em computador de impressões em uma papelaria é viável?  (Lida 1626 vezes)

Offline rasert

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Linux em computador de impressões em uma papelaria é viável?
« Online: 27 de Junho de 2010, 23:52 »
Olá.

Eu gostaria de instalar o openSuse ou Ubuntu em um computador utilizado pra fazer impressões aqui na papelaria do meu pai.

As impressoras eu já consegui instalar. O drama é que o povo vem com diversos formatos de arquivos. Mas obviamente... todos eles formatos do Windows como Doc... Docx... arquivos do Publisher etc.

Eu gostaria de saber se existe alguma forma... algum software... que fosse capaz de abrir os arquivos do Microsoft Office com perfeição. Afinal... se o cliente trouxer uma monografia de 100 páginas pra imprimir... eu não vou poder ficar formatando o texto do cara. Haja paciência.

Eu até tentei instalar o Office 2007 usando o Wine junto com Winetricks... mas não deu certo. Quando fui instalar umas piras com o Winetricks ele deu pau. Aí tentei rodar a instalação assim mesmo e não deu. Tentei até o Crossover Linux mas não funciona. Ele instala o Office direitinho mas quando tu vai abrir o Word por exemplo... nada a contece. Eu até setei um Desktop virtual lá no crossover mas não adiantou. Desisti desse xunxo maldito.

E tipo... eu gostaria de migrar pro linux devido à segurança. Como esse é um computador que um monte de leigos utilizam... vive dando problemas.

Bom... é isso. Desde já agradeço as respostas. =]

Offline rjbgbo

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Linux em computador de impressões em uma papelaria é viável?
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 00:09 »
arquivos do Publisher
infeliz/ são arquivos exclusivos desse programa, solução seria passar tais arquivos p/ o pdf.

qto a arquivos .doc. docx principal/ no teu caso de monografias, certa/ usam formatações de estilos... então é melhor usar o ms-office via wine.

existem ótimos tópicos sobre o wine nesse fórum, faça uma busca.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Falco90

• Usuário Ubuntu
  • *
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Linux em computador de impressões em uma papelaria é viável?
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2010, 04:09 »
A suite de escritório Softmaker visualiza bem .doc e .docx, apesar de aparentemente ser mais humilde em relação aos recursos. Você pode baixar uma versão trial no site deles para testar e ver se realmente visualiza tudo sem perdas, porque eu só testei com arquivos simples e não posso dar 100% de certeza sobre todo tipo de arquivo.
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 04:16 por Falco90 »