Autor Tópico: Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?  (Lida 4311 vezes)

Offline silasmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Online: 05 de Junho de 2006, 21:47 »
Ganhei uma câmera digital Fujifilm FinePix A500. Veio com CD compatível com o Windows XP, porém não tenho Windows, só o Ubuntu 5.10.
Como faço para carregar as fotos no micro?
Ligo o cabo USB e parece que o Ubuntu nem toma conhecimento.
Alguém poderia ajudar?
Obrigado. :cry:

Offline mitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2006, 22:08 »
veja as ultimas linhas do comando dmesg antes e depois de plugar a camera.
Se o kernel reconhecer, vai aparecer mensagens que podem ser uteis.
Poste ai para ver se alguem consegue ajudar.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #2 Online: 05 de Junho de 2006, 23:25 »
Citação de: "silasmr"
Ganhei uma câmera digital Fujifilm FinePix A500. Veio com CD compatível com o Windows XP, porém não tenho Windows, só o Ubuntu 5.10.
Como faço para carregar as fotos no micro?
Ligo o cabo USB e parece que o Ubuntu nem toma conhecimento.
Alguém poderia ajudar?
Obrigado. :cry:


Eu já dei uma olhada no site do gphoto, é o pacote responsável pelo reconhecimento da sua Câmera digital. Essas câmeras mais novas não estão na lista, a minha Canon A610 também não está. Então restam duas alternativas: 1) ver se no site da Fuji tem Driver para Linux (o que eu duvido) ou 2) compre um leitor de cartão de memória que aí ele reconhce tudo numa boa. Eu tive que usar a segunda alternativa!

http://www.gphoto.org/proj/libgphoto2/support.php

http://www.gphoto.org/
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline silasmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2006, 21:36 »
Galactus, baixei o pacote gphoto2-2.1.5.tar.gz.
E agora? Já descompactei, mas não sei como colocá-lo para funcionar.
Desculpe a ignorância. :oops:

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2006, 00:07 »
Outra é arriscar atualizar para o Dapper pra ver se já tem suporte, pois o Gphoto dele acho que é o mais novo.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2006, 12:20 »
A versão mais nova é a do site do Gphoto( 2.1.99 ). A do Dapper é a 2.1.6-5 . Mesmo assim eu não vi o nome da câmera dele, mas pode arriscar:

http://www.gphoto.org/news/

http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=8874&release_id=337127

Entenda que o gphoto é o programa em linha de comando. O que interessa a você é o libgphoto, as bibliotecas das câmeras digitais. Tem a documentação dele no site de Download.

O arquivo tem 2,6MB e dentro dele tem todas as intruções para instalação em modo texto (o arquivo INSTALL contém as intruções, é só clicar duas vezes para ler o arquivo). Para descompactar o arquivo é só clicar com o botão direito do mouse e escolher "extrair aqui"!  Se você não sabe como compilar programa em Linux essa é uma boa hora para você aprender! :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline silasmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #6 Online: 07 de Junho de 2006, 22:05 »
Eu comecei a pensar e surgiu a idéia de baixar o gphoto pelo Synaptic. Deu certo. Digito gphoto2 no terminal e aparece uma lista de comandos. Agora, das duas uma: ou nenhum comando funciona para a Finepix A500, ou o comando para baixar as fotos para o computador é o menos óbvio possível. Gostaria de aprender a compilar programas no Linux, mas não tenho muito tempo livre ultimamente (estou morrendo de sono enquanto digito isso, hehehe). Obrigado pelas dicas, pessoal. :oops:

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2006, 18:39 »
RESOLVIDO

Citar
Amigo-lhes,

Não estou conseguindo acessar a minha câmera também, mas ela tem suporte no Dapper.

É uma Canon EOS Rebel Digital. O sistema detecta a câmera mas eu não sei como montá-la.

Alguém poderia me ajudar?

Valeu


Instalei o Digikam e o dcraw e consegui acessar as fotos que o Kamera não encontrava.

Tá baixando legal. Mais fácil e organizado do que no Windows!  :D

Offline silasmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2006, 18:15 »
Oi, turma.
De repente passou pela minha cabeça que talvez o sistema não tivesse detectado minha câmera ligada à porta USB. Então, fui no www.guiadohardware.net e li o Guia do Ubuntu para instalação de impressoras. Encontrei o comando "sudo /etc/init.d/hotplug restart" para redetectar os dispositivos ligados às portas USB e logo recebi uma mensagem se queria importar as fotos (uau!!!). Funcionou e as fotos foram carregadas no gThumb.
Achei que era importante contar para vocês, porque deve haver vários colegas com o mesmo problema que eu.
Detalhe: não consegui com que a câmera seja detectada sempre que ligo o micro, mas pelo menos sei que basta usar aquele comando que consigo baixar as fotos.
Qualquer dica para tornar tudo mais simples será bem vinda.
Um abraço a todos. :D

Offline walterdenoronha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
  • Paz sem voz não é paz, é medo !
    • Ver perfil
Re: Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2006, 22:09 »
Amigo. eu tô já desistindo de baixar minhas fotos da camera digital. Já baixei tudo que é pacote e nada. Gostei da sua dica , só que eu copiei o comando que vc citou e aparece uma msg de erro no terminal ,
sudo /etc/init.d/hotplug restart
sudo: /etc/init.d/hotplug: command not found  .  o que eu devo ta fazendo de errado?  será que eu tenho que colocar alguma coisa antes desse " sudo: /etc/init.d/hotplug"  ? 

me ajude ai meu veio....
email.  walter@cavalgarnoronha.com.br  . 
Gaim : walterdenoronha@hotmail.com 




Oi, turma.
De repente passou pela minha cabeça que talvez o sistema não tivesse detectado minha câmera ligada à porta USB. Então, fui no www.guiadohardware.net e li o Guia do Ubuntu para instalação de impressoras. Encontrei o comando "sudo /etc/init.d/hotplug restart" para redetectar os dispositivos ligados às portas USB e logo recebi uma mensagem se queria importar as fotos (uau!!!). Funcionou e as fotos foram carregadas no gThumb.
Achei que era importante contar para vocês, porque deve haver vários colegas com o mesmo problema que eu.
Detalhe: não consegui com que a câmera seja detectada sempre que ligo o micro, mas pelo menos sei que basta usar aquele comando que consigo baixar as fotos.
Qualquer dica para tornar tudo mais simples será bem vinda.
Um abraço a todos. :D

Offline arsolto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 625
  • Alea Jacta Est
    • Ver perfil
    • Por Ofício
Re: Como faço para que o Ubuntu reconheça minha câmera digital?
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2006, 02:27 »
Ei, walterdenoronha, qual versão do Ubuntu Linux você está utilizando para trabalhar com sua câmera digital? Caso ainda não esteja com o Edgy Eft (6.10) instalado ainda, recomendo fazer a sua instalação porque é provável que a distro tenha amadurecido o suporte a esse tipo de tecnologia também. Recentemente fiz uma experiência com a câmera digital Sony da minha irmã junto com o sistema do Ubuntu Linux e não tive problemas, bastou encaixá-la em uma das portas USB do computador e imediatamente o programa gThumb a reconheceu.