Autor Tópico: Windows xp + biglinux4.2 + ubuntu 10.04: apanhando com o grub(Resolvido).  (Lida 1586 vezes)

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Olá caros amigos,

Estou pegando uma surra! Resolvi instalar o ubuntu 10.04 no meu hd, que já tinha o Windows xp + biglinux4.2. Tentei recuperar o gerenciador de inicialização do BigLinux, mas quando o faço não aparece o ubuntu 10.04 nas opções. Alguém teria uma idéia? Tentei modificar o menu.lst do BigLinux pelo live-cd do Ubuntu e colocar algo parecido com:

Código: [Selecionar]
title      Ubuntu 10.04, Linux 2.6.31-14-generic
root      (hd0,3)
kernel    /boot/vmlinuz-2.6.31-14-generic root=UUID=7314a41c-8f48-47f3-ac45-4953f99172af ro   quiet splash
initrd      /boot/initrd.img-2.6.31-14-generic

Até aparece depois o ubuntu, mas quando tento acessá-lo informa um erro que não consegui montar a partição ou algo assim em inglês.
« Última modificação: 25 de Junho de 2010, 01:52 por sandro.serra.ap »

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Windows xp + biglinux4.2 + ubuntu 10.04: apanhando com o boot.
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2010, 01:58 »
O big 4.2 não reconhece partições ext4, tente usar o grub do Ubuntu 10.04.

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Windows xp + biglinux4.2 + ubuntu 10.04: apanhando com o boot.
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2010, 11:41 »
O big 4.2 não reconhece partições ext4, tente usar o grub do Ubuntu 10.04.

Caro Andreson, obrigado por responder minha pergunta.

Pensei que os aquivos EXT conversassem um com o outro, idependente de versão, mas fazer o que?

Percebi que o grub2 não tem mais o menu.lst, agora é o grub.gfc se não me engano. Pois bem estou apanhando para mudar a ordem dos sistemas, descomentar linhas e alterar o padrão, como faço agora?

Se não conseguir vou recorrer ao startup-manager, só quero saber como faço para instalar o pacote zip que baixei da internet?(não tenho internet em casa)

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: Windows xp + biglinux4.2 + ubuntu 10.04: apanhando com o grub.
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2010, 01:46 »
Conseguir o que queria! Depois de muito estudo e alguns testes. Vamos lá:

Para aqueles que tem dificuldade com o grub 2 leiam: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html

Primeiramente estava com dificuldade de mudar a ordem dos sistemas, descomentar linhas e alterar o padrão no grub.cfg, mas depois percebi, depois da leitura do artigo acima, que é meio inviável fazer isso nele.

Então fui para a grande jogada do artigo acima, criar um menu personalizado e retirar o modo executável dos dois arquivos /etc/grub.d/10_linux e /etc/grub.d/30_os-probere (passos retirados do artigo):


Editado o arquivo /etc/grub.d/40_custom:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/grub.d/40_custom.

Copiei as entradas do grub.cfg referentes ao Ubuntu, BigLinux e do Windows e colei-os nos seus respectivos lugares no no /etc/grub.d/40_custom, ## BEGIN /etc/grub.d/10_linux ### e ### BEGIN /etc/grub.d/30_os-prober ###. Depois salvei as alterações.

Retirei o modo executável dos arquivos /etc/grub.d/10_linux, /etc/grub.d/30_os-prober e /etc/grub.d/20_memtest86+:
Código: [Selecionar]
sudo  chmod -x /etc/grub.d/10_linux /etc/grub.d/30_os-prober /etc/grub.d/20_memtest86+
Por fim alterei os títulos no arquivo /etc/grub.d/40_custom e confirmei as alterações no grub, além claro de alterar antes o sistema padrão:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub> linha
Citar
GRUB_DEFAULT=0
Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Claro que poderia ter evitado tudo isso instalando o startup-manager, mas não teria aprendido tanto!

Offline Andreson Goveia

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.985
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
Re: Windows xp + biglinux4.2 + ubuntu 10.04: apanhando com o grub(Resolvido).
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2010, 02:03 »
Cara, parabéns.
É assim mesmo que aprendemos e nos aperfeiçoamos no nosso sistema operacional.