Instalacao da impressora CX 3700

Iniciado por Thiago Chinelatto, 05 de Junho de 2006, 14:33

tópico anterior - próximo tópico

Thiago Chinelatto

Thiago Chinelatto

Thiago Chinelatto

Citação de: "Thiago Chinelatto"HOWTO: Epson Stylus CX3700
Neste site eu encontrei o GutenPrint : http://sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id

O Problema - Esta foi a parte mais trabalhosa de todas, primeiro que nenhuma das versões do gimp-print tem suporte a impressora EPSON CX3700, guten-print ou foomatic possui o driver para a CX3700, fiz uma pesquisa no Google e vi que o Guten-Print 5.0.0-RC1 possuía suporte para a CX3700.

A Solucao - Após testar de tudo, finalmente tenho a impressora funcional, os pacotes finais são:

* CUPS 1.1.23
   * foomatic 3.0.2
   * foomatic-db 3.0.2
   * foomatic-filters 3.0.2
   * guten-print 5.0.0-CVS-rc1

OBS: Guten-print é o novo nome do gimp-print!

Faca o download do pacote, depois copie o guten-print para a pasta /usr/local
sudo cp gutenprint-5.0.0-rc3.tar.bz2 /usr/local
Descompctar o pacote tar -zxvf gutenprint-5.0.0-rc3.tar.bz2

Depois destes procedimentos entre na pasta onde foi extraida e de o comando
sudo ./configure

Depois de feito a configuracao compile o Drive
sudo make install

depois de um restart no cups
sudo /etc/init.d/cups restart

Para poder funcionar o scanner precisa da instalacao do xsane. Com o xsane instalado o usuario comum nao conseguia acessar o scanner, para poder acessar o scanner so se fosse como root. Com isto descobrimos que se colocasse este comando no final do  fstab o usuario tambem poderia acessar o Scanner.

none /proc/bus/usb usbfs defaults,devmode=0666 0 0

Logo depois de colocar este comando voce devera reiniciar a maquina
sudo reboot

Thiago Andre Chinelatto

teles

Caro Thiago.
Estou com um problema com minha impressora Canon BJC-240 que talvez vc possa me ajudar a solucionar.
Atualmente o driver usado é o CUPS+Gutenprint-5.0.0-rc2, que faz com que a impressora trabalhe de forma muito lenta.
Soube, não me lembro por meio de qual fonte, que a versão Gutenprint-5.0.0-rc3 tornaria a impressora mais rápida.
Então, segui suas instruções, baixando o pacote 'gutenprint-5.0.0-rc3.tar.bz2' e instalando no diretório '/usr/local'.
Por fim, reiniciei o cups, com o comando '# /etc/init.d/cupsys restart', pois ao usar o indicado por vc (/etc/init.d/cups restart) voltou a informação que o arquivo cups não foi encontrado (realmente em init.d havia apenas o cupsys).
Em seguida reiniciei o Kubuntu e entrei em K> Configuração do Sistema> Hardware> Impressoras e procurei modificar o driver para a minha impressora, porém o novo driver não estava listado e assim não pude completar a mudança de driver.
Será que eu deveria primeiramente desinstalar o pacote 'gutenprint-5.0.0-rc2?
Aguardo uma ajuda.
Obrigado
Teles

Thiago Chinelatto

Caro Teles

So pra min entender vc descompactou o guten no /usr/local, depois disso vc copilou o guten

sudo ./configure
e logo em seguida sudo make install
nisso naum ocorrreu nenhum erro

Na versao mais nova do Ubuntu 6.10 o guten Print ja vem instalado

para vc poder atualizar para o 6.10  e so dar esse comando

gksu "update-manager -c -d"

teles

Olá Thiago.
Realmente descompactei o pacote 'gutenprint-5.0.0-rc3.tar.bz2' em '/usr/local', comandei ./configure, depois make e finalmente make install como root. Não apareceu nenhuma mensagem de erro.
Reiniciei o cups com o comando # /etc/init.d/cupsys restart, que resultou um OK.
E tem mais, a minha versão do Kubuntu é 6.10, porém o pacote 'guten' é o rc-2 e eu quero que funcione o rc-3, pois me informaram que ele torna a impressora mais veloz.
Será que eu deveria primeiramente desinstalar o rc-2 para então instalar o rc-3?
T+
Teles