VNC e XGL ? Funciona ?

Iniciado por Lex Luthor, 05 de Junho de 2006, 10:33

tópico anterior - próximo tópico

Lex Luthor

Pessoal,

Ontem eu fui testar o VNC em casa, para ver se consigo acessar, e não consegui. Eu ativo no Sistema-> Acesso remoto, mas não funciona. Instalei o pacote vnc-server na mão (não estava instalado), mas mesmo assim não funcionou.
  Fui testar agora no trabalho e ele funciona (na máquina do trabalho), e para a minha surpresa, o vnc-server não está instalado ! Então não precisa dele, é algum problema na máquina de casa.

Em casa eu estou com o XGL+Compiz rodando... será que é esse o problema ? Será que o VNC só roda se ele não estiver instalado ?

Abraços....
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Lex Luthor

Bom, descobri hoje que o servidor VNC que o Ubuntu traz com ele é o vino.
Pois bem, dei uma olhada na minha máquina e percebi que o vino é carregado quando o GNome inicia, gerando o seguinte processo:

/usr/lib/vino/vino-server --oaf-activate-iid=OAFIID:GNOME_RemoteDesktopServer --oaf-ior-fd=26

Só que quando vou me conectar no servidor VNC, o processo é morto. Não estou achando nenhuma mensagem, nem no syslog, nem em XOrg.0.log, nem em lugar nenhum....

Alguma sugestão ???

Abraços....

Lex Luthor

Pessoal,
  Se alguém se interessar, o vino ainda está com problema com o XGL, mas o x11vnc não !
  É só instalar o x11vnc pelo repositório e carregá-lo. Este funciona perfeitamente.
Um abraço

arlei

Lex,

em casa eu tenho meu desktop com Ubuntu (Dapper + XGL + Compiz) e um note Toshiba com WinXP e o UltraVNC server instalado, e posicionado a direita do desktop.
Uso o x2vnc, que pode ser facilmente baixado via apt-get e é um programinha que cria tipo uma pequena area na lateral de sua tela como se fosse uma zona de transição entre as duas maquinas VNC.
Ou seja, no terminal digite o comando:

Citarx2vnc 192.168.1.XX:0

Sendo que no caso vc deve trocar pelo IP da maquina que esta querendo acessar. Sera então lhe pedido a senha de acesso ao VNC que vc configurou na outra maquina.
Ae com esse comando sem outros parâmetros basta, vc levar o cursor do mouse até a lateral direita da sua tela que ele "pula" para a outra maquina em questão, e lógico o teclado ae tbem passara a funcionar para outra maquina.

É muito simples e pratico, pelo menos para mim que ae não preciso ter que ficar digitando coisas no tecladinho e usando o touch-pad do mouse.

T+
Arlei

Lex Luthor

Arlei, valeu a dica, mas não sei se cabe no caso. Esse x2vnc substitui o vino ?
É que o vino tem um problema com o xserver-xgl, não funciona de jeito nenhum. Por isso postei a dica, pois o x11vnc já funciona.
Abraços...

arlei

Pois é Lex,

realmente não sei informar se o mesmo substitui o vino. E claro, além do que essa minha "dica" se aplica apenas em casos onde as duas maquinas estão dispostas lado a lado, e não para um acesso remoto distante.

T+
Arlei