Autor Tópico: Problemas com o Pharaoh no wine e no PlayOnLinux  (Lida 3800 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Problemas com o Pharaoh no wine e no PlayOnLinux
« Online: 19 de Junho de 2010, 23:30 »
Tenho o CD original do Pharaoh, versão 1.1, que veio em uma revista, e estou tentando fazê-lo rodar na minha instalação 10.04 com o wine.

Na primeira tentativa instalei o wine pela central de programas do ubuntu e instalei o jogo pelo terminal com o comando wine /media/farao/setup.exe . A instalação foi feita e segui o tutorial do Gdh para configurar o wine. Ocorre que depois da abertura o jogo para em uma tela preta, com o cursor do mouse disponível e o som funcionando.

No site do winehq.org esse jogo na versão 1.0 aparece na lista de bronze e na versão 1.1 aparece na lista platina, e as versões do wine recomendadas são diferentes para cada versão de jogo. Então. removi a instalação do jogo e instalei o PlayOnLinux, para fazer uma nova instalação. Durante o processo o programa baixou uma versão mais antiga do wine que estava associada ao jogo. Mas, depois de instalado, não consigo iniciar o jogo pelo atalho no menu ou pelo atalho dentro do PlayOnLinux. Tenho que navegar até a pasta de instalação e clicar duas vezes, mas ao fazer isso ele inicia pelo wine diferente do que foi indicado e apresenta esse problema de tela preta.

Removi tudo, até o wine, para fazer uma nova instalação do PlayOnLinux. Até atualizei o repositório dele, mas pela central de programas do ubuntu ele não instala sem o wine e pelo synaptic ele marca o wine para instalar junto.

Não consegui chamar o executável pela playonlinux e por isso ele inicia com uma versão wine mais recente, que de acordo com o winehq não seria a ideal. No winehq.org a referência para esse jogo cita esse problema como relacionado ao gerenciador de janelas http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=16390 .

Na nota do autor do teste é recomendado que se use o comando metacity --replace antes de jogar  e depois o compliz --replace para retornar ao padrão.

Fiz isso algumas vezes e reparei que no metacity as janelas perdem os botões de fechar/minimizar e em algumas vezes até o teclado usb deixou de responder. Foi necessário reiniciar a sessão para as coisas voltarem ao normal.

Quando clico no executável do jogo a resolução da tela muda para 640x480 e apresenta a tela preta depois do video de abertura. Quando fecho a janela ou forço o saída, em algumas vezes a resolução fica em 640x480 e em outras ele retorna ao padrão que uso 1024x768.

A única vez em que consegui algum avanço foi quando usei o comando metacity --replace e cliquei no executável. O jogo apresentou o erro da tela preta e quando foi fechado a resolução continuou em 640x480. Então, cliquei de novo e o jogo não apresentou esse problema. cheguei a tela de abertura, escolhi o nome de usuário e iniciei a missão, mas depois do video da missão apareceu uma janela estilo windows de que o jogo tinha uma erro fatal e precisou ser fechado.

Nessa oportunidade usei a configuração windows xp no wine
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 21:42 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Pharaoh no wine e no PlayOnLinux
« Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2010, 22:02 »
Depois de várias tentativas consegui avançar um pouco. Lendo nos tutoriais english do winehq.org, percebi uma referência interessante: As teclas F6, F7 e F8 nesse jogo servem para mudar a resolução da tela. Então, na tela preta com som, pressionando uma delas consegue-se ajustar para uma suportada. Pelo que entendi, no wine o jogo não grava as resoluções usadas e assim ao chamá-lo ele executa a resolução nativa. Como praticamente ninguém usa 640x480, a tela fica preta porque o jogo rodando no wine não parece suportar mais que isso.

No entanto, isso apenas mudou o problema. Na primeira tentativa que fiz, usei a versão wine recomendada pelo repositório 10.04, que é a 1.1.42. Nessa versão, depois de ajustar a resolução, ao iniciar o jogo o sistema apresentou um erro fatal e teve que ser fechado.

Numa segunda tentativa, usei o playonlinux para instalar e o programa baixou e instalou uma versão paralela, 1.1.29, que apresentou o mesmo problema (acho, pois não sei se ao chamar o jogo ele rodava com a versão nativa ou a 1.1.29, pois não descobri como chamar o jogo pelo palyonlinux). Em algumas vezes o erro forçou o sistema a reiniciar a seção.

Numa terceira tentativa, pesquisei no winehq, removi o playonlinux e o wine e instalei a versão indicada por eles para o jogo, que seria a 1.1.19. No meu sistema ela aparecia como obsoleta, mas instalei mesmo assim. Ao chamar o jogo para instalação ele nem conseguiu rodar o setup.exe.

Por fim, atualizei o repositório com ppa:wine-ubuntu/ppa e instalei a última versão wine rc, que já é 1.2. Com essa versão na primeira tentativa, sem usar o comando metacity --replace , o jogo travou na abertura. Mas, como o comando eu consegui chegar a tela de jogo e joguei por uns 10 minutos, até que o sistema congelasse. Tentei de novo, e depois de um tempo o sistema congelou. Aparentemente isso tem ocorrido quando o jogo faz o auto-save (As vezes o auto-save funcionava sem problemas)

Acredito que deva ser alguma dll, mas o sistema não indica qual. Talvez se eu chamar o jogo pelo terminal e deixá-lo aberto, ao travar e ter que sair do jogo, a janela do terminal não feche e mostre os erros que o sistema encontrou.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Pharaoh no wine e no PlayOnLinux
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2010, 18:25 »
Encontrei também um tutorial francês:

http://doc.ubuntu-fr.org/pharaon

De acordo com ele, as configurações wine recomendadas para esse jogo seriam a emulação do windows 98, numa janela virtual de 1024x768.

Testei isso, mas não deu certo. Tanto com emulação de windows xp e 98, não rodou em janela virtual. Em alguns casos houve até um travamento do sistema, que me forçou a reiniciar pelo botão.

Tentei com o comando metacity --replace antes, mas em alguns casos esse comando faz com que o teclado deixe responder fora de janelas de terminal. Quando o comando funcionou corretamente, sem efeitos colaterais, o jogo rodou até a tela preta. Lá, pressionando F6 consegui uma resolução visível e consegui rodar o jogo. Na primeira vez, ele travou completamente na primeira missão, fazendo com que fosse necessário recorrer ao Alt+F2 kill all.

Na segunda vez, deixei a velocidade de jogo em 100% e continuei o jogo que já tinha iniciado. Com isso, rapidamente passei para a segunda missão, mas depois de um tempo (exatamente o mesmo que levou para travar da primeira vez), o resultado foi o mesmo.

Então, pensei em duas possibilidades: alguma dll que falta ou uma falha do pŕoprio wine. Vou seguir um tutorial que cita a possibilidade de copiar as dll do windows para o wine e depois comento os resultados.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas com o Pharaoh no wine e no PlayOnLinux
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2010, 19:15 »
Depois da última atualização de kernel e de pacote do wine consegui fazer o jogo rodar de maneira um pouco mais estável. Consegui cumprir a primeira missão e sair com segurança. Depois, ao retornar, reparei que o jogo tinha guardado as configurações de velocidade de jogo e cursor (o que não acontecia antes). Porém, ao tentar mudar de resolução o jogo trava. Não consegui sair desse travamento e quando reiniciei a sessão e o monitor apagou, como se estivesse desligado, mas as luzes do HD e PC permaneceram como se o sistema estivesse funcionando. Tive que reiniciar pelo botão. Aparentemente, a atualização do kernel e do pacote melhoraram o desempenho desse jogo no wine.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS