Autor Tópico: Problemas com log's no Lucid Lynx  (Lida 1384 vezes)

Offline silvadouglas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Problemas com log's no Lucid Lynx
« Online: 18 de Junho de 2010, 14:27 »
Pessoal boa tarde.

Uso o Lucid Lynx aqui e ele foi instalado a uns dois dias. Esta tudo perfeito, rápido, estável; mas ontem apareceu uma mensagem dizendo que meu /root estava lotado. Fiquei de cabelo em pé pois meu Ubuntu instalado e configurado não passa de 3Gb numa partição de 5Gb.

Fui verificar o problema e descobri que os responsáveis por esse problema são os logs do /var/log, que estão ocupando 2GB de espaço em disco.

Apaguei esses logs ontem mas hoje voltaram a aparecer.

Se ajudar, o logs que ocupam esse espaço exagerado são:

kern.log - 417,2 Mb
Messages - 417,2 Mb
syslog - 120,8 Mb
syslog.1 - 296,4 Mb
ufw.log - 417,0 Mb

Qual sera o motivo desse problema, pois como foram apagados, mas eles voltam a aparecer?

Desde já Agradeço.

Offline CashiinhoO

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Problemas com log's no Lucid Lynx
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 19:38 »
cara, eu fiquei com o mesmo problema a um tempo já ...

nem pensei em bota no fórum... meus logs estavam com 2GB ~ 3GB

alguém sabe porque aconteceu isso ? o.o

Offline jeflui

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2010, 20:00 »
Pelo visto os logs não estão sendo rotacionados. Quem faz isso é o logrotate, ele fica agendado no cron.daily, ou seja, é feito diariamente.
Tente o seguinte comando:
Código: [Selecionar]
sudo logrotate -f /etc/logrotate.confDepois veja se foi criado novos arquivos de log.

libonati

• Visitante
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2010, 21:02 »
Fui verificar o problema e descobri que os responsáveis por esse problema são os logs do /var/log, que estão ocupando 2GB de espaço em disco.

A configuração padrão de logs do sistema acompanha um procedimento de rotatividade com vários arquivos de logs, como bem citou o amigo jeflui, que podem ir de "0" a (talvez) "7" sendo que o mais atual é sempre o de menor número. Quando os arquivos de log crescem, esta rotatividade é automática, por exemplo: o log 5 passa a ser o 6 que por sua vez passa a ser o 7 que substitui o log que estava no arquivo 7, fora a utilização de outros recursos como por exemplo a compressão de arquivos de logs. Bom amigo creio que você modificou as configurações de alguma forma. É justamente este esquema que não permite sobrecargas de informações desnecessárias no sistema. Reveja os passos que você deu para voltar com a configuração padrão.
« Última modificação: 29 de Junho de 2010, 21:08 por libonati »